8 exercícios para coxa para desenvolver e tonificar a região

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Em 13.12.21

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Em 13.12.21

Tonificar o corpo é um dos muitos objetivos que levam mulheres a iniciarem uma atividade física, além de melhorar a saúde mental e o equilíbrio. Uma das áreas mais trabalhadas com intuito de fortalecimento são as pernas. E para ajudar mulheres a obterem o corpo que desejam, a personal trainer Bruna Barbosa (Cref 047836-G/RJ) selecionou 8 exercícios para coxa para realizar na academia e em casa. Veja quais são no próximo tópico.

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Índice do conteúdo:

8 exercícios para ter a coxa dos seus sonhos

Antes de iniciar qualquer exercício de musculação, Bruna lembra ser muito importante consultar um profissional. Apenas ele irá montar um treino que considera não só os objetivos do aluno, mas também sua condição física.

Segundo a personal, o professor irá avaliar fatores como postura e fazer a anamnese, um questionário sobre possíveis dores, reclamações e outras informações importantes para a montagem do treino e que só podem ser feitos por um profissional em educação física. Dessa forma, “evitando risco de lesões e erro de execução do movimento”, diz a professora. A seguir, confira as indicações da personal.

1. Leg press horizontal

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Conforme a professora, esse é um dos exercícios para coxa indicado para iniciantes e deve ser feito na academia. Basta colocar os pés em paralelo no aparelho e empurrar, como mostra a imagem.

2. Flexão de quadril com caneleira

Bruna explica que este é um movimento unilateral e realizado em pé. Com a caneleira no tornozelo, a aluna deve subir e descer o joelho.

3. Cadeira extensora

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Também indicado para iniciantes, essa máquina “é específica para a musculatura do quadríceps”, diz a personal. Basta sentar e estender os joelhos, ela ensina.

4. Avanço

“Em pé, avançar uma das pernas a frente e retornar para o ponto inicial”, ensina a profissional de educação física.

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5. Agachamento livre

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Bruna explica que este exercício consiste em deixar os pés abertos e paralelos, agachar e levantar.

6. Agachamento sumô

Quase igual ao anterior, o agachamento sumô muda apenas a posição dos pés, que devem estar “levemente abduzidos”. E para quem não sabe o que significa, a professora esclarece: “ponta do pé rotacionado para fora.”, ela diz.

7. Agachamento isométrico

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“Posição de agachamento, parado por alguns segundos”, diz Bruna.

8. Agachamento com salto

Este exercício para coxa consiste em iniciar na posição de agachamento e saltar em seguida.

Todos os exercícios citados também servem para engrossar a coxa e para flacidez. Bruna Barbosa afirma que para atender esses objetivos, basta utilizar uma carga, pois isso aumenta a massa muscular e o tônus.

Exercícios de coxa para se fazer em casa

Mas se você gosta da sensação de uma aula coletiva, com o professor conversando com você, separamos 4 vídeos que vão te ensinar a aplicar os exercícios indicados pela personal.

Como trabalhar a parte interna da coxa

Neste vídeo, a professora de educação física monta uma série com três exercícios para desenvolver a parte interna da coxa. Ela faz a aula com você, indicando as sensações que deve ter para saber se está sendo eficaz.

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Agachamentos sem carga

Aqui, a profissional faz os agachamentos citados neste texto sem adição de carga: sumô, livre, isométrico e com salto. O treino dura só 5 minutos, ideal para fazer entre um compromisso e outro.

Bônus: treino de glúteos

Neste, os exercícios feitos pela professora ajudam a tonificar os glúteos também! Também é um treino rápido e ideal para quem não tem muito tempo e deseja se exercitar.

Flexão de quadril em pé

Este vídeo ensina apenas a flexão de quadril indicada por Bruna. Entretanto, a profissional deste vídeo usa uma fita em vez da caneleira – ambas tem a mesma função. Aproveite que é um vídeo curtinho e o adicione a outros treinos vistos aqui!

“A musculação é uma das atividades físicas mais relevantes para quem busca ganhar massa muscular. Importante também na reabilitação física e funcional das articulações, prevenindo e tratando lesões e doenças musculoesqueléticas. Auxilia também no aumento do gasto calórico basal, melhora cardio respiratória, dentre outros benefício”, afirma Bruna Barbosa.

Se você se animou em fazer uma atividade física, aproveite conteúdos sobre exercícios aeróbicos, para iniciantes e tudo isso sem sair de casa!

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As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Assuntos: Boa forma, Corpo, Fitness