Dicas de Mulher Dicas para Mães

Faça você mesma: 18 ideias DIY incríveis para facilitar a vida de mamães e papais

Solte a sua imaginação e libere a artista que há em você confeccionando itens que ajudará no cuidado do bebê e garantirá economia para a família

em 30/06/2016

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Vida de mãe e pai não é fácil. É necessário cuidar da casa, do parceiro(a), de seu trabalho ou estudo (às vezes os dois ao mesmo tempo), encontrar aquele tempo para cuidar de si e ainda tem a incrível tarefa de cuidar dos filhos.

Nos primeiros meses do bebê, isto não é diferente. Muito além de buscar corresponder às suas necessidades básicas, é preciso alimenta-los, banha-los e vigiar seu sono, sem esquecer de uma tarefa que não pode ser deixada de lado – diverti-los e entretê-los.

Alguns dos materiais utilizados neste início de maternidade podem ter custo alto, saindo do seu orçamento.

É neste momento que tutoriais “faça-você-mesmo” fazem sucesso com novos papais e mamães, ensinando-os a fazer seus próprios itens para cuidado com o bebê.

Tutoriais criativos e úteis para quem tem bebês

Fazer você mesma acessórios que facilitam o cuidado dos bebês, ou mesmo brincadeiras para que estes possam interagir e aprender é uma ótima opção, a qual une momentos prazerosos realizando trabalhos manuais e economia no final do mês.

Confira a seleção abaixo, solte a sua imaginação e deixe seu bebê mais lindo e feliz:

1. Baby sling

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Para fazer este baby sling, não é necessário nenhum tipo de costura. Basta utilizar um tecido de algodão com 5 metros de comprimento por 60 centímetros de largura. Adicione duas argolas até o meio do tecido, dobrando-o ao meio. Apoie o tecido sobre o ombro, com as argolas apoiadas sobre o tronco e passe o restante do tecido pelas mesmas, na parte anterior do corpo. Regule conforme necessário. Confira o passo-a-passo.

2. Body de bebê personalizado com tie-dye

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Que tal tingir o body do bebê de um jeito super estiloso e divertido? Utilize a técnica de tie-dye para alcançar este objetivo. Para isso, amarre o body com elásticos ou barbantes e mergulhe-o em uma panela com água quente e corante de sua preferência. Depois é só retirar os elásticos e ver o resultado! Confira o passo-a-passo.

3. Móbile para berço

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Para alegrar e distrair o bebê, adicione um lindo móbile no seu berço e deixe-o se entreter com o movimento típico deste item de coração. Para fazer, basta cortar o feltro de acordo com o molde, preenche-lo com manta acrílica e costura-lo. Vai deixar o quartinho do bebê ainda mais charmoso. Confira o passo-a-passo.

4. Massinha de modelar caseira

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Se o bebê já está grandinho, fazer a sua própria massinha de modelar em casa é uma ótima opção para auxiliar no desenvolvimento da criança, além de economizar, é claro. A receita é bem simples, utiliza farinha de trigo, óleo de cozinha, sal, água e corantes alimentícios. Confira o passo-a-passo.

5. Sapatinhos de crochê

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Para aquelas que já são familiarizadas com o crochê, confeccionar o sapatinho do bebê vai deixá-lo ainda mais espacial. Basta escolher a cor da linha e o modelo e mãos à obra. Confira o passo-a-passo.

6. Fralda de pano

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Se o propósito é economia, porque não optar pelo uso de fraldas de pano? Além de econômicas e sustentáveis, você ainda pode escolher a estampa que desejar! Basta adicionar um absorvente de pano, o qual irá garantir que o bebê fique sequinho. Você pode inclusive reciclar uma camiseta velha. Confira o passo-a-passo.

7. Babador estampado

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Deixar a hora da refeição mais divertida ficou fácil. Costure o babador de seu bebê e brinque com cores e estampas variadas. Corte o tecido escolhido no molde do babador e adicione velcro ou um botão de pressão para facilitar sua retirada. Confira o passo-a-passo.

8. Bolsa para itens de bebê

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Ter uma bolsa com espaço suficiente para acomodar os itens essenciais de cuidados para o bebê é de grande importância. Que tal fazer a sua? Utilize um tecido com estampa de sua preferência, manta acrílica e forro. Corte as peças nos moldes recomendados e arrase com uma bolsa personalizada. Confira o passo-a-passo.

9. Trocador de fraldas

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Ideal para ser levado aonde você for, um trocador garante a higiene e o conforto do bebê na hora da troca de fraldas. Escolha seu tecido favorito, um forro, manta acrílica e adicione um plástico para deixá-lo impermeável. Confira o passo-a-passo.

10. Cobertor para bebê estampado

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Deseja deixar o bebê quentinho e cheio de estilo? Faça seu próprio cobertor estampado: escolha o tecido estampado, adicione um tecido flanelado e faça a barra. Bem simples. Confira o passo-a-passo.

11. Sapatinho de feltro

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Outra opção de sapatinho, esta é feita com feltro, podendo ser confeccionada em uma variedade de modelos e cores, basta escolher o que mais lhe agrada. Confira o passo-a-passo.

12. Touca de ursinho

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Para deixar seu bebê ainda mais fofo, faça um gorro de ursinho de crochê para ele. Escolha as cores desejada e siga as instruções. Se desejar, pare antes de fazer o rostinho, deixando somente as orelhinhas. Confira o passo-a-passo.

13. Headband

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Para adicionar uma dose extra de fofura, faça uma headband para sua bebê. Pode ser de crochê ou tecido, com flores ou laço, de acordo com sua preferência. Uma ótima opção é fazer a faixa com meia para não machucar a cabecinha do bebê e adicionar um laço de cetim. Confira o passo-a-passo.

14. Meias antiderrapantes

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Se o bebê já está dando os primeiros passos, é aconselhável trocar as meias de algodão simples por meias antiderrapantes. Estas auxiliam na fixação dos pés no chão. Basta adicionar pequenas gotas de cola 3d na sola dos pés e terá meias novinhas em folha! Confira o passo-a-passo.

15. Balanço de tecido

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Fazer um balanço de tecido não é difícil e deixará seu filho entretido enquanto você realiza os afazeres de casa. Corte os tecidos de acordo com o molde, prenda-os em pedaços de madeira e pendure o balanço com o auxílio de cordas. Confira o passo-a-passo.

16. Saco de dormir

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Mais uma opção divertida e estilosa para a hora da soneca, o saco de dormir pode ter formato de animais e estampas variadas. Corte o tecido e a manta acrílica nos moldes desejados, costure cada peça e una-as ao final. Confira o passo-a-passo.

17. Cesta multiuso organizador

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Para manter tudo organizado, nada como um belo cesto de tecido. Pode ser utilizado para colocar brinquedos, ou até mesmo itens como fraldas e cobertores. Para fazê-lo, corte os tecidos no molde desejado e costure as peças, processo bem parecido com os passos para confeccionar a bolsa com itens para bebê. Confira o passo-a-passo.

18. Travesseirinho

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Buscando deixar as noites de sono de seu bebê mais tranquilas e confortáveis, faça um simples travesseiro para alegrar o quartinho. Corte os tecidos, costure, adicione o babado e vista a fronha no travesseiro. Confira o passo-a-passo.

Diante da variedade de tutoriais disponível, é possível se entreter no período da gravidez e ir fazendo os itens aos poucos. Além de se distrair, ainda passará bons momentos planejando como utilizará cada coisa a partir do nascimento do bebê. Solte sua imaginação!

Comentários
Dicas relacionadas