Dicas de Mulher Dicas de Saúde

5 exercícios simples para perder barriga rápido

Com exercícios simples e uma boa alimentação, você consegue perder aquela gordurinha abdominal chata e insistente

em 06/03/2017

Foto: iStock

Não há regras para o corpo. Cada um deve se sentir bem com aquilo que acredita ser o melhor para si mesmo. Muitas pessoas possuem objetivos bem específicos quanto ao corpo, como chegar a um determinado peso, vestir determinado número de roupa, ter um corpo mais musculoso ou mais definido.

Porém, essa tem que ser uma vontade sua, sem cobranças externas ou sociais. Tem que ser algo que seja você de fato queira mesmo. Se um dos seus objetivos for perder barriga, você está no lugar certo.

Ninguém deve oferecer coisas milagrosas para chegar a esse objetivo, ou impor que você deva ter uma barriga chapada. O importante é o seu bem-estar e ter consciência de que, para chegar no objetivo que deseja, paciência e disciplina são fatores importantes.

Alimentação: sua maior aliada para perder a barriga

Foto: iStock

O processo de perda de gordura abdominal está diretamente ligado com a alimentação. Você pode fazer exercícios até ficar esgotada, mas se a sua alimentação não estiver em dia, infelizmente os efeitos serão minimizados.

Segundo a nutricionista Regina Moraes Teixeira, especialista em reeducação alimentar, “a alimentação saudável é essencial para o bom funcionamento do organismo”. Ela ainda afirma que, “quando comemos mal ou em excesso, há um acúmulo em forma de gordura no tecido corporal. Ou seja, seu objetivo de reduzir a gordura abdominal é atrapalhado pela má alimentação”.

Então, como usar a alimentação como aliada para alcançar os seus objetivos? A nutricionista Regina dá algumas dicas importantes.

Novos hábitos alimentares

  • Consuma alimentos ricos em fibras (frutas, verduras e legumes), pois elas fazem com que o intestino funcione melhor, além de aumentar a sensação de saciedade;
  • Hidrate-se corretamente, para ajudar no melhor funcionamento do organismo e também eliminar as toxinas do seu corpo;
  • Consuma alimentos que ajudem na regularização do intestino, pois quando há um desequilíbrio das bactérias da região, com maior quantidade de bactérias patogênicas (disbiose), há dificuldade em perder peso;
  • Elimine o açúcar;
  • Reduza o consumo de alimentos industrializados e refinados;
  • Troque carboidratos refinados por carboidratos integrais;
  • Evite alimentos ricos em glúten;
  • Elimine bebidas alcoólicas e refrigerantes da sua dieta, pois causam inchaço abdominal.

Ela também ressalta a importância de procurar um nutricionista para preparar um plano alimentar exclusivo para você, pois “o que funciona para uma pessoa, não necessariamente funcionará para outra, isso porque temos que ter em mente a individualidade bioquímica, ou seja, verificando intolerância alimentares, alergias a determinados alimentos, etc”.

Chás e alimentos termogênicos

Os chás e alimentos termogênicos são aqueles que ajudam a acelerar o metabolismo, fazendo com que ele funcione mais rapidamente. Segundo Regina, eles de fato ajudam na perda de barriga.

Isso porque eles exigem que você se hidrate mais, o que por si só já é uma grande ajuda, principalmente no caso de chás. Ela indica que se opte por chás ou águas aromatizadas para auxiliar nesse objetivo.

Ela também indica o consumo de canela em frutas ou no leite, e gengibre em chás e sucos, pois ambos possuem ações termogênicas e também ajudam na perda de barriga.

Os vilões da perda de barriga

E o que pode atrapalhar seus resultados? A nutricionista ajuda listando alguns itens que prejudicam, contribuindo para o acúmulo de gordura:

  • Alimentação rica em carboidratos refinados;
  • Açúcar;
  • Doces;
  • Bebidas gaseificadas;
  • Álcool;
  • Cigarro.

Regina também fala sobre outros hábitos ruins que podem ser grandes vilões, como falta de mastigação adequada, excesso de comida industrializada e consumo de alimentos quantidade exagerada.

5 exercícios físicos para te ajudar no processo

E para turbinar a perda de peso, junto com a alimentação, os exercícios físicos são aliados ideais. Até porque, eles promovem uma série de benefícios para corpo e mente, que vão muito além da perda de peso.

Segundo Sammia Smirna, educadora física, os melhores exercícios são os aeróbicos, pois “eles solicitam uma maior oxigenação e isso ajuda no processo de emagrecimento.” Ela também ressalta que você não consegue perder massa de gordura apenas em um lugar, ou seja, “o nosso corpo não consegue eliminar a gordura localizada de forma pontual, o emagrecimento é sempre global.” Por isso inevitavelmente você acabará também perdendo peso em outros locais do corpo.

Para ela, os exercícios de força também são importantes aliados, devido ao gasto calórico elevado: “a musculação combinada com a carga adequada é capaz de ‘secar’ a musculatura abdominal”. Além disso, Sammia também ressalta um outro ponto positivo sobre a musculação: como há ganho de massa, ela promove a longo prazo uma perda calórica maior, ajudando na perda de peso.

Para ela, os exercícios de força também são importantes aliados, devido ao gasto calórico elevado. Inclusive, segundo ela, “a musculação combinada com a carga adequada é capaz de ‘secar’ a musculatura abdominal, mais uma vez de forma global”.

Sammia também ressalta um ponto positivo sobre a musculação: como há ganho de massa, ela promove a longo prazo uma perda calórica maior, ajudando na perda de peso.

Veja abaixo os cinco melhores exercícios para perder barriga:

1. Agachamento

Foto: iStock

O agachamento é um dos exercícios mais completos,pois: trabalha pernas, glúteos e abdômen. A execução deve ser feita de forma correta para evitar lesões e dores. Você deve manter o olhar voltado para frente, evitando olhar para baixo. As costas devem ficar retas durante toda a execução. Contraia bem o abdômen, o que ajuda a evitar dores na lombar e estabiliza a coluna. Jogue os glúteos para trás e deixe os pés paralelos ao quadril. Desça como se fosse sentar em uma cadeira, se atentando para não curvar a coluna e nem deixar que os joelhos ultrapassem a linha dos pés. Desça até que os joelhos formem um ângulo de 90° e suba novamente.

2. Prancha lateral com torção

Foto: iStock

A prancha lateral com torção é um exercício isométrico que ajuda a fortalecer bastante a musculatura do core (região central do nosso corpo). Fique de bruços e apoie os antebraços no chão. Estenda as pernas e as apoie com a lateral dos pés no chão, deixando o abdômen levemente torcido. Erga os quadris e segure nessa posição por 20 segundos. Depois vire e faça no outro lado.

3. Prancha frontal

Foto: iStock

A prancha frontal também é outro exercício isométrico. Nesse caso é um pouco mais fácil que a lateral com torção, mas também queima bastante! Apoie os cotovelos e antebraços no chão, de bruços, na mesma direção dos ombros. Alinhe as pontas dos pés com os cotovelos. Contraia o abdômen e mantenha a coluna reta. Tente se manter nessa posição por 30 segundos e descanse. Repita 3 vezes.

4. Agachamento com saltos

Foto: iStock

Junte o agachamento com o salto para ter um gasto calórico maior. O princípio é o mesmo para a parte de agachar. Porém, ao subir, salte sobre os próprios pés, com os braços erguidos para o alto. Ao retornar ao chão, repita o movimento de agachamento. Faça de 12 a 15 repetições.

5. Aeróbicos

Foto: iStock

Os aeróbicos são parte essencial da perda de peso e não podem faltar na hora de correr atrás de perder a barriga. O que não faltam são opções para todos os gostos: corrida, caminhada, natação, spinning, pilates, lutas, bicicleta, entre tantos outros. O importante é você achar um que se alinhe aos seus gostos e também que consiga fazer confortavelmente.

Os resultados podem demorar, mas eles virão, desde que você se comprometa com disciplina e paciência!

Comentários
Dicas relacionadas