Bem-estar

10 opções de exercício para braços que vão fortalecer seu corpo

Canva

Atualizado em 26.02.24

Praticar atividades físicas traz inúmeros benefícios para o corpo e mente. Seja praticando exercícios em casa ou na academia o que vale é se movimentar! A dica de hoje é para quem está querendo fortalecer e tonificar os membros superiores. Para te ajudar, conversamos com a personal Camila Bueno que, deixou dicas exclusivas de exercícios para braço que prometem bons resultados.

10 tipos de exercício para braço para incluir em sua rotina

Segundo a personal Camila, treinar os membros superiores “ajuda a tonificar, enrijecer, diminuir gordura e melhorar a densidade óssea, prevenindo a osteoporose”. Para ela, os benefícios vão além da estética, eles influenciam também na qualidade de vida. Confira abaixo os melhores exercícios para braço e como fazer cada um deles:

1. Flexão de braço

Deite de barriga para baixo em um colchonete e apoie os joelhos no chão. Coloque as mãos ao lado do peito e eleve o tronco até a altura do quadril. Faça uma pausa e repita o movimento.

2. Supino com halteres

Publicidade

Sente em um banco reto, apoie um haltere em cada coxa e, em um impulso das pernas, suba os pesos enquanto deita o corpo no banco. Segure os halteres no alto, na linha do peitoral, formando um ângulo de 90º, e flexione os cotovelos para baixo até os pesos chegarem na altura do peito. Volte para posição inicial e repita o movimento.

3. Remada com elástico

Sobre um colchonete, sente-se esticando as pernas para a frente, segure as pontas do elástico e envolva-o nos pés. Em seguida, puxe as mãos em direção ao corpo, flexionando os cotovelos. Depois volte para posição inicial e repita o movimento.

4. Remada curvada com halteres

Com os halteres nas mãos, afaste os pés na largura do ombro. Depois, incline o corpo jogando o quadril para trás sem dobrar os joelhos e com a cabeça alinhada à coluna. Faça o movimento de puxar os pesos em direção ao quadril, flexionando os cotovelos e mantendo a postura.

5. Remada unilateral com elástico

Em pé, pise no elástico, segure uma ponta com uma das mãos e flexione o joelho levemente. Em seguida, afaste um pouco outra perna e mantenha o corpo levante inclinado. Puxe o elástico em direção ao corpo por algumas vezes. Repita o exercício com a outra perna e o outro braço.

Publicidade

6. Rosca direta com halteres ou elástico

Em pé, mantenha as pernas levemente flexionadas. Segurando os pesos, levante os antebraços mantendo a parte de cima dos braços alinhados ao tronco. Faça algumas repetições e descanse. Se quiser, você pode utilizar o elástico nesse exercício.

7. Tríceps francesa com halteres

Estique os dois braços para cima paralelamente segurando os pesos. Flexione os dois ao mesmo tempo formando um ângulo de 90° para trás. Volte os braços para a posição inicial e repita o processo.

8. Tríceps no banco

Sente-se em uma cadeira e coloque as palmas das mãos no acento, de forma que elas fiquem em uma distância um pouco maior que a largura dos ombros. Estenda as pernas apoiando os calcanhares no chão, retirando o quadril da cadeira. Então, desça o quadril flexionando os cotovelos em 90º. Uma dica: não deixe o corpo muito afastado da cadeira para realizar esse exercício para braço.

9. Desenvolvimento com halteres ou elástico

Sentada ou em pé, mantenha os braços abertos com os cotovelos flexionados e os halteres para cima. Empurre os pesos, erguendo os braços ao lado da cabeça e depois volte para a posição inicial. Repita os exercícios algumas vezes e se quiser, use o elástico nesse exercício.

Publicidade

10. Elevação frontal com halteres ou elástico

Coloque uma perna na frente da outra deixando-as levemente afastadas. Segure os alteres com as mãos voltadas para baixo e alinhe os pesos. Então, levante os braços até a altura do peito e volte para a posição inicial.

Caso você não tenha halteres, a profissional Camila deu a dica de utilizar garrafas PET, produtos de limpeza, livros ou qualquer outro material pesado como peso alternativo. A profissional também aconselha que: “o ideal não é realizar os 10 exercícios no mesmo dia”. A principal dica é respeitar o seu corpo e fazer os treinos no seu ritmo!

Dicas valiosas para bons resultados

Iniciar uma rotina de atividade física pode parecer complicado para quem está começando. Então, veja a seguir algumas dicas da personal Camila que vão ajudar você a atingir seus objetivos mais facilmente:

  • Comece aos poucos: para criar uma boa rotina, Camila recomenda começar os treinos gradualmente. Para a personal, o ideal é começar “estabelecendo 1 ou 2 dias da semana para treinar os membros superiores”. Resumindo, seja organizada!
  • Mantenha o foco: é importante ter foco enquanto realiza a atividade física, por isso escolha um bom horário para treinar e evite distrações.
  • Tenha paciência: os resultados demoram para aparecer, mas não se sinta desmotivada. Para a profissional: “a frequência, a paciência e a constância são os fatores que farão você a chegar ao seu objetivo. Então, por mais lento que pareça, os resultados vão aparecer e o processo vai valer a pena!”. Ou seja, forças guerreira!
  • Consulte um profissional especializado: é possível treinar em casa, porém, Camila destacou a importância de procurar um profissional, já que ele vai te ajudar a organizar os treinos e executar os exercícios correntemente.

Curtiu essas dicas de exercício para braço? O mais importante é você estar saudável e de bem consigo mesma! E se você está iniciando a sua rotina de atividades físicas, veja quais são as melhores opções de exercícios para iniciantes.

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Dos assuntos cotidianos, como moda, beleza e saúde, às causas feministas, estamos juntas em todas as buscas da sua jornada!