8 exercícios para coxa que ajudam a desenvolver e tonificar a região

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Atualizado em 24.01.22

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Atualizado em 24.01.22

Tonificar o corpo é um dos objetivos que levam mulheres a iniciarem atividades físicas, além de melhorar a saúde mental e o equilíbrio. Uma área muito trabalhada para fortalecimento são as pernas. Para te ajudar nessa missão, a personal trainer Bruna Barbosa (CREF 047836-G/RJ) selecionou exercícios para coxa que podem ser feitos na academia ou em casa. Confira!

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Índice do conteúdo:

8 exercícios para ter a coxa dos seus sonhos

Antes de iniciar qualquer exercício de musculação, Bruna lembra que é muito importante consultar um(a) profissional. Apenas ele(a) irá montar um treino que considera não só os objetivos do aluno, mas também sua condição física.

Segundo a personal, o(a) professor(a) irá avaliar fatores como postura e fazer a anamnese, um questionário sobre possíveis dores, reclamações e outras informações importantes para a montagem do treino e que só podem ser feitos por um profissional em educação física. Dessa forma, “evitando risco de lesões e erro de execução do movimento”, complementa. A seguir, confira as indicações da personal:

1. Leg press horizontal

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Conforme a professora, esse é um dos exercícios para coxa indicados para iniciantes e deve ser feito na academia. Basta colocar os pés em paralelo no aparelho e empurrar, como mostra a imagem.

2. Flexão de quadril com caneleira

Bruna explica que esse é um movimento unilateral e realizado em pé. Com a caneleira no tornozelo, a aluna deve subir e descer o joelho.

3. Cadeira extensora

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Também indicado para iniciantes, essa máquina “é específica para a musculatura do quadríceps”, diz a personal. Basta sentar e estender os joelhos, ela ensina.

4. Avanço

“Em pé, avançar uma das pernas à frente e retornar para o ponto inicial”, ensina a profissional de educação física.

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5. Agachamento livre

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Bruna explica que esse exercício consiste em deixar os pés abertos e paralelos, agachar e levantar.

6. Agachamento sumô

Quase igual ao anterior, o agachamento sumô muda apenas a posição dos pés, que devem estar “levemente abduzidos”. E para quem não sabe o que significa, a professora esclarece: “ponta do pé rotacionado para fora”, ela diz.

7. Agachamento isométrico

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“Posição de agachamento, parado por alguns segundos”, diz Bruna.

8. Agachamento com salto

Esse exercício para coxa consiste em iniciar na posição de agachamento e saltar em seguida.

Todos os exercícios citados também servem para engrossar a coxa e para flacidez. Bruna Barbosa afirma que, para atender a esses objetivos, basta utilizar uma carga, pois isso aumenta a massa muscular e o tônus.

Exercícios de coxa para você fazer em casa

Se você gosta da sensação de uma aula coletiva, com o(a) professor(a) conversando com você, os vídeos abaixo vão te ensinar a aplicar os exercícios indicados pela personal. Acompanhe:

Como trabalhar a parte interna da coxa

Neste vídeo, a professora de educação física monta uma série com três exercícios para desenvolver a parte interna da coxa. Ela faz a aula com você, indicando as sensações que deve ter para saber se está sendo eficaz.

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Agachamentos sem carga

Aqui, a profissional faz os agachamentos citados neste texto sem adição de carga: sumô, livre, isométrico e com salto. O treino dura só 5 minutos, ideal para fazer entre um compromisso e outro.

Bônus: treino de glúteos

Neste, os exercícios feitos pela professora ajudam a tonificar os glúteos também! Também é um treino rápido e ideal para quem não tem muito tempo e deseja se exercitar.

Flexão de quadril em pé

Este vídeo ensina apenas a flexão de quadril indicada por Bruna. Entretanto, a profissional usa uma fita em vez da caneleira – ambas têm a mesma função. Aproveite que é um vídeo curtinho e o adicione a outros treinos vistos aqui!

“A musculação é uma das atividades físicas mais relevantes para quem busca ganhar massa muscular. Importante também na reabilitação física e funcional das articulações, prevenindo e tratando lesões e doenças musculoesqueléticas. Auxilia também no aumento do gasto calórico basal, melhora cardiorrespiratória, dentre outros benefícios”, finaliza Bruna Barbosa.

Se animou para fazer uma atividade física? Aproveite também estas dicas sobre exercícios para iniciantes que você pode fazer sem sair de casa!

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Assuntos: Boa forma, Corpo, Fitness