42 receitas de cuscuz que fazem sucesso nas diferentes regiões do Brasil

Independentemente do tipo do cuscuz, não existe uma receita única, é sempre possível inovar, utilizando os ingredientes que você mais gosta

Escrito por Tais Romanelli
Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

O cuscuz faz muito sucesso no Brasil – embora com suas particularidades nos diferentes cantos do país! O cuscuz paulista, por exemplo, muito consumido na região sudeste do Brasil, é feito à base de farinha de milho e é totalmente versátil, podendo ser feito, por exemplo, com frango, camarão, peixe e de muitas outras maneiras!

Já o cuscuz nordestino, diferentemente do paulista que é cheio de ingredientes, é um cuscuz simples que pode ser consumido, por exemplo, somente com manteiga por cima.

O cuscuz marroquino, por vez, é encontrado facilmente em empórios gourmets ou na área de importados dos supermercados, sendo ingrediente curinga para se ter em casa, podendo ser colocado nas mais variadas receitas.

Além disso, independentemente do tipo do cuscuz, não existe uma receita única, que precise ser seguida à risca. É sempre possível inovar, fazendo pratos com os ingredientes que você mais gosta ou, simplesmente, que tem casa! Por tudo isso, com certeza você vai se inspirar com as receitas abaixo!

Cuscuz nordestino

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

1. Cuscuz nordestino: diferentemente do cuscuz paulista (que é cheio de ingredientes), o cuscuz nordestino é simples e pode ser consumido com carne de sol, por exemplo, ou com só com manteiga por cima.

Leia também: 20 receitas de saladas leves e saborosas

2. Cuscuz de micro-ondas: prático e gostoso. Mas, como toda comida de micro-ondas, deve ser consumido imediatamente, senão, fica borrachudo. Boa dica para um jantarzinho rápido durante a semana.

3. Cuscuz recheado com charque e creme de queijo coalho: uma receita diferente e muito saborosa, ideal para quem gosta de se aventurar na cozinha, fazendo sempre receitas novas. O charque molinho dentro da massa e o creme de queijo que vai por cima não poderiam combinar mais.

4. Cuscuz à italiana: você usará, basicamente, requeijão, molho de tomate, presunto, queijo e orégano. O preparo é no micro-ondas. Uma receita prática, diferente e saborosa.

5. Cuscuz de milho com queijo coalho: um prato fácil de fazer em que você usará somente milho para cuscuz, manteiga, queijo coalho e sal. Boa dica para um jantarzinho rápido durante a semana.

6. Cuscuz nordestino com pimentão: um prato diferente e cheio de sabor. Você usará milharina, água para hidratar e água para o cozimento. Para incrementar o cuscuz, refogado de pimentão que carameliza e dá ao cuscuz um toque especial e maravilhosamente perfeito.

Leia também: 100 receitas sem lactose para refeições saudáveis e saborosas

7. Cuscuz de trás pra frente: a dica principal desta receita é colocar um pouco de manteiga em cima do cuscuz, já com o fogo desligado. A manteiga vai derreter e penetrar na massa, deixando-a molhadinha e com um toque especial.

Cuscuz marroquino

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

8. Cuscuz marroquino: prato ideal para aqueles dias corridos da semana! Isso porque é delicioso, prático, faz pouca sujeira e fica pronto em alguns minutos. A receita serve até quatro pessoas.

9. Cuscuz de caldo verde: além de saboroso, é um prato bem prático. É econômico, rende bastante, é rápido de preparar e extremamente versátil. Serve como entrada ou prato principal, com carne ou alguma opção vegetariana.

10. Cuscuz com quiabo: o rendimento da receita é para duas pessoas. Você usará cuscuz marroquino, água, azeite, manteiga sem sal, caldo de carne, filé mignon suíno defumado, quiabos, cebola, alho, salsinha e sal.

11. Cuscuz de atum e tomate seco: você usará cuscuz, tomate seco em azeite, água, sal, azeite, limão, mel, atum e cebolinha. É o prato ideal para uma refeição leve, além de ser rápido e fácil de fazer.

Leia também: 22 receitas de batata recheada deliciosas e fáceis de preparar

12. Cuscuz com ratatouille: a mistura com o tradicional prato francês que ficou mais conhecido ainda por conta do filme do “ratinho cozinheiro” fica espetacular. E a vantagem é que como a receita leva apenas vegetais, você pode servir com carne, ave ou peixe.

13. Cuscuz com damasco e passas: um prato delicioso, diferente e com sabores marcantes. Você vai precisar de damasco azedo, uva-passa branca, uva-passa preta, cebola, vinho branco, cuscuz marroquino, água fervendo, manteiga, sal e pimenta moída.

14. Cuscuz com salsicha merguez: a merguez é uma salsicha diferente, com sabor bem característico, por isso, dá a esse prato um toque todo especial e marcante. Vale a pena provar!

15. Cuscuz com cogumelos ao molho balsâmico: você vai utilizar, basicamente, o cuscuz marroquino, cogumelos paris frescos, aceto balsâmico, queijo meia-cura, azeite e sal. O resultado é um prato completo e delicioso.

16. Cuscuz com limão, frango e mel: um prato saboroso para o qual você vai utilizar, além dos ingredientes principais, sal, mostarda, caldo de galinha, alho e coentro.

Leia também: 34 receitas deliciosas e diferentes de torta de frango

Cuscuz paulista

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

17. Cuscuz paulista de palmito: um prato delicioso e muito simples de fazer, além de ser bonito e colorido. Acompanha bem um almoço de domingo, uma refeição leve de dia de semana e até mesmo um bom churrasco.

18. Cuscuz paulista com ovo de codorna: diferente e prático, esse minicuscuz é uma excelente e bela entrada individual. E o toque de leite de coco o deixa ainda mais saboroso, vale a pena provar!

19. Cuscuz de calabresa: prático, é feito com azeite, cebola, alho, calabresa picadinha bem miúda, farinha de milho, ervilha fresca, milho verde, extrato de tomate, pimentão vermelho, azeitonas, caldo de legumes, sal e pimenta-do-rieno;

20. Cuscuz paulista de fim de mês: prático e econômico, esse cuscuz foi feito com fubá, água, cebola, tomate, pimentão, alho, sal, pimenta, queijo parmesão, manteiga, sardinha, salsinha, cenoura e ovos. Mas você pode fazer também com o que tiver em casa!

21. Cuscuz de peru ao coco, açafrão e pimenta: cuscuz paulista é um prato versátil, que pode levar frutos do mar, legumes, galinha. Este, em especial, destaca-se pelo peito de peru desfiado, toque de coco e palmito pupunha. Boa opção para variar o cardápio.

22. Cuscuz de camarão: gostoso, bonito e fácil de fazer. Boa dica para quem adora camarão! Além do camarão, você utilizará azeite, cebola, alho, farinha de milho, ervilha fresca, molho de tomate, azeitona, sardinha, ovo, caldo de legumes, sal, salsinha e pimenta-do-reino.

23. Cuscuz de berinjela: rende seis porções. Boa dica para quem não come carne. Para servir a dica é decorar as laterais do cuscuz com tiras de pimentão vermelho e folhas de salsa.

24. Cuscuz maré cheia: reza a lenda que esse cuscuz traz fartura e boa sorte quando comido no Ano Novo. Independentemente disso, é um prato fácil de preparar e muito saboroso. Vale a pena experimentar!

25. Cuscuz paulista rico: um cuscuz ótimo para dias de festa! Completo como deve ser, leva sardinha, camarão e ovo. Saboroso, fácil de fazer e com uma apresentação incrível.

26. Cuscuz de legumes: uma receita vegan e sem glúten. Rende em média para oito pessoas como acompanhamento. O tempo de preparo é aproximadamente 20 minutos e mais 3 horas para poder servir.

Cuscuz doce

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

27. Cuscuz com coco: boa dica para uma sobremesa simples, mas muito saborosa. Você usará, basicamente, coco ralado seco, leite de coco, leite, açúcar, sal e água.

28. Cuscuz de tapioca, com abacaxi e coco: embora seja uma receita aparentemente simples, resulta numa sobremesa deliciosa. Você só precisa de farinha de tapioca, abacaxi, água, açúcar demerara, leite de coco, coco relado e óleo de coco.

29. Doce de cuscuz, caramelo de framboesa e iogurte grego: sobremesa diferente e muito gostosa que rende para seis pessoas. Você põe o cuscuz no fundo do copo, cobre com o caramelo de framboesas e termina com o iogurte grego açucarado.

30. Cuscuz de tapioca com coco queimado e leite condensado: uma receita que não poderia ser mais simples, pois nem ao forno vai, mas que resulta numa sobremesa deliciosa. Ideal para servir após um almoço familiar.

31. Cuscuz de tapioca diet: uma sobremesa típica do nordeste que é uma delícia e fácil de fazer, além de não ter açúcar. Você usará apenas leite de arroz, tapioca, leite de coco, adoçante e coco relado fresco.

Mais receitas com cuscuz

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

32. Tapioca de cuscuz: sabe aquele restinho de cuscuz que sobra e você fica com pena de jogar fora? É só misturar com a goma e preparar essa tapioca deliciosa! Para o recheio, uma charque desfiadinha e queijo coalho.

33. Cuscuz torrado: você vai torrar o cuscuz adormecido. É um processo supersimples mas que resulta numa comidinha bem saborosa. Vale a pena provar.

34. Polenta cremosa de cuscuz: uma polenta cremosa feita com farinha de cuscuz. Fica bonita e deliciosa. Para acompanhar, a dica é peito de frango desfiado no molho de tomate levemente apimentado.

35. Tomate recheado com cuscuz e queijo feta: uma opção diferente e extremamente saborosa. Você usará tomates médios, cuscuz, água quente, manteiga, cebola, alho, salsa, queijo feta, azeite, sal e pimenta preta.

36. Cogumelos recheados com cuscuz: uma receita saudável, que é leve mas sacia bem. Você precisará de cogumelos, azeite, alho, pimentão vermelho, tomate, cuscuz, água, sal, pimenta e mussarela light.

37. Enroladinhos de couve com cuscuz e abobrinha: receita vegana, muito fácil e rende duas poções. Você usará cuscuz marroquino, água, azeite, sal, pimenta, couve, cebola, abobrinha, pimentão vermelho, salsão e óleo vegetal.

38. Chuchu recheado com cuscuz e camarão: receita prática e gostosa, ideal para uma refeição completa. Você usará chuchus, chalotas, alho, azeite, pimentão vermelho, cuscuz, caldo de camarão, camarão com a casca, salsa, limão, sal, pimenta preta e queijo mussarela ralado.

39. Salada de cuscuz grega: boa dica para os dias quentes, que pedem pratos mais leves e com sabores mais frescos. Esta receita de inspiração grega é preparada com o queijo feta, azeitonas e tomates, e é perfeita como entrada, acompanhamento de carne ou peixe, ou até mesmo como prato principal.

40. Salada de abobora e beterraba com cuscuz: receita que rende para quatro pessoas. Você usará cuscuz, água, queijo feta, beterraba, abóbora, rúcula, azeite e vinagre de vinho tinto, pasta de harissa, sal e pimenta.

41. Pão de cuscuz: um pão muito bom para ser saboreado com manteiga. Para fazê-lo, você usará apenas manteiga, óleo de milho, açúcar, ovo, leite, iogurte natural, flocão de milho, farinha de trigo, fermento, bicarbonato e sal.

42. Bolo de cuscuz: uma ótima opção para reaproveitar o cuscuz (muito consumido no Nordeste). Além dele, você usará ovos, açúcar, leite, leite de coco, manteiga, coco ralado e fermento para bolo.

Agora você já sabe que falar em cuscuz é ter mil e uma possibilidades na cozinha! Que tal inspirar-se com a receita que mais gostou e usar a criatividade para criar o seu próprio prato?! Fica a sugestão!

Dicas pela Web