10 melhores óleos essenciais para ansiedade que ajudam no equilíbrio emocional

Escrito por
Em 30.06.21

iStock

Por                                
Em 30.06.21

A ansiedade acomete milhões de pessoas em todo mundo e, além dos tratamentos convencionais, existem opções naturais como os óleos essenciais para a ansiedade. Para entender mais sobre o assunto, a aromaterapeuta Larissa Brito citou os 10 melhores produtos, seus benefícios e as formas de uso. Acompanhe na matéria!

Publicidade

Índice do conteúdo:

10 melhores óleos essenciais para ansiedade indicados pela aromaterapeuta

Veja alguns óleos essenciais e blends (misturas de óleos) recomendados pela especialista Larissa que podem auxiliar bastante no processo de reequilíbrio emocional:

  1. Lavanda: a lavanda é um dos óleos essenciais mais difundidos para trabalhar os sentimentos ansiosos. Segundo a aromaterapeuta, esse óleo essencial “acalma a agitação mental e facilita a comunicação”, ou seja, é muito indicado para pessoas tímidas ou que tem dificuldade em se expressar com segurança e clareza. Além disso, “o óleo de lavanda acalma, relaxa, administra os sentimentos de estresse e ansiedade promovendo assim um sono de qualidade”, completou Larissa.
  2. Laranja selvagem (Wild Orange): esse óleo essencial possui um aroma conhecido, mas poucos sabem que ele atua em diversas questões emocionais. Para a aromaterapeuta, esse óleo possui efeito calmante e relaxante que “inspira abundância, estimula a criatividade e a produtividade, evocando a alegria da criança interior”.
  3. Manjericão (basil): o óleo de manjericão (basil) possui um excelente aroma para quem sente energia baixa, fadiga, estresse e sobrecarga. A especialista informou que ele “trabalha a exaustão, o esgotamento e a ansiedade”. Dessa forma, promove o relaxamento, renovação e força.
  4. Melissa: segundo Larissa, o óleo essencial de melissa é raro e auxilia em momentos de desespero, desesperança e sobrecarga. As propriedades do óleo auxiliam a pessoa alcançar seu potencial máximo, porque sua atuação é excelente para momentos em que se perde o ânimo sobre a vida, ele traz “otimismo, entusiasmo, alegria e energia”, completou Larissa.
  5. Bergamota: esse óleo essencial possui aroma cítrico e pode aliviar sentimentos de desespero, baixa autoestima e de autojulgamento. “Ele promove autoaceitação, otimismo, autoconfiança e esperança”, explicou a especialista.
  6. Ylang-ylang: segundo a aromaterapeuta, o óleo de ylang-ylang é considerado especial porque faz conexão com a criança interior de cada um, trazendo alegria e conexão emocional. Além disso, “o ylang-ylang ajuda a liberar traumas do passado e as emoções reprimidas, promovendo um relaxamento que pode resultar em um sono restaurador”.
  7. Vetiver: perfeito para acalmar pensamentos acelerados, esse óleo também atua na dispersão, desconexão e apatia. “É um óleo que relaxa e acalma os sentimentos ansiosos, ao mesmo tempo, ajuda no foco e concentração. Ele tem um poder aterrador que permite viver o momento presente”, apontou Larissa.
  8. Camomila-romana: a aromaterapeuta informou que a camomila-romana ajuda a pessoa a descobrir o verdadeiro propósito de vida. Segundo Larissa, o óleo “auxilia pessoas com falta de propósito, frustradas, desencorajadas e instáveis, trazendo paz de espírito, relaxamento e equilíbrio emocional”.
  9. Mix aterrador: o mix aterrador é uma mistura de óleos de árvores e raízes que tem “como principais características o aterramento, a estabilidade, o comprometimento, a força interior e a perseverança”.
  10. Mix serenidade: Larissa explicou que esse óleo essencial é um mix perfeito para trazer relaxamento profundo e auxiliar na qualidade do sono. “Ele ajuda a combater sentimentos de estresse, sobrecarga emocional, agitação, inquietação e ansiedade”, completou a especialista.

A aromaterapeuta enfatizou que a higiene emocional é tão importante quanto a higiene pessoal diária. Para isso é necessário identificar os sentimentos e buscar o equilíbrio emocional.

Como usar o óleo essencial para ansiedade

iStock

Segundo Larissa, existem basicamente três formas de utilização dos óleos essenciais: tópico, aromático e interno. Para atuar nas questões emocionais, o uso aromático é fortemente recomendado e pode ser feito usando o difusor ultrassônico. Uma alternativa é utilizar qualquer “objeto difusor, como um colar, um chaveiro, uma pulseira, até mesmo pingar as gotinhas num cachecol ou gola da roupa”. Para quem for utilizar o colar difusor, Larissa recomendou “pingar uma ou duas gotas no colar e inalar durante o dia quando sentir o sentimento ansioso vindo”.

Onde você pode comprar óleos essenciais para ansiedade

Confira abaixo em quais lojas on-line encontrar os melhores óleos essenciais para ansiedade, inclusive os blends (misturas de óleos) indicados pela especialista:

  1. Óleo Essencial Balance dōTERRA, na DoTERRA
  2. Óleo Essencial Serenity dōTERRA, na DoTERRA
  3. Óleo Essencial De Lavanda Suíça, na Americanas
  4. Óleo Essencial de Bergamota Aromalife, na Loja Droga Raia
  5. Basil Óleo Essencial de Manjericão dōTERRA, na DoTERRA

Os óleos essenciais são de grande ajuda para lidar com situações de ansiedade e estresse. Mas nos casos mais graves, em que o transtorno aparece de forma frequente, é importante consultar um médico. Assim, ele poderá prescrever o melhor tratamento para você. Aproveite e confira dicas de como controlar a ansiedade e saiba controlar os pensamentos durante as crises.

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Assuntos: Bem-Estar