Foto: Thinkstock
Os alimentos funcionais estão mais “em alta” do que nunca! São aqueles que, além de nutrirem, ajudam a reduzir o risco de determinadas doenças, melhoram a qualidade de vida, enfim, oferecem inúmeros benefícios ao organismo.
Dentro deste contexto, a chia vem se destacando há algum tempo e é comumente usada na dieta de pessoas que se preocupam em seguir uma alimentação saudável. Mas, atualmente, um “derivado” dela tem atraído ainda mais atenções: a farinha de chia.
Talitta Maciel, nutricionista do Espaço Reeducação Alimentar, explica que a farinha de chia é obtida através da moagem das sementes da chia. “Ela é rica em fibras, cerca de 98% da sua composição, é rica em magnésio, fósforo, potássio e cálcio, além de vitaminas do complexo B”, diz.
Talitta fala sobre as vantagens do consumo da farinha de chia:
Foto: Thinkstock
Talitta explica que a semente de chia apresenta grandes quantidades de proteínas de alto valor biológico, fibras, ômega 3 e antioxidantes. “Possui ação anti-inflamatória e ajuda na absorção de glicose, sendo uma aliada no combate ao diabetes; ajuda na saúde óssea, por ser rica em cálcio biodisponível”, diz.
A farinha de chia, acrescenta a nutricionista, possui as mesmas propriedades que a semente, mas as quantidades de fibras são maiores. Então, além de apresentar todos os benefícios da semente de chia, a farinha pode contribuir ainda mais para o aumento da saciedade e, consequentemente, para o emagrecimento. Ela também garante o bom funcionamento do intestino e aumenta a resposta muscular após o exercício físico.
Sendo assim, pode-se dizer que a farinha de chia é boa indicação para pessoas que estão seguindo dieta para perda de peso, indivíduos com histórico de constipação intestinal e adeptos da prática de exercícios físicos.
Talitta explica que a farinha de chia pode ser usada como parte de receitas que contêm a farinha de trigo, enriquecendo-as com nutrientes. Abaixo ela cita algumas sugestões:
De acordo com a nutricionista, a sugestão de consumo é de até duas colheres (sopa) por dia.
“Encontramos a farinha de chia em lojas de produtos naturais, supermercados, feiras de produtos orgânicos. Ela ainda pode ser feita de forma caseira, batendo no liquidificador as sementes de chia”, destaca Talitta.
Foto: Thinkstock
Confira as comparações de valores nutricionais entre a farinha de trigo e a farinha de chia:
Farinha de trigo (100 g)
Valor energético: 360 kcal
Carboidratos: 75,1 g
Fibras: 2,3 g
Proteínas: 9,8 g
Lipídeos: 1,4 g
Ômega 3: X
Ômega 6: X
Magnésio: 31 mg
Cálcio: 18 mg
Sódio: 1 mg
Fósforo: 115 mg
Potássio: 151 mg
Farinha de chia (100 g)
Valor energético: 186 kcal
Carboidratos: 52,9 g
Fibras: 51,8 g
Proteínas: 29,3 g
Lipídeos: 7 g
Ômega 3: 4,2 g
Ômega 6: 1,4 g
Magnésio: 570 mg
Cálcio: 890 mg
Sódio: 1,1 mg
Fósforo: 1130 mg
Potássio: 1070 mg
Foto: Thinkstock
Confira algumas receitas que ficam ótimas com a farinha de chia:
1. Bolo de chia, aveia e castanha
Ingredientes
Modo de preparo
2. Cocada com maracujá e chia
Ingredientes
Modo de preparo
Bolo integral com chia
Ingredientes
Modo de preparo
Agora você já tem ótimos motivos para incluir a farinha de chia na sua alimentação. Lembre-se: além dessas receitas, ela é uma boa opção para substituir a farinha de trigo em muitas outras preparações. Use a criatividade e crie vários pratos funcionais!