Chá de alho: conheça seus benefícios e aprenda a fazer

Escrito por
Em 18.05.20

iStock

Os chás, de maneira geral, fazem muito bem para a saúde. Quem nunca ouviu alguém dizer “toma um chazinho que melhora”? O chá de alho possui inúmeras vantagens para a saúde e, por ser algo que usamos muito na cozinha, sempre é uma ótima alternativa quando precisamos nos sentir melhor. Confira seus benefícios e veja como fazer:

Continua após o anúncio

Índice do conteúdo:

Benefícios do chá de alho

iStock

  • Regula a pressão alta: o chá de alho tem propriedades antioxidantes que atuam na proteção dos vasos sanguíneos e, além disso, ajuda na prevenção de problemas arteriais, pois facilita a circulação do sangue e minimiza a pressão arterial.
  • Beneficia o estômago: a alicina, encontrada no alho, possui vasta atividade antibiótica e antimicrobiana que previne o surgimento de problemas gástricos, já que inibe bactérias que causam azia e queimação.
  • Previne o cancro do colo de útero: a alicina também possui propriedades contra problemas relacionados ao útero. Isso quer dizer que o alho é eficiente na prevenção do cancro uterino, uma vez que impede a proliferação de células cancerígenas.
  • Melhora o sistema imunológico: problemas de saúde como a gripe são causados pela baixa no sistema imunológico. Uma maneira de aumentar as defesas do nosso organismo é tomando chá de alho: por possuir propriedades antioxidantes, o chá ajuda a prevenir doenças respiratórias e ameniza os sintomas quando estamos gripados.
  • Auxilia na desintoxicação: excelente na desintoxicação do corpo, o chá de alho possui a capacidade de limpar toxinas que existem na nossa corrente sanguínea. Por isso, ao usarmos o chá de alho para desintoxicar o nosso organismo, estamos automaticamente tratando nossa pele contra a acne, por exemplo.
  • Previne o colesterol: como o alho tem propriedades no combate de doenças cardiovasculares por regular a pressão arterial, o chá de alho, combinado com hábitos saudáveis, é um forte aliado no combate ao colesterol. Foi comprovado que, em adultos, ajuda a diminuir os níveis de colesterol LDL, conhecido como ruim.

São inúmeros os benefícios do chá de alho para a nossa saúde. Agora, é só correr para a cozinha, preparar e tomar. A seguir, você confere como preparar esse chá tão eficiente.

Como fazer e tomar chá de alho

  1. Ferva cerca de 250ml de água;
  2. Descasque de 2 a 3 dentes de alho;
  3. Amasse o alho e o coloque em uma xícara;
  4. Adicione água fervente e abafe com um pano;
  5. Deixe descansar por cerca de 10 minutos e beba sem adoçar.
  6. Como tomar: consuma o chá morno a cada 12 horas.

    Conheça outras formas de preparar o chá, combinando o alho com outros ingredientes:

    Chá de alho com mel e limão

    O chá de alho com limão é muito usado para combater a gripe, mas também é indicado para desintoxicação do nosso organismo, pois elimina impurezas encontradas em nosso sangue.

    1. No liquidificador, bata 30 dentes de alho (descascados e limpos), 1 litro de água e 3 limões espremidos;
    2. Leve ao fogo até levantar fervura;
    3. Sirva coado e adoçado com mel;
    4. Mantenha o chá tampado e na geladeira.

    Como tomar: tome uma xícara por dia, em jejum.

    Chá de alho com gengibre

    Esse chá de gengibre combinado com alho é excelente para quando estamos com dor de garganta.

    1. Misture uma xícara de gengibre descascado, três dentes de alho e duas xícaras de água e leve ao fogo;
    2. Após levantar fervura, adicione o suco de um limão taiti;
    3. Tampe e deixe descansar por 10 minutos;
    4. Sirva coado e com mel.

    Como tomar: tome logo após preparar. O ideal é tomar de 12 em 12 horas.

    Continua após o anúncio

    Chá de alho com açúcar queimado

    Além de um poderosíssimo chá, essa receita é um ótimo xarope para gripe, uma vez que combate a febre, dor no corpo e cansaço.

    1. Em uma leiteira, coloque uma xícara de açúcar para derreter em fogo alto. Cuidado para não queimar, ou o chá ficará amargo;
    2. Quando o açúcar derreter, acrescente uma xícara de gengibre e três dentes de alho com casca;
    3. Mexa e acrescente o limão cortado em quatro pedaços;
    4. Com a ajuda de uma colher de pau, aperte o limão para que ele solte seu suco;
    5. Deixe ferver um pouco e acrescente duas xícaras de água;
    6. Abaixe o fogo e tampe a leiteira.

    Como tomar: coe e tome quente.

    Além dessas receitas, você pode fazer suas adequações em casa e incrementar o chá com outros ingredientes, como canela, leite e cravo.

    Contraindicações e alertas

    iStock

    Assim como qualquer coisa em excesso, o chá de alho, quando usado de maneira indiscriminada, pode causar malefícios à saúde. Alergias e problemas gástricos estão entre os sintomas do mal uso desse chá. Por isso, é importante que o consumo seja feito de maneira consciente e moderada.

    Agora que você já aprendeu sobre as vantagens do chá de alho, que tal começar a fazer uso dele no seu dia a dia? Aproveite e aprenda também sobre os benefícios do limão, outro ingrediente comum em casa e que pode fazer “milagres”.

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.