Saiba como desinchar rapidamente com 6 dicas de uma nutricionista e receitas

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Atualizado em 08.01.21

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Atualizado em 08.01.21

Você já acordou e sentiu seu corpo inchado da noite para o dia? Pois é, a situação é comum, principalmente para quem consome alimentos com muito sal e costuma ingerir bebidas alcoólicas regularmente. Se você quer reverter essa situação, acompanhe a matéria a seguir e entenda como desinchar!

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6 maneiras de desinchar

De acordo com a Dra. Ana Lúcia Lemos (CRN10-7399), nutricionista funcional, parte da inchação hídrica está relacionada à idade fértil de algumas mulheres, especialmente devido à composição hormonal. Geralmente, o inchaço incômodo provém de um processo de intoxicação e inflamação – e, para que isso seja trabalhado de forma efetiva, é preciso retirar os fortes agressores e impactadores da inchação. Veja as dicas da profissional:

1. Reduza o consumo de sódio, laticínios e industrializados

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O sódio é um dos elementos que faz o corpo reter líquidos, então, para desinchar, reduza o seu consumo, atentando-se também para produtos industrializados, embutidos e refrigerantes. A dica da nutricionista do SESI/SC, Márcia Burin (CRN10-0257), é começar a consumir alimentos processados em pequenas quantidades.

Ademais, se o seu consumo de laticínios é alto ou moderado, é importante reduzi-lo também. A Dra. Ana recomenda: “Comece a compor as refeições com uma carga glicêmica mais baixa – menos refinados, farinhas, e mais fibras, vitaminas minerais e alimentos densamente nutritivos, mas com carga calórica pouco densa, como vegetais”.

2. Evite bebidas alcoólicas e gordura saturada

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De acordo com a Dra. Ana, o álcool é um componente que retém líquido, e é possível perceber essa mudança logo após um churrasco de fim de semana, por exemplo. Para que o corpo não sofra as consequências da ingestão excessiva de bebidas alcóolicas, a OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda limitar o consumo de álcool a 30 gramas por dia.

Além disso, se você costuma comer uma porção de carne junto da bebida, é importante reduzir o seu consumo também, pois a carne vermelha é um concentrador de gordura saturada. A Dra. Ana ainda acrescenta: “Além de tudo isso, é preciso ajustar o consumo proteico individual, pois, se a proteína estiver muito baixa, também pode desencadear o processo de inchaço”.

3. Hidrate-se

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É fundamental ingerir água para evitar o sintoma do inchaço. O ideal, segundo a nutricionista Ana Lúcia Lemos, é beber 30ml de água por cada quilo seu – essa é, segundo ela, uma quantidade moderada e aceitável. Além de suprir as necessidades do corpo, a água é excelente para melhorar a absorção dos nutrientes e facilitar a digestão. Veja aqui mais motivos para beber água.

4. Introduza mais fibras no cardápio

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A Dra. Ana Lúcia ainda recomenda, para a diminuição do inchaço, o aumento do consumo de fibras. Pode ser através de vegetais, frutas, batata yacon e biomassa de banana verde, para citar alguns exemplos. Ela explica que, quando o intestino funciona adequadamente, o processo de desintoxicação do fígado ocorre mais facilmente.

5. Aumente o consumo de Vitamina C e mais

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Um importante fator para controlar o inchaço é aumentar a ingestão de alimentos ricos em Vitamina C, como laranja, mexerica, morango, acerola e caju. Também adicione às refeições porções de cereais integrais, abóbora, mirtilo, açaí (puro, sem adição de glucose), brócolis, agrião e repolho – esses últimos possuem ação desintoxicante e, segundo a Dra. Ana, são essenciais na alimentação diária.

Durma bem e pratique atividades físicas

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Como desinchar de forma fácil? Resposta: durma bem. Faça de uma boa noite de sono sua prioridade, pois, de acordo com a Dra. Ana, é à noite que se dá o processo mais significativo de desintoxicação. Para que o sucesso seja garantido, adicione ao combo a prática diária de atividades físicas.

A combinação de todas as dicas sobre como desinchar resulta em um corpo saudável e lhe proporciona muito mais bem-estar. E aí, pronta para mudar a sua rotina?

Dúvidas sobre como desinchar

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Agora que você já sabe como desinchar de maneira saudável, está na hora de entender se outros fatores, como procedimentos estéticos, por exemplo, ajudam ou não a acabar com o inchaço. Confira as recomendações da Dra. Ana Lúcia e tire suas dúvidas:

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Drenagem linfática ajuda a desinchar? Para a Dra. Ana Lúcia Lemos, a prática contribui para diminuir o inchaço, mas seu benefício será muito marginal caso você não tenha hábitos alimentares que ajam para uma composição corporal mais fluida.

O que tomar pela manhã para reduzir o inchaço? A dica da nutricionista é tomar um suco natural que ajuda a jogar fora tudo o que o corpo processou durante a noite. Para fazê-lo, bata 150ml de chá verde gelado no liquidificador, junto com kiwi, folha de couve, lasca de gengibre e 10g de colágeno hidrolisado. Beba na mesma hora.

Existe algum chá para alívio do inchaço? Segundo a profissional, consumir chá de maçã, chá verde ou branco é interessante, pois eles possuem uma ação diurética importante. Tome pelo menos 3 xícaras ao dia e atente-se ao horário para evitar o estímulo excessivo de cortisol.

Bons hábitos alimentares, noites bem dormidas e atividades físicas regulares formam o combo perfeito para acabar com o inchaço. Já sabe como colocar tudo isso em prática no dia a dia?

Vídeos com dicas e receitas para acabar com o inchaço!

Se você quer entender como pode incorporar todas essas recomendações na rotina de forma prática, assista aos vídeos a seguir com dicas e receitas superfáceis para desinchar.

Como desinchar o corpo rapidamente

Tem dias que nosso corpo está com mais água do que precisa, retendo líquido e causando aquela sensação de mal-estar. Para resolver isso de forma rápida, acompanhe as dicas e recomendações do Laércio, Personal Trainer (CREF 095569-G/SP) e dê adeus ao inchaço!

Suco detox para desinchar

Um bom suco matinal pode ser tudo o que você precisa para começar o dia bem e se sentir menos inchada. Neste vídeo, a nutricionista Patrícia Leite mostra como fazer um suco poderoso para perder barriga, desinchar e acelerar o metabolismo. Aliado a uma boa dieta, ele lhe surpreenderá. Assista!

Dicas e Alimentos para desinchar e perder peso

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Que tal fazer ajustes fáceis na sua rotina alimentar e aprender a desinchar o corpo de forma natural? A nutricionista Patrícia Leite dá dicas imperdíveis de alimentos e receitas para você nunca mais se preocupar com o inchaço. Dê o play e confira!

Hidrate-se para desinchar com suco diurético

Para diminuir o inchaço, um bom suco faz toda a diferença. Aqui, a nutricionista Priscila Ribeiro dá uma opção diferentona e saborosa de suco diurético. Leva melancia, limão, e é superfácil de fazer. Vale a pena conferir!

Descubra o melhor chá para desinchar

Neste vídeo, Letycia Cardoso convida a nutricionista Lauriane Barbosa para acabar de vez com as suas dúvidas. Aperte o play e descubra quais são os melhores chás para desinchar, dormir e até melhorar as articulações.

E para você que ama novidade e praticidade, o Desinchá é mais uma opção de chá para garantir a diminuição do inchaço do corpo e acelerar o metabolismo. Pronta para melhorar a sua saúde e qualidade de vida?

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Assuntos: Bem-Estar, Corpo