Dicas de Mulher Dicas de Comportamento

Como se portar bem em público

Veja 6 dicas de etiqueta para evitar constrangimentos em público e livre-se de gafes

em 06/03/2012

Muitas vezes cometemos gafes em público e nem sabemos que estamos fazendo algo que não é bem aceito pela maioria das pessoas. Para que você não passe por esse tipo de situação, confira nossas dicas abaixo e fuja dos micos.

Não grite ou ria alto demais

Quando estiver em público, evite falar muito alto ou ainda gritar. Isso pode dar a entender que você está brigando com a pessoa que está com você ou que você não sabe se controlar. Contenha os seus ânimos e fale em voz moderada. É aconselhável também não dar gargalhadas altas e chamativas, prefira rir discretamente para não parecer deselegante.

Cuidado ao falar no celular

Ao falar no seu telefone celular, não fale muito alto e não gesticule demais. Em público o ideal é não falar ao celular, mas se for necessário, faça-o discretamente. Lembre-se: quem está à sua volta não quer ouvir sua conversa.

Fique atenta também para deixa-lo no modo silencioso em locais como cinema e teatro e quando estiver em um lugar e ele começar a tocar, atenda o mais rápido possível para evitar uma situação embaraçosa com os demais presentes. Procure não ficar usando o celular também quando estiver com os amigos, seja atenciosa e participe da conversa.

Fique atenta ao caminhar

Quando estiver caminhando em locais públicos, preste atenção nos seus passos para não esbarrar nas pessoas ou atravessar o caminho de alguém. Seja educada e dê passagem a pessoas de idade.

Cuidado também ao caminhar com sua bolsa, especialmente se ela for grande, pois ela pode atingir alguém quando você se virar para um lado ou fizer um movimento brusco.

Atitudes do casal em público

Se você tem um namorado, noivo, marido, sabe que é normal casais passarem por momentos difíceis mesmo quando estão em público. Porém, quando isso acontecer, a regra é deixar as coisas esfriarem e resolver o problema em casa. Causar uma cena em público não é nada elegante e pode causar incômodo aos demais.

Evitem também carícias exageradas, porque isso pode gerar constrangimento, especialmente em locais com crianças e pessoas de idade.

Brincadeiras e opiniões exageradas

Tenha muita cautela ao fazer piadas em público, elas podem acabar ofendendo alguém que está te ouvindo. Além disso, é importante suavizar as palavras ao tecer comentários sobre assuntos polêmicos ou que possam causar desconforto a quem está por perto. Isso não quer dizer que você não possa dar sua opinião, mas sim que você deve fazer isso de forma doce para não ser rude e estragar o dia de alguém.

Ao espirrar e tossir

Espirrar e tossir em público deve ser evitado, prefira fazer isso no banheiro. Porém se escapar, tente não fazer barulho e cubra a boca e o nariz com um lenço ou com as mãos se não tiver um lenço por perto. Depois de espirrar ou tossir, lave as mãos.

Não há segredo para se portar bem, o essencial é sempre ter bom senso e consideração com os demais, mesmo que sejam pessoas que você não conhece. Use o bom senso para notar o que é inconveniente e você estará no caminho certo para se portar como uma dama em público.

Receba nossas melhores dicas diretamente em seu e-mail

Assine nossa newsletter para receber nossas novidades sobre os assuntos do momento.

Nós odiamos spam. Nunca usaremos seu e-mail para outros fins.

Comentários
Dicas relacionadas