Bem-estar

Hidratante vaginal: um carinho para a região íntima

Canva

Com revisão da ginecologista e obstetra Dra. Karen Rocha de Pauw

Atualizado em 26.02.24

A gente tem hidratante para o rosto, mãos, pés, corpo… entretanto, muitas vezes, deixamos nossa saúde íntima de lado. Esquecemos que a vulva e a vagina precisam de cuidados diários. A Dra. Karen, ginecologista e obstetra do Dicas de Mulher, esclareceu dúvidas sobre o hidratante vaginal. Também preparamos uma seleção com os melhores produtos disponíveis no mercado. Acompanhe.

Conheça a especialista

Dra. Karen Rocha de Pauw é médica ginecologista e obstetra, com especialização em reprodução humana e ênfase em endocrinologia da menopausa. Ela dedica sua carreira à prática da medicina empática e à disseminação de informações sobre saúde.

Para que serve o hidratante vaginal?

Nossa saúde íntima está muito ligada à saúde física e emocional. Se o sistema imunológico está baixo, em picos de estresse ou em um desequilíbrio hormonal, é comum a flora vaginal sofrer alterações, entre elas, o ressecamento.

Segundo a ginecologista, o estrogênio é responsável pela manutenção do revestimento vaginal, auxiliando na umidade e elasticidade da região. A redução desse hormônio acontece, principalmente, nas seguintes situações: climatério; tratamentos médicos agressivos; uso de alguns medicamentos; estresse; e durante a amamentação. Com isso, a região da vulva fica ressecada.

O ressecamento vaginal também é provocado por higiene íntima incorreta, depilação e atritos. Por vezes, o quadro desencadeia dor, coceira e queimação. Para prevenir ou tratar o problema, é preciso hidratar a pele, no entanto, não pode ser qualquer hidratante!

O hidratante vaginal possui uma fórmula específica para hidratar a região íntima. Geralmente, os produtos são ricos em ativos naturais, fortalecem a barreira natural da pele e auxiliam no equilíbrio do pH vaginal.

Publicidade

Melhores hidratantes íntimos

Não importa a idade, todas as mulheres estão propensas a enfrentar o ressecamento vaginal. Para isso, há diversos tipos de hidratantes íntimos, entre eles, de uso externo, intravaginal e vulvar. Confira a seleção de produtos abaixo:

Gel Lubrificante Hidratante Intravaginal Vagisex

Melhor com ácido hialurônico
Gel Lubrificante Hidratante Intravaginal Vagisex

O produto é livre de parabenos, derivados de petróleo e hormônio. Foi desenvolvido para hidratar e restaurar a umidade vaginal natural, proporcionando hidratação por até 3 dias em uma única aplicação.“Produto muito bom", relata uma consumidora.

  • Neutraliza o odor vaginal
  • Alívio temporário da coceira 
  • Alívio da irritação vaginal

Hidrafemme Gel Hidratante Intravaginal

Mais vendido
Hidrafemme Gel Hidratante Intravaginal

Livre de hormônios, esse hidratante vaginal pode ser usado continuadamente, tem ação de longa duração, restaura fisiologicamente a umidade e mantém o pH vaginal. Uma usuária comenta: “ajuda muito na hidratação e diminui a dor".

  • Sem odor
  • Sem cor
  • Não hormonal

Vagisil Gel Hidratante Externo

Mais recomendado
Vagisil Gel Hidratante Externo

O produto foi desenvolvido para aliviar e reequilibrar a segurança vaginal instantânea, deixando a região hidratada e com sensação de pele saudável. Uma cliente satisfeita relata: “bom hidratante, estou usando e gostei”.

  • 10 aplicadores
  • Hidratação por até 72 horas
  • Livre de hormônios

Gel Hidratante Vaginal Libbs Belamy

Melhor para mucosa vaginal
Gel Hidratante Vaginal Libbs Belamy

Proporciona alívio e diminui os sintomas associados à secura vaginal. Também protege a membrana mucosa, acalmando e suavizando a região íntima feminina.

  • Hidratação prolongada por 72h
  • Preserva o pH, flora, odor 
  • Não agride a mucosa vaginal

Hidratante Intravaginal K-Y Clinical

Melhor para lubrificação
Hidratante Intravaginal K-Y Clinical

Possui textura em gel e foi desenvolvido para hidratar e restaurar a umidade vaginal natural, atuando diretamente nas células secas. Uma consumidora relata: “Fica bem natural a região íntima".

  • Sensação de lubrificação natural
  • Hidratação por até 72 horas
  • Mantém o pH natural

Publicidade

Hidratante Vulvar Pessini

Com vitamina E
Hidratante Vulvar Pessini

Sua fórmula foi desenvolvida para acabar com o ressecamento vaginal, inclusive durante a menopausa. Proporciona hidratação, restaura a umidade e reequilibra o pH vaginal.

  • Toque seco
  • Com vitamina E
  • Com óleo de coco

Creme Hidratante Pélvico Dermosex

Maior elasticidade
Creme Hidratante Pélvico Dermosex

Hidrata intensamente todos os tipos de pele. Sua combinação única de Hidralys e ácido hialurônico proporciona hidratação de 48 horas, além de acalmar e proteger a pele da poluição. Uma consumidora relata: “O produto tem um cheiro incrível e hidrata muito bem" .

  • Ação calmante
  • Hidratação Profunda
  • Ação reparadora

Hidratante Hidracorp Dermare

Melhor para nutrição
Hidratante Hidracorp Dermare

Esse hidratante íntimo estimula as defesas naturais da pele, garantindo proteção e rejuvenescimento ideais para a região. Também combina ingredientes ativos poderosos, como Biomimetic LRF, Niacinamida, Bioecolia, CBA e TGP2, para proporcionar equilíbrio incomparável e restauração inteligente à pele.

  • Equilíbrio do pH
  • Nutrição profunda
  • Ação revitalizante

Hidratante Grecin Vagisil

Melhor para pós-banho
Hidratante Grecin Vagisil

Possui tripla proteção contra o odor, prolongamento do frescor pós-banho e textura suave para a pele delicada da região íntima. Uma consumidora relata: “esse sabonete cumpre realmente o que propõe, limpa e bloqueia os fortes odores, deixando uma sensação de frescor mesmo em dias tão quentes" .

  • Fragrância suave
  • Preserva o pH natural
  • Para pele delicada

Em caso de desconfortos, lave bem a região íntima imediatamente e procure ajuda médica. A ginecologista recomenda conversar com um profissional antes de escolher o hidratante, assim, ficará mais fácil encontrar a melhor opção para o que você precisa.

Hidratante x lubrificante vaginal

Se estou com ressecamento vaginal, basta usar um lubrificante. Não é bem por aí. Muitas pessoas confundem hidratante e lubrificante, pois ambos estão relacionados à secura na região íntima. Entretanto, os produtos possuem diferenças significativas.

O lubrificante íntimo é aplicado antes da relação sexual. Ele facilita a penetração e alivia a sensação de dor ou desconforto, mantendo as paredes vaginais lubrificadas durante o sexo. Não é um produto de uso contínuo, seu efeito é imediato e curto, além de possuir função cosmética. Há diversos sabores, aromas e cores.

Publicidade

Já o hidratante é indicado para o uso diário, possui efeito duradouro e sua composição é pensada para tratar o problema, ou seja, reestabelecer a umidade vaginal. A maioria dos produtos não possui contraindicações (caso a pessoa não seja alérgica aos componentes da fórmula).

Você pode usar tanto o lubrificante quanto o hidratante. O autocuidado é muito importante na saúde da mulher, além de influenciar no bem-estar, dá um up na autoestima. Conecte-se com seu corpo, sinta-se bonita para si. Nos cuidados diários, inclua também um sabonete íntimo.

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Formada em Letras e pós-graduada em Jornalismo Digital. Apaixonada por livros, plantas e animais. Ama viajar e pesquisar sobre outras culturas. Escreve sobre diversos assuntos, especialmente sobre saúde, bem-estar, beleza e comportamento.