5 maneiras de ter uma rotina matinal mais saudável

Ter uma refeição completa e com saúde pela manhã favorece o organismo e ajuda na autoestima

Por Ana Carolina Gabriel
Atualizado em 16/04/2012 13:56

como ter rotina matinal saudavel 5 maneiras de ter uma rotina matinal mais saudável

Embora a correria do dia a dia não permita disponibilizar mais tempo para os cuidados pessoais, é preciso sim ter algumas atitudes para que você possa ter uma rotina matinal mais saudável.

Se alimentar bem, praticar exercícios físicos e incluir na agenda roteiros para a diversão são itens fundamentais para favorecer a autoestima e garantir uma vida mais saudável. Por isso, a nutricionista Paula Tevesco traz algumas dicas. Confira!

Dormir bem

Ter um sono tranquilo e revigorante é essencial para que o dia seguinte seja produtivo. “Dormir pelo menos oito horas por dia é crucial para que qualquer pessoa se sinta melhor e tenha mais disposição no dia seguinte”, explica Paula.

Alimentação saudável

Se alimentar corretamente e incluir legumes, verduras e proteínas nas refeições são necessárias para o dia a dia. “Se alimentar bem e ter refeições nos intervalos de pelo menos três vezes ao dia são fundamentais para se ter energia e um corpo saudável”, afirma a nutricionista.

Praticar exercícios físicos

Embora o tempo seja curto durante a manhã, procure acordar pelo menos duas horas antes do horário habitual e pratique algum exercício físico. “Ter uma rotina matinal com exercícios físicos é ideal para aumentar a disposição. Essa prática juntamente com alimentação saudável contribui para a saúde e evita problemas futuros”, comenta Paula.

Relaxe

Procurar ter uma rotina mais tranquila é importante para a saúde. “Viver em uma cidade agitada e se submeter ao stress diário é comum nos dias de hoje. Mas é preciso com que a pessoa procure um escape e para isso, fazer o que gosta é fundamental para esquecer os problemas diários”, sugere a nutricionista.

Segundo a nutricionista, esses itens são fundamentais para se ter uma rotina matinal mais saudável. Mas fazer exames de prevenção e buscar um acompanhamento médico é extremamente necessário para se ter uma vida de qualidade. “Independente do sexo, é recomendado que todos façam exames de avaliação pelo menos uma vez por ano. Saber controlar as taxas do organismo é principal fator para uma vida mais saudável e caso estejam alteradas, o profissional poderá orientar da melhor maneira para a redução do problema”, explica Paula Tevesco.