Almoço saudável: dicas para aproveitar a refeição e 10 receitas nutritivas

Escrito por
Em 16.04.20

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O almoço é um refeição importantíssima, já que é ele que nos dá energia para funcionar à tarde e no início da noite. Veja dicas para aproveitar ao máximo esse momento e receitas para preparar um almoço saudável e delicioso.

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Índice do conteúdo:

5 dicas certeiras para ter um almoço saudável

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É claro que é importante comer alimentos ricos em nutrientes para ter um almoço saudável, mas o que mais você pode fazer para aproveitar bem essa refeição? Confira.

1. Coma um prato de salada antes

As folhas e verduras são ricas em fibras que aumentam a sensação de saciedade, fazendo com que você coma porções menores dos outros itens, como o arroz e o feijão. As fibras contribuem para o bom funcionamento do intestino e ainda são aliadas da saúde cardiovascular.

2. Monte um prato colorido

Já ouviu aquela expressão “comer com os olhos”? Nós, humanos, somos seres extremamente visuais e, quanto mais colorido for o prato de comida, mais agradável se torna a refeição. No geral, uma dica interessante é adicionar sempre uma proteína, um vegetal e um carboidrato, prestando atenção às quantidades e à variedade de cores. Deixe de lado aquele prato todo amarelo de macarrão com batata frita, combinado?

3. Evite beber líquidos junto com a comida

Refrigerantes, sucos e até mesmo água podem prejudicar a absorção dos nutrientes da comida. Se você estiver acostumada a beber aquele suquinho junto com o almoço, tente diminuir a quantidade aos poucos até conseguir cortar completamente. O líquido pode servir como uma sobremesa, mas não é indicado seu consumo imediatamente após a refeição.

4. Prefira as frutas na hora da sobremesa

Fruta é sobremesa sim! Tente optar por uma fruta em vez de comer aquele chocolatinho. Ele é irresistível, mas consumi-lo logo após o almoço aumenta muito a quantidade de calorias ingeridas de uma só vez, atrapalhando a digestão. Ao escolher a fruta, preste atenção ao seu valor energético, já que muitas frutas também são altamente calóricas. Veja aqui uma lista de frutas com poucas calorias.

5. Mantenha seu celular bem longe

O ideal é comer sem distrações, como é o caso do celular e da televisão. Quando a atenção da refeição é dividida com outra coisa, a tendência é que você coma mais e não aproveite ao máximo seu prato de comida, deixando de se atentar às texturas e sabores. Coma de forma consciente e com atenção plena a esse momento tão especial que, às vezes, é banalizado.

A alimentação saudável vai além do que comemos, por isso é importante estar atenta ao ambiente em que acontecem as refeições, às distrações e à importância que você dá ao ato de se alimentar e nutrir seu corpo.

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10 receitas para um almoço saudável

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Agora, que tal conferir ótimas receitinhas para preparar um almoço delicioso e super nutritivo?

Strogonoff fit de frango: esse strogonoff é tão gostoso que nem parece fit! O segredo que deixa o prato mais saudável é adicionar água quente e milho: esses dois ingredientes vão trazer mais cremosidade ao seu strogonoff. Sirva com arroz integral, fica uma delícia!

Frango com legumes: lembra da dica do prato colorido? Essa receita é um ótimo exemplo disso. Prepare um franguinho refogado com cenoura, vagem, pimentão e milho: é uma opção leve e muito saborosa.

Pimentão recheado: receitinha vapt-vupt para aquele dia em que você está com pressa e precisa preparar um almoço rapidinho. Uma sugestão é rechear o pimentão com uma carne magra, como patinho moído. Prepare uma salada para acompanhar.

Frango ao curry com quinoa: esse é um prato funcional que vai favorecer a queima de gordura da região abdominal. O curry é uma combinação de vários ingredientes e especiarias que aumentam o metabolismo, já a quinoa é rica em proteínas e fibras. Almoço super completo!

Macarrão de abobrinha: quem não ama um espaguete bem suculento? Para um almoço menos calórico, você pode preparar esse macarrão de abobrinha, que é mais leve e imensamente mais saudável. Veja também como fazer um molho de tomate natural cheio de sabor.

Lasanha de berinjela: essa lasanha é low carb, ou seja, tem baixo índice glicêmico. Além de maravilhosa, a receita é econômica e rende bastante, perfeita para preparar naquele almoço de domingo pra família toda. Pode se preparar para receber muitos elogios!

Nhoque de ricota com espinafre: mais uma alternativa para as tão amadas massas. Nhoque sem farinha, mas extremamente gostoso! A lista de ingredientes é bem simples e o nível de dificuldade da receita é baixo: sem desculpas para quem é iniciante na cozinha.

Salada Caesar low carb: nem toda salada é saudável e a Caesar tradicional é um exemplo disso. Na versão low carb, essa salada fica mais leve, mas não perde em sabor. A sugestão é usar a alface americana, já que ela é mais crocante, cumprindo o papel dos croutons da receita tradicional.

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Tilápia assada: a tilápia é um peixe muito fácil de encontrar e também é bem saudável. Seu preparo é simples e não exige muito tempo no forno, o que a torna o peixe ideal para aquele almoço fácil e rápido. É um prato pra lá de colorido e cheio de saúde!

Pavê sem açúcar: chegou a hora da sobremesa! Você pode comer um docinho de forma saudável e sem acrescentar açúcar, basta fazer as substituições certas e arrasar na sobremesa. O vídeo ensina a fazer o pavê completo, desde os biscoitos até o creme. Delícia demais!

Viu como é possível nutrir o corpo e a mente com um almoço saudável, mas sem deixar o sabor de lado? Veja também esta lista de receitas low carb para refeições mais leves e funcionais.

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Assuntos: Alimentação