7 sinais de que você é uma pessoa de personalidade forte

A resiliência é a característica essencial daqueles que têm uma personalidade, literalmente, forte

Escrito por Mariana Bueno

Foto: iStock

Leu o título e já imaginou características relacionadas à firmeza, ousadia e outras atitudes intensas não é? Mas não é dessa “personalidade forte” que estamos falando.

É a personalidade de cada pessoa que determina seus comportamentos e pensamentos característicos. Quando uma dessas características é a resiliência – capacidade de se adaptar positivamente a situações difíceis e superar as adversidades – pode se dizer que a pessoa tem uma personalidade, literalmente, forte.

Na cultura japonesa tem um tipo de arte que exemplifica isso bem. É a Kintsugi, tradicional arte de reparar cerâmicas quebradas com cola forte e pó de ouro. No fim do processo, a cerâmica restaurada é mais forte e mais valiosa do que era antes.

Quer saber se você ou alguém é resiliente ou não? Veja algumas das principais características:

1. Otimismo

Foto: iStock

Ser otimista é saber enfrentar dificuldades com perseverança e esperança. No geral, é uma postura que possibilita encontrar soluções ou ver novas possibilidades em momentos difíceis. Quem é positivo e otimista aceita mais facilmente a responsabilidade por suas próprias ações.

Leia também: Ser otimista reflete em qualidade de vida

2. Tolerância à frustração

Foto: iStock

Ser tolerante diante de uma frustração permite uma maior estabilidade emocional. É importante ser tolerante quando alguém, incluindo você mesmo, cometer um erro. Lembre-se de que ninguém no mundo é perfeito e todos nós cometemos erros. Manter isso em mente ajuda a ser mais flexível e a buscar alternativas para criar novas ações, ao invés de repetir erros.

3. Inteligência emocional

Foto: iStock

Em geral, é a capacidade de reconhecer e lidar com os próprios sentimentos e com os dos outros. É um sinal de maturidade que permite que cada pessoa aprenda a regular suas próprias respostas emocionais. Há várias pesquisas que relacionam a inteligência emocional ao sucesso em quase qualquer trabalho.

4. Paixão

Foto: iStock

O empresário Alfredo Culebro definiu a paixão como a energia inesgotável que empurra as pessoas a continuarem seguindo, independentemente dos limites ou dificuldades. A paixão é útil porque permite que haja satisfação no trabalho, mesmo sem reconhecimento. Além disso, cria emoções positivas, concentração e o desejo de fazer bem uma tarefa, aumentando a capacidade de enfrentar os desafios.

5. Compromisso e motivação

Foto: iStock

Quando uma pessoa acredita no que está fazendo, isso motiva a manter um comportamento firme e a não desistir até que atinja todos os seus objetivos. Isso é compromisso. Já a motivação decorre de um alto nível de envolvimento na busca por algum objetivo e está ligada ao desejo de alcançar eficiência e qualidade. Ela é o motor interno que liga a mente, a vontade e o interesse de forma positiva e feliz.

6. Flexibilidade

Foto: iStock

Diante de momentos de dificuldades, é difícil permanecer centrado, mesmo quando se tem consciência de si mesmo. Mas aceitar as circunstâncias e ser flexível ajuda ter mais foco, trabalhando sobre o que é possível mudar, aceitando o que não é possível, e vendo as mudanças como novas oportunidades de crescimento.

Leia também: 5 pensamentos negativos que podem estar prejudicando a sua felicidade

7. Aprendizado

Foto: iStock

A resiliência não é uma habilidade. É um processo de aprendizagem. Geralmente, os humanos aprendem através de tentativa e erro. Portanto, não é possível fazer o que não foi aprendido. E as experiências são uma ótima fonte de conhecimento pessoal.

Todas essas características são importantes para criar estratégias quando se trata de enfrentar situações difíceis na vida e superá-los com mais facilidade e mais felicidade.

Dicas pela Web