41 receitas low carb para uma alimentação leve, variada e saborosa

Muitas comidas clássicas ganharam versões low carb, como pães e tortas

Escrito por Tais Romanelli

Foto: iStock

Como o próprio nome já diz – low (de baixo) e carb (de carboidrato) –, a alimentação low carb sugere reduzir a quantidade diária de carboidratos ingeridos.

A proposta é reduzir o nível de insulina na corrente sanguínea, para que, então, as células “sejam obrigadas” a liberar a gordura estocada para suprir a necessidade de energia – o que resulta na perda de peso.

Para muita gente, parecia impossível reduzir o consumo de pães, tortas e outros alimentos que são fontes de carboidratos no dia a dia. Mas, hoje, existem muitas receitas em versões low carb que ajudam qualquer pessoa a seguir este estilo de alimentação de maneira muito prazerosa! Confira ótimos exemplos abaixo!

Receitas low carb para o café da manhã

Foto: Reprodução / Frango com batata doce

1. Pão low carb: o pão é, de longe, o alimento do qual mais as pessoas sentem falta ao começar uma alimentação low carb. Mas, com esta receita, que leva farinha de amêndoas e ovos, entre outros ingredientes, este problema chega ao fim!

2. French toast low carb: French toast é tipo rabanada, mas, nesta versão low carb, tem cerca de 31 gramas de proteína, 6 gramas de gordura e não possui quantidades significativas de carboidratos.

Leia também: 12 alimentos leves para comer à noite sem ficar com o estômago pesado

3. Pão de queijo low carb: uma versão de pão de queijo que leva apenas dois ingredientes, ovo e queijos (mussarela e parmesão ralados)! Vale a pena anotar a receita e recorrer a ela quando bater aquela vontade de um pão de queijo clássico e quentinho!

4. Pão de minuto low carb: este pão fica fofinho e é perfeito para comer no café da manhã, até mesmo pela simplicidade de preparar! Mas, se quiser, você pode ainda congelar até o sanduíche pronto!

5. Pão de abóbora proteico low carb: a receita rende um pão de cerca de 450g com aproximadamente 75g de proteína, 15g de carboidrato e 15g de gordura. Saboroso, é ótima opção para o café da manhã ou o lanche da tarde!

6. Pão nuvem low carb: ótima dica para quem sente falta do pão no dia a dia, afinal, esta é uma versão bem mais leve. Você usará apenas ovos, cream cheese, queijo parmesão ralado, fermento químico em pó e sal.

7. Bolo de coco funcional low carb: essa é uma opção para variar o pãozinho low carb do café da manhã! Você usará farinha de amêndoas, farinha de coco, ovos, óleo de coco, leite de coco, adoçante a gosto, semente de linhaça marrom, proteína de ervilha sabor chocolate e fermento.

Leia também: 16 receitas de panqueca low carb para uma refeição prática e saborosa

8. Panqueca proteica low carb: existem diferentes maneiras de se fazer uma panqueca proteica! Você pode optar por fazer, por exemplo, de banana, de abóbora ou de batata-doce… De toda forma, o resultado será um sucesso!

9. Shake de limão proteico low carb: este shake tem a consistência de um recheio de bolo de limão ou de um merengue. Fica delicioso e, ao mesmo tempo, refrescante! A receita é bem simples e, claro, saudável para o seu café da manhã!

10. Crepe proteico com pasta de amendoim low carb: uma versão low carb que fica bem semelhante a um crepe tradicional! Além da pasta de amendoim, você pode rechear com o que preferir (e “couber na sua dieta”)!

Receitas low carb para o almoço

Foto: Reprodução / Fru Fruta

11. Tomates assados low carb: que tal sair da saladinha convencional e assar os tomates com um pouco de orégano e manjericão para ficarem com gostinho de pizza?! Essa receita fica muito saborosa e toda a família vai adorar, além de ser uma opção para os vegetarianos.

12. Rocambole de frango low carb: ótima alternativa para o almoço ou jantar e, também, para variar a forma de se consumir frango no dia a dia. Você usará apenas peito de frango, queijo, presunto, manteiga ou margarina, ovo, tomate, alho, manjericão, limão, pimenta-do-reino preta e sal.

Leia também: 12 receitas de fricassê de frango para uma refeição rápida e saborosa

13. Vagem com cogumelo cremoso low carb: cozida al dente e com esses cogumelos, a vagem passa do nível “acompanhamento sem graça” para o “acompanhamento mais incrível que você já provou”. Boa dica para um almoço leve e elegante de fim de semana!

14. Salada de abobrinha com frango low carb: boa dica para um almoço leve, completo e saudável. A abobrinha é fatiada bem fininha e combinada com limão e hortelã, dando um sabor todo especial. Para completar o prato, a proteína do frango!

15. Frango teriyaki com abóbora assada: uma opção de almoço que pode até mesmo ser levada em marmitas para o trabalho. Você usará apenas peito de frango em cubos, abóbora japonesa, açúcar mascavo, molho de soja, amido de milho, gengibre ralado, água, iogurte natural, hortelã, sal, pimenta-do-reino e azeite.

16. Lasanha de pupunha low carb: uma mistura da Itália com o Brasil! Para preparar, você descartará a massa de farinha e colocará no lugar dela a pupunha fresca, cortada em tirinhas finas no sentido do comprimento. O recheio é feito com molho branco de leite de aveia e carne moída com tomate e manjericão. Mas você pode usar seu recheio preferido!

17. Berinjela gratinada à mineira low carb: um prato vegetariano, único e cheio de sabor. O grande segredo da receita é grelhar as fatias de berinjela – isso evita que ela solte água no gratinado, o que deixaria tudo muito molhado.

Leia também: 15 receitas de hambúrguer fit para um lanche sem peso na consciência

18. Espaguete de cenoura ao molho de almôndegas cítricas low carb: este “espaguete falso” é uma opção superleve. É feito apenas com cenouras, tomate pelado, alho, azeite, açúcar, sal, queijo ralado e manjericão. Ótima dica para o fim de semana!

19. Frango ao curry low carb: mais uma versão que ajuda você a manter uma alimentação saudável e prazerosa. Você usará apenas peito de frango, cebola picada, curry em pó, sal rosa e creme de ricota.

20. Almôndegas de carne low carb: a maioria das receitas de almôndegas é recheada de farinhas e outros ingredientes que tornam a mistura não muito compatível com a alimentação low carb. Mas esta versão, além de low carb, é simples, saborosa, sem glúten e sem lactose… Leva apenas carne e temperos!

21. Estrogonofe low carb: uma versão mais light do tradicional e amado estrogonofe! Você usará apenas peito de frango em cubos, cebola, alho, polpa de tomate sem açúcar, requeijão de búfala, molho inglês, páprica picante, sal, pimenta e salsinha fresca.

Receitas low carb para o jantar

Foto: Reprodução / Fru-fruta

22. Torta de amêndoas low carb: esta massa é superversátil e você pode fazer a torta com o recheio que desejar. E o resultado é incrível… até mesmo quem não segue a alimentação low carb vai amar! Para a massa, você usará apenas ovos, farinha de amêndoas, queijo parmesão ralado, água, azeite de oliva, sal, pimenta, orégano e fermento em pó.

23. Tortinha de brócolis low carb: o brócolis é bem leve e não tem sabor predominante nesta torta, mas, se preferir, você pode substituí-lo pela couve-flor, que é ainda mais suave. O resultado é uma torta leve, saudável e deliciosa para o seu jantar!

24. Canja de galinha low carb: ótima opção pra quem quer diminuir os carboidratos do jantar e assim “dar um up na dieta”. O segredo dessa versão low carb é trocar o arroz pela couve-flor picadinha. O resultado é incrível, vale a pena apostar nesta receita!

25. Pizza com massa de brócolis low carb: esta receita uma ótima opção para a noite (e para quem ama pizza!). Leve e nutritiva, esta pizza, embora não tenha a crocância da massa original, engana bem pelos recheios utilizados. Além disso, a receita é sem glúten e pode ser consumida por quem tem intolerância.

26. Quiche de alho-poró com berinjela low carb: receita low carb,sem ovos, sem lactose e vegana. É feita com tofu e, como não leva ovos, não é exatamente uma quiche, mas fica com a textura parecida, por isso leva esse nome. Os tomates dão um charme especial, deixando a quiche bonita além de gostosa… Todos vão amar!

27. Panqueca verde low carb: a massa desta panqueca verde sem farinha tem como base ovos e espinafre… É, na verdade, uma omelete bem fininha que dá para enrolar e servir igual panqueca.Você pode variar os recheios e servir com molhos, refogados e muito mais!

28. Sopa low carb: uma sopa bem levinha, mas que sacia muito bem! Boa dica para os dias mais fresquinhos. Você precisará apenas de abobrinhas, agrião, couve-flor, cebola, temperos secos e água.

29. Suflê de frango low carb: mais uma forma de variar o preparo do frango de cada dia! Você usará apenas frango desfiado, ovo, salsa, manjericão, tomate, cottage e parmesão. Os temperos também podem sempre variar de acordo com o seu gosto.

30. Suflê de abobrinha com ricota low carb: uma opção superleve e diferente. Esta receita é feita com ricota defumada, que você encontra na maioria dos supermercados. Além dela, você usará somente abobrinhas, ovo, água, cebola, sal e manjericão.

31. Hambúrguer low carb: esta receita rende quatro porções de 100g e o bom é que os hambúrgueres podem ser congelados para serem consumidos posteriormente também. Você usará apenas carne vermelha (como patinho, por exemplo), molho inglês, alho em pó, ervas secas e sal.

Receitas low carb para o lanche

Foto: Reprodução / Moldando Afeto

32. Barrinha de chocolate com coco low carb: está de dieta e bateu uma vontade de comer um chocolate, especialmente um Prestígio?! A boa notícia é que, como o coco é um ingrediente com quantidade baixinha de carboidratos, dá para matar a vontade sem sair da dieta. Anote a receita desta barrinha deliciosa!

33. Cookies de amendoim low carb: esta receita leva apenas três ingredientes, fica crocante e é uma delícia! É uma opção sem glúten e lactose e rica em gorduras boas (indispensáveis ao organismo). Para variar a receita, pode-se trocar a farinha de amendoim por outra oleaginosa.

34. Nuvem de suspiro com geleia de morango low carb: ótima opção para quem ama suspiros mas não pode comer carboidratos. Excelente dica para uma sobremesa durante a semana… Você usará apenas claras de ovos, adoçante e geleia de morango sem açúcar.

35. Muffin de abóbora low carb: além de low carb, esta receita é sem glúten e sem lactose. Oferece bastante saciedade pois tem gorduras boas e fibras. É uma ótima opção para o lanche ou café da manhã e bem fácil de fazer!

36. Brigadeiro low carb: quem disse que não é possível comer brigadeiro quando se está de dieta? Para manter a quantidade de carboidratos baixa, enrole os brigadeiros em cacau em pó 100% ou granulados de chocolate meio-amargo. Confira a receita completa!

37. Granola low carb: feita somente com ingredientes deliciosos, é aposta certa para seu lanche da tarde! Você usará amêndoas, castanha-do-pará, nozes, castanha de baru, castanha de caju, claras de ovos, xilitol, canela em pó, óleo de coco, abóbora sem casca, semente de girassol, semente de linhaça, gergelim e coco seco.

38. Biscoitos de coco low carb: facílimos de fazer, esses biscoitos são ótimos para serem saboreados no café da tarde ou da manhã. Uma dica importante é deixá-los em um recipiente fechado e seco, pois eles pegam umidade bem fácil.

39. Bolinho de chuva com canela low carb: uma maneira mais leve de saborear estes deliciosos bolinhos com sabor de infância! Você precisará de farinha de amêndoa, farinha de coco, fermento em pó, canela em pó, sal, leite de coco, manteiga sem sal, adoçante, ovo e óleo.

40. Cheesecake de pêssego low carb: uma sobremesa sem açúcar, perfeita para o seu final de semana! Leva farinha de coco, farinha de amêndoas, adoçante, manteiga sem sal, ovo, cream cheese, creme de leite e pêssegos em calda diet.

41. Snack de grão-de-bico low carb: sem ideia do que petiscar na hora de assistir aquele filminho no fim de semana? Grão-de-bico bem temperadinho e assado é uma ótima opção, além de ser fácil de fazer, proteico e cheio de nutrientes.

Quem disse que a alimentação low carb precisa ser monótona e sem graça?! Essas receitas provam que há muitas maneiras de se diminuir o consumo de carboidrato sem deixar de saborear comidas deliciosas!

Assuntos: Alimentação

Para você