Bem-estar

Por que os homens se afastam?

Canva

Atualizado em 10.01.24

Começo de relacionamento é sempre uma delícia. O casal não se cansa de ficar grudadinho e tudo é motivo para carinhos. Com o passar do tempo, você nota que ele está distante e desinteressado. Por que os homens se afastam? Embora não exista uma resposta exata, pois, seja homem ou mulher, cada pessoa possui motivos diferentes, é possível refletir sobre a questão. Acompanhe a matéria!

Por que os homens se afastam?

Em uma visão generalizada e machista, as mulheres são vistas como mais aptas para um relacionamento sério. Provavelmente você já viu um filme ou leu um livro em que a protagonista está pronta para namorar ou casar enquanto seu parceiro precisa lidar com suas inseguranças. Uma ideia romantizada que culpabiliza a mulher quando a relação não dá certo. Responsabilidade afetiva não tem gênero. Na maioria dos casos, se o homem se afastou, pode ter certeza: a culpa não é sua.

Para além dos esteriótipos, as pessoas se afastam por diversas razões. A melhor maneira para descobrir o que está acontecendo é o diálogo. Fale sobre a sua percepção e esteja disponível para escutar. Abaixo, você compreenderá os principais motivos que geram afastamento em uma relação.

Necessidade de espaço pessoal

Pois é, algumas pessoas não estão preparadas para a mudança de vida que ocorre quando se está em um relacionamento. O compromisso com a parceria, a responsabilidade afetiva e o tempo investido ao outro se tornam motivos para o afastamento.

Cada pessoa tem a sua personalidade, algumas são mais extrovertidas e outras mais introspectivas. Há quem precise de passar bastante tempo em silêncio e quem prefira a companhia do outro. O casal precisa encontrar um equilíbrio e entender que o espaço pessoal não é sinônimo de exclusão ou ghosting.

Publicidade

Medo de compromisso

O medo de assumir um compromisso é real e compreensivo, pois sua rotina e planos passarão por mudanças. Muitas vezes, o medo está relacionado ao trauma de uma relação passada ou à observação de outros relacionamentos.

Esse é um aspecto que pode ser resolvido caso a pessoa perceba o medo e queira elaborá-lo. Para isso, um diálogo sincero entre o casal ajudará a ressignificar o sentimento. A psicoterapia também auxilia nesse processo.

Problemas pessoais

As questões pessoais também influenciam no relacionamento. Estresse cotidiano, problemas de saúde, conflitos profissionais e desafios emocionais exigem muita energia. Assim, a pessoa não consegue administrar o relacionamento e, consequentemente, acaba se afastando.

Nesses casos, muitas vezes, nem uma parceira atenta e cuidadosa consegue auxiliar. É importante demonstrar apoio, estar presente e evitar interferências negativas. Se a pessoa decidir pelo afastamento, não se culpe.

Questões de insegurança

A insegurança é uma questão individual que afeta as relações interpessoais. Dessa forma, qualquer pessoa que tenha problemas com a autoestima, ou que tenha vivenciado conflitos anteriormente em algum relacionamento, tende a se isolar e se afastar.

Casos de ciúmes excessivo, por exemplo, provocam distanciamento físico e emocional. Também há situações que resultam em desrespeito e abuso. Fique atenta e lembre-se que cada pessoa precisa aprender a trabalhar suas próprias inseguranças!

Publicidade

Falhas na comunicação

Um bom relacionamento é resultado de um bom diálogo entre o casal. É exatamente por isso que a ausência ou as falhas na comunicação causam o afastamento.

Se a pessoa não se sente acolhida para expor seus pensamentos e sentimentos, cada vez mais, ela falará menos, optando por um tratamento de silêncio que resultará no afastamento. Se a conversa sempre acaba em um cabo de guerra, o relacionamento se torna cansativo.

Perda de interesse

Os sentimentos de afeto e desejo presentes em uma relação não são imutáveis, ou seja, não há como garantir que a pessoa te amará para o resto da vida. Às vezes, o amor se transforma em amizade. Antes que se transforme em indiferença, é importante uma conversa sincera.

A sociedade estipula um perfil masculino: sem choro, sem sentimentos e de poucas palavras. Os homens criados nessa estrutura, muitas vezes, não aprenderam a comunicar o que querem, assim, optam pelo afastamento afetivo, prolongando o sofrimento emocional na relação. Novamente, a culpa não é sua, pois, sem conversa não há resolução.

O que fazer quando alguém está se afastando de você?

Se você estiver muito envolvida na relação, certamente, sofrerá com o afastamento de sua parceria. A situação é desafiadora e desperta inseguranças. É fundamental observar o relacionamento por várias perspectivas para decidir o que fazer. Coloque em prática as dicas abaixo:

  • Dialogue: converse sobre o distanciamento e diga como você está se sentindo. Talvez, a pessoa esteja passando por um momento delicado e, juntos, vocês conseguirão lidar com a situação.
  • Faça uma autoavaliação: entender os próprios comportamentos e sentimentos é importante para reconhecer a sua individualidade e não se culpabilizar pelas ações de sua parceria.
  • Foque em si mesma: você é a sua prioridade. Se não estiver bem consigo, não estará bem para lidar com as questões do relacionamento. Cultive amor, atenção e tempo de qualidade.
  • Dê espaço: às vezes, em momentos delicados, tudo o que a pessoa precisa é de espaço para refletir sobre a situação. Mantenha a calma, o respeito e seja paciente. Lembre-se que você não precisa esperar para sempre.
  • Busque apoio externo: a rede de apoio é sempre muito importante. Busque amigos ou familiares de sua confiança para dialogar e entender outras perspectivas. A psicoterapia também ajuda no autoconhecimento.

Observar alguém se distanciando é algo que mexe significativamente com as emoções e desperta muitas inseguranças. Se você estiver passando por isso, tente ser amável e acolhedora consigo. E o mais importante de tudo: você merece um relacionamento saudável.

Psicóloga apaixonada por literatura e psicanálise. Acredita que as palavras, escritas ou faladas, têm o poder de transformar.