Bem-estar

Hidratante vaginal: um carinho para a região íntima

Canva

Com revisão da ginecologista e obstetra Dra. Karen Rocha de Pauw

Atualizado em 26.02.24

A gente tem hidratante para o rosto, mãos, pés, corpo… entretanto, muitas vezes, deixamos nossa saúde íntima de lado. Esquecemos que a vulva e a vagina precisam de cuidados diários. A Dra. Karen, ginecologista e obstetra do Dicas de Mulher, esclareceu dúvidas sobre o hidratante vaginal. Também preparamos uma seleção com os melhores produtos disponíveis no mercado. Acompanhe.

Conheça a especialista

Dra. Karen Rocha de Pauw é médica ginecologista e obstetra, com especialização em reprodução humana e ênfase em endocrinologia da menopausa. Ela dedica sua carreira à prática da medicina empática e à disseminação de informações sobre saúde.

Para que serve o hidratante vaginal?

Nossa saúde íntima está muito ligada à saúde física e emocional. Se o sistema imunológico está baixo, em picos de estresse ou em um desequilíbrio hormonal, é comum a flora vaginal sofrer alterações, entre elas, o ressecamento.

Segundo a ginecologista, o estrogênio é responsável pela manutenção do revestimento vaginal, auxiliando na umidade e elasticidade da região. A redução desse hormônio acontece, principalmente, nas seguintes situações: climatério; tratamentos médicos agressivos; uso de alguns medicamentos; estresse; e durante a amamentação. Com isso, a região da vulva fica ressecada.

O ressecamento vaginal também é provocado por higiene íntima incorreta, depilação e atritos. Por vezes, o quadro desencadeia dor, coceira e queimação. Para prevenir ou tratar o problema, é preciso hidratar a pele, no entanto, não pode ser qualquer hidratante!

O hidratante vaginal possui uma fórmula específica para hidratar a região íntima. Geralmente, os produtos são ricos em ativos naturais, fortalecem a barreira natural da pele e auxiliam no equilíbrio do pH vaginal.

Publicidade

Melhores hidratantes íntimos

Não importa a idade, todas as mulheres estão propensas a enfrentar o ressecamento vaginal. Para isso, há diversos tipos de hidratantes íntimos, entre eles, de uso externo, intravaginal e vulvar. Confira a seleção de produtos abaixo:

Gel Lubrificante Hidratante Intravaginal Vagisex

Melhor com ácido hialurônico
Gel Lubrificante Hidratante Intravaginal Vagisex

O produto é livre de parabenos, derivados de petróleo e hormônio. Foi desenvolvido para hidratar e restaurar a umidade vaginal natural, proporcionando hidratação por até 3 dias em uma única aplicação.“Produto muito bom", relata uma consumidora.

  • Neutraliza o odor vaginal
  • Alívio temporário da coceira 
  • Alívio da irritação vaginal

Hidratante Íntimo Feel

Mais vendido
Hidratante Íntimo Feel

Livre de perfumes, esse hidratante é vegano e feito a base de água. Além disso, possui ativos naturais de Calêndula e Vitamina E, mantendo o pH vaginal em equilíbrio. Uma usuária comenta: “Não dá alergia. Excelente.".

  • Sem odor
  • Sem cor
  • 100% clean

Vagisil Gel Hidratante Externo

Mais recomendado
Vagisil Gel Hidratante Externo

O produto foi desenvolvido para aliviar e reequilibrar a segurança vaginal instantânea, deixando a região hidratada e com sensação de pele saudável. Uma cliente satisfeita relata: “bom hidratante, estou usando e gostei”.

  • 10 aplicadores
  • Hidratação por até 72 horas
  • Livre de hormônios

Gel Hidratante Vaginal Libbs Belamy

Melhor para mucosa vaginal
Gel Hidratante Vaginal Libbs Belamy

Proporciona alívio e diminui os sintomas associados à secura vaginal. Também protege a membrana mucosa, acalmando e suavizando a região íntima feminina.

  • Hidratação prolongada por 72h
  • Preserva o pH, flora, odor 
  • Não agride a mucosa vaginal

Hidratante Intravaginal K-Y Clinical

Melhor para lubrificação
Hidratante Intravaginal K-Y Clinical

Possui textura em gel e foi desenvolvido para hidratar e restaurar a umidade vaginal natural, atuando diretamente nas células secas. Uma consumidora relata: “Fica bem natural a região íntima".

  • Sensação de lubrificação natural
  • Hidratação por até 72 horas
  • Mantém o pH natural

Publicidade

Hidratante Vulvar Pessini

Com vitamina E
Hidratante Vulvar Pessini

Sua fórmula foi desenvolvida para acabar com o ressecamento vaginal, inclusive durante a menopausa. Proporciona hidratação, restaura a umidade e reequilibra o pH vaginal.

  • Toque seco
  • Com vitamina E
  • Com óleo de coco

Creme Hidratante Pélvico Dermosex

Maior elasticidade
Creme Hidratante Pélvico Dermosex

Hidrata intensamente todos os tipos de pele. Sua combinação única de Hidralys e ácido hialurônico proporciona hidratação de 48 horas, além de acalmar e proteger a pele da poluição. Uma consumidora relata: “O produto tem um cheiro incrível e hidrata muito bem" .

  • Ação calmante
  • Hidratação Profunda
  • Ação reparadora

Hidratante Hidracorp Dermare

Melhor para nutrição
Hidratante Hidracorp Dermare

Esse hidratante íntimo estimula as defesas naturais da pele, garantindo proteção e rejuvenescimento ideais para a região. Também combina ingredientes ativos poderosos, como Biomimetic LRF, Niacinamida, Bioecolia, CBA e TGP2, para proporcionar equilíbrio incomparável e restauração inteligente à pele.

  • Equilíbrio do pH
  • Nutrição profunda
  • Ação revitalizante

Hidratante Grecin Vagisil

Melhor para pós-banho
Hidratante Grecin Vagisil

Possui tripla proteção contra o odor, prolongamento do frescor pós-banho e textura suave para a pele delicada da região íntima. Uma consumidora relata: “esse sabonete cumpre realmente o que propõe, limpa e bloqueia os fortes odores, deixando uma sensação de frescor mesmo em dias tão quentes" .

  • Fragrância suave
  • Preserva o pH natural
  • Para pele delicada

Em caso de desconfortos, lave bem a região íntima imediatamente e procure ajuda médica. A ginecologista recomenda conversar com um profissional antes de escolher o hidratante, assim, ficará mais fácil encontrar a melhor opção para o que você precisa.

Hidratante x lubrificante vaginal

Se estou com ressecamento vaginal, basta usar um lubrificante. Não é bem por aí. Muitas pessoas confundem hidratante e lubrificante, pois ambos estão relacionados à secura na região íntima. Entretanto, os produtos possuem diferenças significativas.

O lubrificante íntimo é aplicado antes da relação sexual. Ele facilita a penetração e alivia a sensação de dor ou desconforto, mantendo as paredes vaginais lubrificadas durante o sexo. Não é um produto de uso contínuo, seu efeito é imediato e curto, além de possuir função cosmética. Há diversos sabores, aromas e cores.

Publicidade

Já o hidratante é indicado para o uso diário, possui efeito duradouro e sua composição é pensada para tratar o problema, ou seja, reestabelecer a umidade vaginal. A maioria dos produtos não possui contraindicações (caso a pessoa não seja alérgica aos componentes da fórmula).

Você pode usar tanto o lubrificante quanto o hidratante. O autocuidado é muito importante na saúde da mulher, além de influenciar no bem-estar, dá um up na autoestima. Conecte-se com seu corpo, sinta-se bonita para si. Nos cuidados diários, inclua também um sabonete íntimo.

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Formada em Letras e pós-graduada em Jornalismo Digital. Apaixonada por livros, plantas e animais. Ama viajar e pesquisar sobre outras culturas. Escreve sobre diversos assuntos, especialmente sobre saúde, bem-estar, beleza e comportamento.