Hidratante vaginal: produtos para tratar o ressecamento da região íntima

Escrito por
Atualizado em 14.05.20

iStock

O hidratante vaginal é uma ótima opção para mulheres que sofrem de ressecamento na região íntima, pois há produtos no mercado que amenizam os sintomas e tratam o problema. Para saber mais sobre o assunto, conversamos com a ginecologista Karina Tafner (CRM 118066 – SP), que tirou dúvidas e esclareceu em quais situações é indicado o seu uso. Confira:

Continua após o anúncio

O que é e para que serve o hidratante vaginal?

iStock

Os hidratantes vaginais são indicados para mulheres que sofrem de ressecamento vaginal crônico, com dor e incômodos vulvares diários, como coceiras, ardor e infecções frequentes. Segundo a ginecologista, “o hormônio feminino (estrogênio) é o responsável pela manutenção do revestimento vaginal. O ressecamento ocorre pela redução desse hormônio e pode acontecer em mulheres de qualquer idade.” O tratamento pode ser feito com estrogênio tópico vaginal ou com hidratantes íntimos não hormonais.

Lubrificante X hidratante vaginal

De acordo com Karina, o lubrificante vaginal é um produto aplicado antes da relação sexual. Ele facilita a penetração e alivia a sensação de dor e desconforto causados pela secura na região íntima, mantendo as paredes vaginais lubrificadas durante o ato. Portanto, o lubrificante tem efeito imediato e necessita ser reaplicado a cada relação, enquanto os hidratantes vaginais têm efeito prolongado (duração de até 3 dias em uma única aplicação).

Os melhores hidratantes vaginais

Selecionamos os produtos mais utilizados no tratamento dos sintomas de ressecamento vaginal. Veja só:

1. Hyalufem Gel Hidratante Vaginal

Dicas de Mulher

O produto é livre de parabenos, derivados de petróleo e hormônio. Foi desenvolvido para hidratar e restaurar a umidade vaginal natural, proporcionando hidratação por até 3 dias em uma única aplicação.

2. Hidrafemme Gel Hidratante Intravaginal

Dicas de Mulher

Livre de hormônios, esse hidratante vaginal pode ser usado continuadamente, tem ação de longa duração, restaura fisiologicamente a umidade e mantém o pH vaginal.

Continua após o anúncio

3. Vagisil Gel Hidratante Externo

Dicas de Mulher

O produto foi desenvolvido para aliviar e reequilibrar a secura vaginal instantaneamente, deixando a região hidratada e com sensação de pele saudável.

4. Gynofit Gel Vaginal Hidratante

Dicas de Mulher

Proporciona alívio e diminui os sintomas associados à secura vaginal, além de proteger a membrana mucosa, acalmar e suavizar a região íntima feminina.

5. Vagidrat Gel Hidratante Intravaginal

Dicas de Mulher

Possui textura em gel e foi desenvolvido para hidratar e restaurar a umidade vaginal natural, atuando diretamente nas células secas.

6. Vagisoft Gel Hidratante Intravaginal

Dicas de Mulher

Sua fórmula foi desenvolvida para acabar com o ressecamento vaginal, inclusive durante a menopausa. Proporciona hidratação, restaura a umidade e reequilibra o pH vaginal.

7. Gel Hidratante Intravaginal Lubrinat

Dicas de Mulher

O produto elimina as células epiteliais secas e, quando usado regularmente, restabelece a umidade vaginal natural. É indicado para mulheres que sofrem de secura vaginal principalmente durante a menopausa, tratamentos quimioterápicos e períodos de estresse.

Continua após o anúncio

Vale ressaltar a importância de consultar um ginecologista para escolher o melhor tratamento, pois, apesar do nome “hidratante”, alguns produtos têm indicações e contraindicações de uso que devem ser indicadas por um médico. Aproveite para saber mais sobre a ducha vaginal e conferir dicas de higiene íntima feminina.

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Assuntos: Como usar