Farinha de milho: 6 benefícios e dicas de como usar

Rica em zinco e ferro, a farinha de milho não tem glúten, é fonte de energia e dá uma força para o sistema imunológico

Escrito por Raquel Praconi Pinzon

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Mais grossa que o fubá, a farinha de milho é um alimento acessível que pode ser utilizado em diversas receitas de pães, bolos, farofa e cuscuz, entre uma infinidade de preparações cheias de sabor e um colorido mais vivo.

Conhecido pela humanidade há mais de 7 mil anos, o milho é um dos cereais mais nutritivos disponíveis para a nossa alimentação por oferecer uma série de vitaminas e minerais, além de carboidratos e fibras. Sua importância para o nosso desenvolvimento era tanta que o nome dado a esse cereal pelos índios caribenhos significa “sustento da vida”.

Benefícios da farinha de milho

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Os benefícios do milho se mantêm depois do seu processamento em farinha e são boas razões para você olhar com mais carinho para esse ingrediente. Conheça os principais:

1. Promove a produção de energia

Por ser uma fonte de zinco (um copo tem 2 mg, o que representa 25 % das necessidades diárias das mulheres), a farinha de milho ajuda nosso organismo a aproveitar melhor os alimentos, facilitando a transformação dos carboidratos em energia. Além disso, o zinco participa do metabolismo das proteínas, permitindo a construção dos músculos.

Esse benefício também se dá pelo conteúdo de ferro da farinha de milho (2,8 mg ou 16 % das necessidades diárias das mulheres por copo), pois esse mineral é fundamental para o transporte do oxigênio até as células.

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Na falta desses elementos, podemos sentir cansaço, indisposição e até mesmo tristeza e irritabilidade devido à baixa energia para realizar as tarefas do dia a dia.

2. Estimula o sistema imunológico

Este é mais um benefício da farinha de milho conferido pelos minerais zinco e ferro, que participam da produção das células de defesa e da atuação delas no combate aos microrganismos invasores.

Sem um consumo adequado desses minerais, ficamos mais sujeitas a resfriados, gripes e infecções em geral, além de nosso organismo levar mais tempo para se recuperar de uma doença.

3. Combate à anemia

O conteúdo de ferro da farinha de milho também nos ajuda a evitar a anemia ferropriva, que leva à diminuição do número de células vermelhas (hemácias) no sangue como consequência da redução da hemoglobina (proteína presente nas células vermelhas).

Como as hemácias são responsáveis pelo transporte de oxigênio até as demais células, permitindo a geração de energia, a falta de ferro causa cansaço, fraqueza e indisposição, o que pode nos prejudicar no trabalho e nos estudos.

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4. Ajuda na saúde ocular

O milho é um grão rico em carotenoides como a luteína e a zeaxantina, que têm propriedades antioxidantes e protegem a retina contra os danos provocados pela luz, prevenindo doenças como a catarata e a degeneração macular.

Além disso, a farinha de milho contém betacaroteno, que é transformado em vitamina A pelo nosso organismo e evita a cegueira noturna.

5. Diminui os índices do colesterol LDL

Devido ao seu conteúdo de fibras (8,5 mg ou 34 % das necessidades diárias para mulheres em um copo), a farinha de milho ajuda a controlar os níveis de colesterol LDL, considerado o colesterol ruim, ao diminuir a absorção de gorduras pelo intestino e favorecer sua eliminação pelas fezes.

Em consequência, esse alimento contribui com a saúde cardiovascular por reduzir o risco da formação de placas de gordura nos vasos sanguíneos.

6. Não tem glúten

Como o milho é um cereal isento de glúten, diferente do trigo, do centeio e da cevada, a farinha produzida a partir desse grão pode ser consumida por pessoas com doença celíaca ou com intolerância à essa proteína.

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Dessa forma, a farinha de milho pode ser utilizada como substituição a outras farinhas em diversas preparações como bolos, tortas e massas, que podem ser consumidas por esses pacientes ou por quem deseja evitar o glúten por outros motivos.

Receitas com farinha de milho

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Conheça algumas receitas que levam farinha de milho e podem ser preparadas facilmente no seu dia a dia:

1. Bolo de farinha de milho

Além de ser uma delícia para acompanhar um cafezinho recém-passado, este bolo é muito fácil de fazer, pois todos os ingredientes são misturados no liquidificador. O toque de parmesão deixa o sabor ainda mais especial.

2. Farofa de ovo com farinha de milho

Esta farofa de milho que leva ovo frito na manteiga é excelente para acompanhar o churrasco, rechear o frango ou incrementar o arroz com feijão do dia a dia.

3. Tacos mexicanos

A farinha de milho deixa estes tacos supercrocantes e com uma linda cor dourada – e esta receita ainda sai bem mais em conta do que comprar os tacos no supermercado!

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4. Pão sem glúten com chia

Este pão sem glúten leva uma mistura de farinha de milho e de arroz para substituir a farinha de trigo e ainda tem o acréscimo das sementes de chia, que aumentam a sensação de saciedade.

Apesar de a farinha de milho ser um ingrediente versátil e permitir o preparo de pratos muito saborosos, vale a pena lembrar que ela tem cerca de 370 calorias em 100 gramas e apresenta um alto índice glicêmico, o que significa que essa farinha é rapidamente transformada em glicose e causa um pico de insulina.

Em consequência, a tendência é sentirmos fome novamente pouco tempo depois de ingerir esse alimento. Além disso, se consumida em excesso, a farinha de milho favorece o acúmulo de gordura, especialmente na região abdominal. Portanto, a moderação é a melhor forma de aproveitar todos os seus benefícios.

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