7 benefícios do suco de chuchu para uma bebida nutritiva e saborosa

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Em 01.10.21

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Em 01.10.21

O chuchu é um alimento rico em nutrientes e fácil de ser encontrado. Por isso, existe uma variedade de receitas, uma delas é o suco de chuchu. Além de acessível, é saboroso e ótimo para a saúde. Acompanhe na matéria o que a nutricionista Socorro Correa (CRN 16100374) tem a dizer sobre os benefícios que essa bebida traz, incluindo as respostas sobre as dúvidas frequentes em relação ao assunto.

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Índice do conteúdo:

7 valiosos benefícios do suco de chuchu para a saúde

A seguir, a nutricionista Socorro Correa explica quais são os principais benefícios dessa bebida, desde a nutrição proporcionada até os possíveis auxílios em algumas condições de saúde.

  1. Alimento saudável: de acordo com a profissional, o chuchu é um alimento muito saudável, que pode ser consumido tanto cru quanto cozido, mas ela recomenda “na forma crua, pois as vitaminas e minerais são melhor absorvidos pelo organismo”.
  2. Favorece o funcionamento do intestino: a nutricionista reforça que “o suco de chuchu tem poucas calorias e possui muita água e fibras, como as fibras são agentes reguladores intestinais, o suco vai melhorar o trânsito intestinal”.
  3. Colabora para o controle da pressão arterial: o suco de chuchu proporciona benefícios para quem está alerta à pressão. A profissional aponta que “por possuir uma boa quantidade de potássio, o suco de chuchu pode ser um forte aliado no controle da pressão arterial”. De acordo com Socorro, vale ressaltar que o consumo de um alimento rico em potássio “pode auxiliar na redução da pressão arterial, porque a bebida tem efeito diurético e ajuda a eliminar minerais que atuam na elevação da pressão”.
  4. Beneficia o processo de emagrecimento e/ou treinos: como já foi mencionado, o suco de chuchu possui baixas calorias, segundo a nutricionista “é rico em antioxidantes, que ajudam no processo de desintoxicação do organismo, auxiliando a desinchar o corpo e, naturalmente, a perda de gorduras localizadas”. Pensando em quem quer melhorar o desempenho de treinos, o suco de chuchu “é rico em vitamina C, fósforo e potássio, que ajudam na regeneração muscular e no sistema imunológico, ou seja, é maravilhoso para treino e pós-treino”.
  5. Ajuda no controle da diabetes: segundo a especialista, o suco de chuchu pode ajudar a regular a glicemia, pois “é um alimento que possui alto teor de fibras dietéticas, substâncias que auxiliam no controle dos níveis de açúcar no sangue, como também é um alimento com baixa quantidade de carboidrato, o suco é excelente para quem tem diabetes”.
  6. É bom para o cérebro: o suco em si não tem exatamente ligação com o sono, por exemplo, mas a nutricionista ressalta seus benefícios para o cérebro “pois é fonte de zinco e ácido fólico (B9), por isso, promove melhorias na saúde mental e emocional”.
  7. Melhora a saúde dos rins: a nutricionista Socorro indica que o suco de chuchu favorece a saúde dos rins porque “é um diurético natural, por ser rico em potássio, é também um ótimo aliado nas funções renais, previne pedras e cálculos renais”.

Todos esses benefícios podem fazer a diferença na sua saúde e rotina de cuidado alimentar, vale a pena considerar inseri-lo no cardápio! Abaixo, você pode conferir algumas das dúvidas mais frequentes, que também foram respondidas pela nutricionista entrevistada.

Dúvidas sobre o suco de chuchu

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Quais são os principais nutrientes?

Socorro Correa (SC): os principais nutrientes são o cálcio, o ferro, o zinco, o fósforo, o potássio, o manganês, o magnésio, o cobre, o ácido fólico, as vitaminas do complexo B, B2, B6 e B9, a vitamina A, C e E.

Quantas vezes pode ser tomado ou com qual frequência é ideal?

SC: O ideal é que seja tomado logo pela manhã, de 1 a 2 copos de 300 ml.

Tem alguma contraindicação?

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SC: É contraindicado para pacientes com insuficiência renal, assim como qualquer suco ou alimento que seja fonte de potássio, pois pode agravar o quadro da doença.

Como contém um grande leque de nutrientes e é fácil de ser encontrado em feiras e mercados, o suco de chuchu pode ser inserido na alimentação. Por isso, na sequência, você pode acompanhar sugestões de receitas e combinações.

Receitas saborosas e fáceis de suco de chuchu

Agora é a hora de conferir como fazer esse suco com tantos benefícios para a sua saúde. Além de vantajoso, essa bebida é saborosa e pode ser combinada com outros ingredientes. Experimente as combinações e encontre a sua preferida desse suco tão nutritivo!

1. Suco de chuchu com limão

O vídeo ensina uma receita super saborosa com poucos ingredientes: chuchu, limão, água e açúcar! Suco muito simples e feito direto no liquidificador. Assista ao vídeo e confira essa praticidade.

2. Suco de chuchu com gelatina

Muito fácil de preparar e encontrar os ingredientes, você vai aprender no vídeo uma receita com uma combinação diferente: chuchu e gelatina incolor. É um suco que pode ser consumido logo após o preparo, mas também pode servir para os dias seguintes.

3. Suco de chuchu com abacaxi

Com o intuito de diminuir os triglicerídeos, principal gordura do nosso corpo, este suco com abacaxi e chuchu é bem fácil e tem poucos passos, basta adicioná-los ao liquidificador e pronto! Confira tudo no vídeo.

4. Suco de chuchu com maracujá

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Ideal para quem quer reforçar os cuidados com a pressão arterial. O suco com chuchu e maracujá é feito rapidamente no liquidificador e fica muito saboroso, pode ser inteiramente natural ou adoçado. Assista ao vídeo e aprenda a receita!

5. Suco de chuchu com água de coco

A última receita só tem benefícios e alimentos valiosos! Assista ao vídeo para conferir um suco com chuchu, limão e água de coco que só vai contribuir para a sua saúde.

O suco de chuchu é uma ótima opção para quem quer experimentar outras formas de consumir esse alimento e ainda manter os nutrientes que ele possui. Para continuar conhecendo mais sucos saudáveis, conheça benefícios e receitas do suco de manga!

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Assuntos: Alimentação