Alho-poró: conheça seus benefícios e confira saborosas receitas

Escrito por Ana Kordelos

Foto: iStock

Quem nunca experimentou uma receita com alho-poró? Versátil, este vegetal é utilizado para incrementar o sabor de pratos salgados, garantindo destaque por seu sabor marcante. Vegetal pertencente à família da cebola e alho, o alho-poró possui forma cilíndrica, diferente de seus semelhantes.

Também conhecido como alho-francês, alho-macho, porro-bravo e porro-hortense, ganhou fama através da culinária francesa, mas teve sua popularidade expandida por todo o mundo, inclusive no nosso país. De fácil acesso, vem ganhando cada vez mais as mesas do Brasil, adicionando um sabor semelhante à cebola, porém mais suave. Produzido o ano todo, pode ser encontrado em supermercados e hortifrútis.

12 benefícios do alho-poró

Foto: iStock

Rico em nutrientes, de acordo com a nutricionista Larissa Cohen, uma colher de sopa de alho-poró possui cerca de 4,8 kcal, 1,04 g de carboidratos, 0,21 g de proteínas, 0,38 g de fibras alimentares e 0,01 g de gordura. Confira alguns de seus benefícios segundo a profissional:

1. Combate gripes e resfriados

De acordo com a nutricionista, o alho-poró auxilia no trato respiratório, aliviando sintomas de gripe e resfriados, já que possui propriedades antibacterianas naturais.

2. Auxilia na redução do colesterol

Como todo alimento rico em fibras, ele “ajuda na redução do colesterol ruim (conhecido como LDL)”, revela Larissa.

Leia também: 7 razões para você usar mais alho em suas receitas

3. Ajuda na perda de peso

Novamente a presença das fibras garante este efeito, garantindo uma sensação de saciedade por mais tempo, atuando no controle e manutenção do peso corporal.

4. Combate os radicais livres

De acordo com a profissional, o alho-poró é um alimento rico em antioxidantes como polifenóis, que combatem os radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce e doenças crônicas.

5. Auxiliam no bom funcionamento intestinal

Outro feito garantido pelo seu teor em fibras, ele permite que o intestino funcione regularmente.

6. Promove a boa saúde ocular

“Este alimento auxilia na saúde da visão, pois contém luteína e zeaxantina, substâncias que protegem o tecido do olho da oxidação e envelhecimento”, informa a nutricionista.

7. Melhora da imunidade

Conforme a profissional explica, o alho-poró é considerado um alimento prebiótico, alimentando as bactérias “positivas” e ajudando na melhora da imunidade.

Leia também: Óleo de alho: conheça os benefícios deste produto e como usá-lo corretamente

8. Ação anti-inflamatória

“O alho-poró contém a vitamina K, substância que auxilia na prevenção de doenças inflamatórias crônicas, assim como na calcificação das artérias”, complementa Larissa.

9. Ideal para ser consumido na gravidez

Por conter ácido fólico, é um ótimo alimento para ser consumido na gravidez, momento em que essa vitamina é muito importante para a formação do sistema nervoso do bebê.

10. Garante uma pele saudável

Este feito é garantido pela combinação de vitaminas A, C e E, além da presença de betacaroteno no alimento, causando um efeito poderoso na proteção da pele dos danos causados pela exposição aos raios solares.

11. Para ossos mais fortes

Por conter quantidades significativas de vitamina K, o alho-poró garante ossos mais fortes, já que esta vitamina ativa a osteocalcina, proteína que proporciona maior saúde óssea.

12. Estimula a libido

Conhecido por suas propriedades afrodisíacas, este alimento possibilita aumento da libido, além de auxiliar no tratamento da infertilidade.

Leia também: Cebola: conheça os benefícios desse superalimento

Além de seu sabor marcante, adicionar o alho-poró à sua rotina alimentar pode garantir benefícios incríveis para a sua saúde. Não perca mais tempo e comprove sua ação.

Como consumir o alho-poró

Foto: iStock

Utilizado principalmente como ingrediente adicional em uma receita, o alho-poró pode ser consumido de diversas formas. De acordo com a nutricionista, é possível utilizar as folhas em sopas, caldos e sucos. Já a parte branca pode ser “cortada em anéis e utilizada como tempero natural em todos os tipos de pratos, desde carnes, peixes, frango, arroz, sopas, saladas e até como tempero do feijão”, sugere.

Com a possibilidade de ser degustado cru ou cozido, é importante lavar bem o vegetal em água corrente antes de incorporá-lo às receitas. “É muito interessante utilizá-lo como tempero da comida no lugar do alho para as pessoas que se queixam de má digestão, azia, refluxo e gases após consumir alho. O alho-poró é mais suave e não provoca esses sintomas em pessoas sensíveis ao alho comum”, indica Larissa.

Receitas incríveis com alho-poró para experimentar hoje mesmo

Foto: Reprodução / Cozinha Dal Bó

Cumprindo o papel de ingrediente ou utilizado como condimento, substituindo a cebola, o alho-poró pode ser o elemento que faltava para garantir ainda mais sabor ao seu prato. Confira a seguir receitas utilizando este vegetal e inspire-se:

1. Alho-poró na grelha: quem disse que o alho-poró não pode ser o destaque da refeição? Preparado na grelha, ele é temperado com salsinha, limão e azeite de oliva. O segredo para evitar folhas fibrosas é cozinhá-lo em água fervente e colocá-lo em um recipiente com gelo antes de grelhar.

Leia também: 31 receitas de risoto de camarão para dar um quentinho no coração

2. Omelete de queijo e alho-poró: opção rica em proteína, aqui o alho-poró é utilizado juntamente ao queijo branco para garantir mais sabor ao omelete. Para temperar o prato, sal e ervas frescas.

3. Caldinho de feijão com alho-poró: utilizando como ingrediente complementar para temperar o caldinho de feijão, aqui o alho-poró ainda é acompanhado por cebola, alho, sal, pimenta, molho inglês, salsinha e manjericão.

4. Risoto de bacon e alho-poró: o risoto é um dos pratos que mais utilizam o alho-poró para garantir um sabor inconfundível. Nesta versão o vegetal é cortado em rodelas, além de ser acompanhado de bacon e queijo parmesão.

5. Risoto de shimeji e alho-poró: outra versão do famoso prato, aqui a dose de proteína é garantida pelo uso do cogumelo. O caldo de legumes é o eleito para garantir ainda mais sabor ao prato.

Foto: Reprodução / Marola com Carambola

6. Risoto de alho-poró e queijo brie: para fazer o risoto, o arroz arbóreo é a melhor opção. O uso da margarina e do queijo brie garantem sabor marcante ao prato, por isso o alho-poró atua como coadjuvante no sabor.

7. Batata assada com alho-poró: um belo exemplo de prato saboroso com poucos ingredientes. Preparado no forno, as batatas cortadas em quatro ganham a companhia do alho-poró e da couve.

8. Pappardelle de alho-poró e panceta: uma bela opção de prato para quem deseja degustar uma boa massa temperada com alho-poró. Nesta opção, a panceta e o ovo poché garantem o tom marcante do prato.

9. Macarrão cremoso com palmito e alho-poró: outra opção de massa com molho preparado com este versátil ingrediente. Acompanhado de palmitos, o molho branco fica ainda mais saboroso com o uso de ervilhas e azeitonas pretas.

10. Filé suíno ao molho de alho-poró: ótimo exemplo de como o alho-poró também pode ser utilizado para temperar carnes. Aqui o molho do medalhão suíno foi feito com óleo de gergelim, alho-poró, molho de soja e amido de milho.

Foto: Reprodução / Vai Comer o Quê?

11. Tilápia com alho-poró e molho branco: aqui o peixe é a proteína escolhida. Para montar, basta dispor os filés de tilápia grelhados em um refratário, cobrir com o refogado de alho-poró e finalizar com o molho branco. Mais prático impossível!

12. Torta cremosa de espinafre e alho-poró: opção ideal para celíacos e veganos, esta receita não utiliza farinha de trigo e alimentos derivados de animais. Enquanto o sabor fica por conta do espinafre e alho-poró refogados, a cremosidade é garantida pelo uso do tofu em seu preparo.

13. Creme de alho-poró com batatas e bacon: receita ideal para ser degustada em dias mais frios, este caldo utiliza o alho-poró em seu preparo. Acompanhado de bacon e batatas, resulta em uma refeição muito saborosa e fácil de fazer.

14. Sopa de shiitake e alho-poró: outra opção para os dias com temperaturas mais baixas, o charme desta sopa fica por conta visual: ela é servida dentro de um pão italiano. Receita vegetariana, é uma ótima alternativa para quem deseja fugir das versões com carne, mas não abre mão da proteína.

A partir destas sugestões, vale se inspirar e arriscar a utilizar este vegetal nos preparos de pratos tradicionais, deixando a criatividade fluir e incrementando o sabor de suas refeições.

No momento da compra, prefira opções com talos mais finos e brancos e folhas esverdeadas. Sem contraindicações, o alho-poró se mostra um ingrediente versátil, capaz de transformar o sabor de receitas variadas. Experimente todos o seu sabor!

Assuntos: Alimentação

Para você