Dicas de Mulher Dicas de Saúde

11 benefícios incríveis do aipo e receitas deliciosas para o dia a dia

Versátil, o aipo pode ser utilizado em sopas, saladas, carnes e no preparo de sucos que ajudam no emagrecimento

em 30/03/2017

Foto: iStock

Popular na hora de dar um sabor extra, refrescante e natural aos mais variados pratos, o aipo, conhecido também como salsão, oferece benefícios incríveis à saúde, é versátil, fácil de ser encontrado e utilizado na culinária.

A nutricionista Caroline Yoshioka, nutricionista da Midway Labs, pós-graduada em Nutrição Aplicada em Exercício Físico pela EEFE/USP e Mestre pela USJT/SP, comenta que o aipo, é uma planta consumida como verdura que tem propriedades antioxidantes, vitaminas A, B, C, E, K, potássio, sódio, fósforo e cálcio.

Carolina comenta que podem ser consumidos o talo, as folhas e a raiz do aipo. “Outro modo de utilizá-los é através da infusão, com dez gramas, não mais, para uma xícara de água”, diz.

O salsão é muito utilizado atualmente na preparação dos chamados sucos verdes, grandes aliados no processo de emagrecimento e da boa saúde de forma geral. Mas os benefícios desta planta vão muito além!

11 benefícios surpreendentes do aipo

Foto: iStock

Abaixo você conhece bons motivos para incluir o aipo na sua alimentação!

1. Aliado do emagrecimento: de acordo com Caroline, o aipo é considerado um alimento importante para a perda de peso já que possui alto teor de fibras e baixa caloria, contribuindo assim para a sensação de saciedade também. “O aipo ou salsão contém fibras dietéticas, baixa quantidade de gordura e de proteínas, além disso, sua composição é basicamente 95% de água”, explica.

2. Aliado do bom funcionamento intestinal: a nutricionista explica que o aipo tem ainda poder laxativo, o que equilibra o trato gastrointestinal. “Ou seja, suas fibras ajudam a regular o intestino e diminuir o inchaço”, diz.

3. Rico em vitaminas e minerais: o aipo é rico em vitaminas A, B, C, E, K, além de potássio, sódio, fósforo e cálcio. Tudo isso contribui para a boa saúde de forma geral.

4. Amigo do rim: rico em água, o aipo possui propriedades diuréticas e também é útil na remoção de toxinas do rim, ajudando a evitar problemas relacionados a este órgão (prevenindo a formação de pedras no rim, por exemplo). É bastante utilizado em casos de controle do ácido úrico.

5. Aliado da boa digestão: o aipo contribui para o bom funcionamento digestivo e pode ajudar ainda a aliviar os gases intestinais.

6. Poder anti-inflamatório: com propriedades anti-inflamatórias, o aipo pode ajudar, por exemplo, a diminuir dores nas articulações, infecções pulmonares e até acne.

7. Bom para a visão: fonte de vitamina A, o aipo pode ajudar ainda a proteger os olhos e prevenir a degeneração relacionada à idade.

8. Redução do colesterol ruim: o aipo possui componentes que ajudam a reduzir colesterol ruim, isso, é claro, quando consumido com frequência.

9. Poder antioxidante: os antioxidantes e compostos do aipo podem ajudar a combater alguns tipos de câncer através da remoção de radicais livres no organismo.

10. Aliado da saúde cardiovascular: o aipo é composto também por ftalidas que, além de ajudarem a reduzir o colesterol, diminuem a pressão sanguínea, fornecendo suporte cardiovascular saudável.

11. Fortalecimento do sistema imunológico: fonte de vitamina C, além da presença de antioxidantes, o consumo frequente de aipo contribui para fortalecer o sistema imunológico, impedindo, por exemplo, que a pessoa pegue resfriado, entre outras doenças.

Vale destacar que, para usufruir dos benefícios do aipo, ele deve ser consumido com frequência e dentro de uma dieta equilibrada (preferencialmente com orientação de um profissional da saúde). Embora não exista problema nenhum em relação a seu consumo esporádico.

Aipo e emagrecimento

Foto: iStock

Como já apresentou a especialista Caroline, o aipo pode sim ser um bom aliado no processo de emagrecimento devido as suas fibras dietéticas, poucas calorias e sua composição de 95% água. Além disso, é uma verdura versátil que pode ser consumida de diversas formas.

Uma maneira conhecida de usufruir dos benefícios do aipo para a perda de peso é tomar o chá de aipo. A nutricionista passa a receita abaixo:

Ingredientes

  • 1 aipo inteiro
  • 2 litros de água

Como preparar

Corte a base de um aipo inteiro. Lave e cozinhe em aproximadamente dois litros de água. Deixe ferver por meia hora. Com a redução da água pela metade, você terá aproximadamente um litro. Coe e pode tomar!

O aipo também é comumente utilizado em sucos. E a dica da nutricionista Caroline é a seguinte receita de suco de melancia com aipo/salsão:

Ingredientes

  • 1 copo de suco de melancia
  • 2 talos de aipo

Como preparar

Corte as extremidades do talo e adicione todos os ingredientes no liquidificador. Bata bem e só tomar.

Embora possa ser um aliado no processo de emagrecimento, vale lembrar que o aipo por si só não fará ninguém emagrecer. Ele precisa estar incluído em uma dieta saudável e equilibrada, preferencialmente orientada por um profissional da saúde.

Mais receitas com aipo para você experimentar

O aipo (ou salsão) é bastante utilizado nas mais variadas receitas, oferecendo um sabor leve e refrescante aos pratos. Inspire-se com as ideias abaixo:

Pratos principais

Foto: Reprodução / Gastrolândia

1. Batatas com aipo: para fazer este prato especial, você usará apenas azeite de oliva, alho picado, salsa fresca picada, tomate sem pele e sem sementes, pimenta vermelha, aipo picado, batatas descascadas em cubinhos, fatias de pão e sal.

2. Batatas recheadas com bacon, courgette e aipo: uma batata gourmet de dar água na boca. Além dos ingredientes principais, você usará azeite, cebola, alho, pimenta, sal, noz-moscada, nata ou leite e queijo cheddar em fatia ou ralado.

3. Terrine de nozes: uma opção deliciosa para quem gosta de inovar na cozinha. Você usará cogumelos, azeite de oliva, cebola, aipo, alho-poró, caldo de legumes, nozes picadas, ervas frescas, ovos, farinha de rosca, sal e pimenta.

4. Medalhões de pescada com aipo: uma receita prática e deliciosa. O uso de aipo faz toda a diferença, pois deixa o medalhão bem perfumado. A dica é servir com arroz branco.

5. Ceviche de salmão, caju e aipo: um prato refrescante e leve. Este ceviche leva salmão, cebola roxa, suco de limão, aipo (salsão) e caju maduro. Diferente e saboroso, para quem adora impressionar na cozinhar!

6. Peixe assado com berinjela e aipo: uma opção diferente e saborosa, ideal para quem adora peixes. Você usará peixe em postas, azeite, tomate, cebola, alho, pimento vermelho, vinho branco, pimenta caiena, pimenta da Jamaica em grão, aipo, berinjela, sal e pão ralado.

7. Macarrão com tomate, aipo e aliche: esta receita é quase uma puttanesca. Trata-se de um macarrão com tomate fresco, alho, salsão, azeitona, alcaparra e aliche. Ótima pedida para um almoço de fim de semana!

8. Fettuccine de alho-poró e aipo: com preparo fácil, esta é mais uma opção para quem não resiste a um bom macarrão! Você usará fettuccine, salsão, alho-poró, manteiga, leite, parmesão ralado, sal, pimenta-do-reino e noz-moscada.

9. Risoto de tomate seco e aipo: um prato cheio de sabor e que vale por uma refeição completa. Mas, caso queira, você pode completar com uma salada de rúcula, que com certeza valorizará ainda mais o sabor e beleza deste prato.

10. Risoto de camarão com alho-poró e aipo: a receita é feita em três partes, mas nenhuma delas é extremamente complicada ou trabalhosa e o melhor de tudo é que você só vai usar uma panela para fazer este delicioso prato.

11. Risoto de bacalhau com ervilha e aipo: o rendimento da receita é para seis pessoas e você usará arroz arbóreo, cebola, vinho branco, manteiga sem sal, caldo de legumes ou de peixe, queijo parmesão ralado, salsão fresco, lascas de bacalhau, sal, pimenta-do-reino e ervilhas frescas.

12. Frango assado com aipo e cenoura: uma boa maneira de variar o consumo de frango. Você usará um frango inteiro, cebolas, limão, alecrim, tomilho, aipo, cenouras, alho, sal, pimenta e manteiga.

Saladas e petiscos

Foto: Reprodução / Vegana

13. Aipo recheado: uma receita que tem poucas calorias e é perfeita para servir como entradinha ou até no lanche. É cheia de proteínas por causa do cottage e de nutrientes. Vale a pena fazer!

14. Geleia de aipo: de preparo fácil, a receita leva apenas aipo picadinho, água, açúcar demerara e limão siciliano. Boa pedida para acompanhar dadinhos de tapioca.

15. Molho de aipo: receita saudável e muito simples. Você usará apenas iogurte natural desnatado, aipo ralado, salsa picada, azeite e sal. Boa pedida para incrementar sua salada de folhas!

16. Salada couvelícia: uma deliciosa e nutritiva salada, cheia de sabor e vida. Você precisará de manga, limão, couve, aipo, tomates, polpa de coco verde e cebolinha.

17. Salada de kani, maçã e aipo: uma salada bem simples, fresca, colorida e de preparo fácil, como toda salada deve ser! Você usará kani, aipo, maçãs verdes, iogurte natural, mostarda em pasta, alho e azeite.

18. Salada waldorf: para preparar esta salada diferente e cheia de sabor, você usará apenas aipo, maçãs, uvas passas, nozes e maionese. Ótima pedida para quando se quer variar a saladinha do dia a dia!

19. Salada de aipo e queijo azul: receita que utiliza uma mistura de óleos de pistache e nozes para fazer um tempero incrível. Mas, se você não os tiver ou não encontrar, faça com o que tiver à mão. É uma simples e saborosa salada, ideal para os dias quentes.

20. Salada de batatas com aipo e molho barbecue: uma salada de batatas preparada de forma totalmente especial. Você usará, basicamente, batatas, sal, aipo, milho, sal, pimenta, molho de tomate, vinagre de maçã e molho inglês.

21. Salada de feijão, tomate e aipo: uma salada cheia de sabor e nutrientes. Para prepará-la, você usará apenas feijão fradinho cozido, tomates, aipo, limão, sal, pimenta, azeite, coentro ou salsinha.

22. Salada de aipo, batata e frango defumado: boa dica de salada para servir para toda a família numa reuniãozinha especial. Serve também como prato único num almoço de verão. De uma simplicidade e sabor incríveis – o frango defumado tão saboroso, o salsão crocante e a batata complementando – essa salada vai fazer sucesso na sua mesa!

Sopas

Foto: Reprodução / Projeto Banquete

23. Sopa de aipo, ervilha e milho: de preparo fácil, é uma ótima sugestão para os dias mais fresquinhos ou, simplesmente, para quem adora sopas! Uma refeição completa e nutritiva, que ganha o toque especial do aipo.

24. Sopa de tomates com aipo: uma sopa saborosa que pode ser servida fria ou quente. É fácil de fazer, embora exija paciência pelo processo de cozimento e redução do caldo.

25. Sopa de beterraba com aipo: uma sopa com baixíssimo teor de gordura (se feita sem a coalhada ou creme de leite). Você usará: beterrabas, azeite, cebola, aipo, batatas grandes, caldo de legumes e creme de leite fresco (se desejar).

26. Sopa de ervilha com sorbet de aipo: uma sopa diferenciada e cheia de sabor. Para esta receita você usará azeite, cebola, alho, ervilhas, espinafre, sal, pimenta calabresa, caldo de vegetais, água, açúcar, aipo, limão e tomilho.

27. Sopa de aipo com cenoura e calabresa crocante : a cenoura dá uma cor linda ao creme e aquele leve adocicado, que é delicioso. E para finalizar, a calabresa crocante dá o toque salgadinho e deixa tudo ainda mais gostoso!

28. Sopa de ervilha, bacon e aipo: boa pedida para noites frias! Você usará ervilha, batatas, salsão (aipo), hortelã, água, legumes, bacon picado e frito, azeite, cebola, alho e sal a gosto.

29. Sopa de aipo, alho-poró e coentro: de preparo fácil, você usará apenas cebola, chuchu, alhos franceses, talos de aipo, coentro, courgette, sal e azeite. Ideal para um jantarzinho gostoso e reconfortante.

30. Sopa cremosa de batata e aipo: uma boa opção de sopa para saborear nos dias frios e que foge dos “sabores mais tradicionais”, apesar de levar ingredientes simples. A dica é servir com um pouco de castanha-do-pará ralada por cima.

Agora você tem bons motivos e, também, ótimas opções de receitas para incluir o aipo na sua alimentação!

Comentários
Dicas relacionadas