
Bem-estar
iStock
![]() |
|
Uma das maiores dúvidas na vida íntima da maioria das mulheres é descobrir quais são os tipos de absorvente que mais se ajustam às suas necessidades. A ginecologista, Dra. Priscila Hime (CRM SP 164084), vai te ajudar a conhecer melhor 6 tipos de proteção menstrual e tirar algumas dúvidas muito comuns sobre este tema.
Publicidade
A seguir, você vai conhecer 6 tipos de absorventes para utilizar durante o seu período menstrual. Além do modelo tradicional, existem outras opções que podem ser mais econômicas e até mesmo menos agressivas ao meio ambiente e a região da sua vulva. Confira!
iStock
Esses são os mais conhecidos entre as mulheres e se diferenciam entre eles pelo componente (algodão, celulose, de pano), espessura, tamanho, tipo de cobertura, formato (com ou sem abas). Segundo a Dra Priscila, “eles absorvem o sangue menstrual e devem ser utilizados em cima da calcinha. Devem ser trocados a cada 4h, podendo esse prazo ser diminuído conforme o fluxo”.
Algumas das vantagens do absorvente externo descartável, segundo a especialista, é que “eles são fáceis de serem utilizados, fáceis de trocar, adaptáveis para todos os tipos de fluxos, possuem diversos tamanhos disponíveis e podem ser ecológicos”. Dentre as desvantagens estão “o custo, são poluidores do meio ambiente, podem incomodar a usuária, podem causar alergias e elevam a possibilidade de proliferação de fungos ou bactérias”, afirma.
iStock
Já muito difundido entre as mulheres, segundo a Dra, “os absorventes internos descartáveis podem ser utilizados por todas, independente de serem virgens ou não, e possibilita a prática de atividade física com mais segurança, além de poderem ser usados na piscina e na praia naqueles dias”.
Dra Priscila afirma que, “devem ser inseridos no canal vaginal com o dedo ou dispositivo aplicador, ajustados até que não se sinta a sua presença e devem ser trocados a cada 4 horas”. Além de ser indicado para todas as mulheres, a especialista afirma que é “seguro inclusive para usuários de dispositivo intrauterino (DIU) e possuem diferentes tamanhos para se adaptar a todos os fluxos”.
Dentre suas desvantagens são “o custo, o fato de que nem toda mulher se adapta ao uso, a necessidade de trocas a cada 4h e que eles podem causar mais infecções por fungos ou bactérias”.
Publicidade
Esse é um dos tipos de absorvente que pode ser utilizado no período menstrual, e que chegou chegando. “Ele é mais novo no mercado, mas já se tornou muito querido pelas usuárias. Existem diversos tamanhos conforme a idade e paridade (se já tiveram filhos ou não) de cada pessoa”, afirma a especialista.
De acordo com a Dra, “eles são copinhos que ficam posicionados no canal vaginal e que coletam o sangue menstrual, podendo permanecer ali por até 12 horas. São indicados para todas as mulheres, independente se já tiveram relação sexual ou não”.
As vantagens do coletor menstrual, segundo a Dra Priscila é que, “ele é ecologicamente correto, possui um bom custo/benefício, o tempo de troca é de até 12 horas, não gera maus odores e permite que a pessoa conheça melhor o seu sangue menstrual e quantidade do fluxo”. Algumas desvantagens, segundo ela, são “o tempo para aprender a usar, uma possível dificuldade de colocar e quem usa DIU deve tomar cuidado com o uso para não deslocar o dispositivo”.
iStock
”Também são mais recentes no mercado e se tornaram uma ótima opção para quem tem alergia ao absorvente externo convencional, ou para àquelas que não se sentem confortáveis com eles”, garante a ginecologista. Além de possuírem diversos modelos para se adaptar ao corpo e ao fluxo de cada pessoa, “podem ser utilizadas, inclusive, em associação com outro dispositivo como absorvente interno, coletor menstrual ou esponja menstrual”.
Esse é um dos tipos de absorvente que basta colocar a calcinha e usar. Segundo a Dra Priscila, “é possível ficar até 10 horas com a mesma calcinha, sendo que o que determinará o tempo de troca é o fluxo”. Em relação ao uso, “são indicadas para todas as mulheres, inclusive no pós parto. Pessoas com fluxos mais intensos podem não se adaptar tão bem a elas”, ressalta a especialista.
Das vantagens da calcinha menstrual estão a, “sustentabilidade, facilidade de uso e troca, não aparece na roupa, é muito confortável e hipoalergênica”. As principais desvantagens é que “precisa ter várias calcinhas para trocar durante o período menstrual ou lavar com muita frequência e pode vazar se não estiver adequada ao fluxo”.
iStock
As esponjas absorventes funcionam retendo o sangue menstrual no canal vaginal. São muito utilizadas na Europa, porém no Brasil ainda é difícil de encontrar. Segundo a Dra Priscila, “possuem diversos tamanhos para se adaptar ao fluxo, não possui cordinha para retirar e podem ser utilizadas durante a relação sexual”. É importante frisar que, “apesar de poder utilizar nas relações, não devem ser utilizadas como método contraceptivo e não previnem contra ISTs”, ressalta a Dra.
Publicidade
Sobre a forma de uso, a especialista explica que “deve ser introduzida o mais fundo possível no canal vaginal com o dedo através de um buraquinho em forma de coração e podem permanecer ali por até 8 horas a depender do fluxo”. Para remover, ela explica que “é necessário introduzir o dedo no mesmo buraco utilizado durante a inserção. Além disso, são indicados para todas as mulheres e possuem diversos tamanhos, ideais para qualquer fluxo”.
Algumas das vantagens, segundo a Dra é que “a esponja absorvente pode ser utilizada durante a relação sexual, permite a prática de atividade física durante o período menstrual, é muito confortável e não causa irritação”. Dentre as desvantagens estão “o custo, a dificuldade de achar no mercado brasileiro, a dificuldade da introdução e remoção para algumas mulheres”.
iStock
De acordo com a ginecologista, “esses são absorventes feitos de pano com uma camada impermeável para não sujar a calcinha. São confeccionados em diversos tamanhos para se ajustarem a todos os fluxos e possuem botões para se prenderem”. Além de serem confortáveis, ela menciona que “podem ser trocados a cada 6-8 horas, dependendo do fluxo menstrual e são iguais aos absorventes externos descartáveis, porém são ecológicos e reutilizáveis”.
Segundo a Dra, “são indicados para todas as mulheres que gostam da opção de um absorvente externo, mas desejam contribuir com o meio ambiente. Existem diversos modelos para se adequarem aos diferentes fluxos menstruais”.
Esse é um dos tipos de absorvente que possui como vantagens “ser reutilizável, possui tecido impermeável para não sujar a calcinha e não ficar úmido na vulva, possui um toque confortável, é ecológico e tem um bom custo”. As desvantagens é que “é necessário guardar em algum lugar (saquinho) quando está fora de casa e precisa ter vários para trocar ou lavar frequentemente”, afirma a ginecologista.
Viu só quantas possibilidades de absorventes existem para usar no período menstrual? Você pode testar cada uma das opções até encontrar aquela que seja a sua favorita!
Muitas são as dúvidas das mulheres em relação à escolha do melhor tipo de absorvente para seu período menstrual. A Dra. Priscila responde alguns dos principais questionamentos em relação a esse tema que é tão importante no cotidiano feminino.
Gostou das orientações da Dra Priscila? A partir de agora você já pode começar a testar os tipos de absorvente e descobrir quais são os melhores para o seus dias de menstruação.
Quer tirar ainda mais dúvidas sobre os variados absorventes presentes no mercado? Nos próximos 4 vídeos você vai saber ainda mais detalhes sobre esse item tão necessário na vida de toda mulher.
Publicidade
A Dra Juliana comenta neste vídeo sobre os usos do absorvente interno e o coletor menstrual. Ela explica como os dois tipos de absorvente funcionam e dá a sua opinião sobre qual é a melhor opção, além de dicas superimportantes sobre o uso de cado um deles.
Se você tem costume de utilizar o protetor diário, confira neste vídeo da Dra Laura se essa é ou não uma prática segura para a sua saúde íntima. Ela explica detalhadamente sobre as problemáticas que podem ocorrer caso você faça uso deste protetor todos os dias e dá dicas excelentes para evitar o desconforto com as secreções comuns da sua vagina.
Se você ainda tem dúvidas sobre qual absorvente é o melhor para você, confira neste vídeo da Dra Maria todos os detalhes sobre os absorventes de cobertura seca, cobertura suave, protetor diário, coletor menstrual e absorvente interno. Ela explica as principais vantagens e desvantagens do uso desses absorventes e através disso, você pode escolher a melhor opção para você.
Tem interesse em usar o coletor menstrual e não sabe como? A Dra Lilian vai tirar todas as suas dúvidas sobre como introduzir, saber melhor sobre seu fluxo e como retirar essa alternativa ecológica e hipoalergênica. Ela também tira dúvidas muito comuns como usar na praia, piscina e qual coletor escolher.
Viu só como é importante conhecer os variados tipos de absorvente do mercado? Através deste conhecimento você pode passar pelo período da menstruação sem tantos incômodos, afinal, já é um momento muito delicado. Aliás, aproveitando que você chegou até aqui, tire ainda mais dúvidas relacionadas à menstruação e seus segredos.
Redatora, escritora de poesias que talvez, um dia, sejam publicadas. Amante de cachoeiras, praias e gatos. Gosta muito de dançar, vaguear pela cidade de bicicleta, saladas e aprender através de conversas.