Bem-estar

O chá para descer menstruação realmente funciona?

Envato

Atualizado em 03.08.22

A menstruação atrasou e você não sabe o que fazer para que ela desça? Saiba que há alguns chás que causam a contração uterina, estimulando a descamação do útero. Para saber mais sobre o assunto, veja o que a Dra. Ruth Carla Borges, ginecologista, fala sobre o famoso chá para descer menstruação.

Publicidade

Chá para descer a menstruação funciona?

Envato

De acordo com Borges, “apesar dos vários relatos, não há comprovação científica de que realmente os chás provocam a menstruação”. Isso significa que, por mais que alguns chás possuam propriedades medicinais interessantes, pode ser que algumas receitas não funcionem para esta finalidade, ainda mais se isso for feito de maneira incorreta ou sem tomar alguns cuidados.

Chá para descer a menstruação faz mal?

A ginecologista aponta que não há riscos em fazer uso desses chás com a intenção de fazer descer a menstruação. Entretanto, é preciso tomar cuidado, pois alguns deles possuem efeitos colaterais e muitos deles podem ser tóxicos.

Para que tudo dê certo, Borges explica que, antes de utilizá-los, é recomendado um teste de gravidez, para realmente se certificar de que não está grávida. Caso contrário, qualquer chá indicado para fazer descer a menstruação pode afetar gravemente a gestação.

É possível fazer descer a menstruação urgente?

Borges observa que “é preciso entender o que é menstruação e o que é sangramento vaginal, pois a menstruação é um processo complexo, orquestrado pelos hormônios hipofisário e ovarianos. Esse processo provoca a descamação do endométrio, resultando na menstruação propriamente dita”. Por este motivo, é pouco provável que seja possível interromper esse processo a qualquer momento fazendo uso de chás.

Como a menstruação envolve hormônios, é importante considerar que nem todos os ciclos possuem o mesmo período. Às vezes, é importante levar em consideração que os seus hormônios estão mudando e que é normal ter alteração no ciclo. Por este motivo, considere fazer uma visita ao ginecologista e entenda mais sobre menstruação irregular.

Já o sangramento vaginal pode acontecer por causa de diversos fatores. Segundo a ginecologista, as possíveis causam podem ser por conta da “privação, ou seja, quando há interrupção do uso da pílula anticoncepcional, seja pela pausa entre cartelas ou por esquecimento durante o uso do medicamento”.

No campo da ginecologia, algumas pesquisas afirmam que esses sangramentos também podem ser causados por “lesões na vulva, traumas vaginais, tumores no colo do útero, da uretra ou da região anal”. Por isso, é preciso ficar sempre atenta aos sangramentos, sejam eles desejados ou não, e procurar um médico quando algo parecer diferente.

Publicidade

Ou seja, não é possível provocar menstruação com chás. O que pode acontecer é um sangramento vaginal decorrente de contrações uterinas, fazendo com que a parede do útero descame. De qualquer forma, o chá não é uma substância concentrada e nem produzida em laboratórios e, por este motivo, não espere que ele funcione rapidamente.

Chás para descer a menstruação

Envato

Caso você esteja preocupada com a saúde do seu útero e queira testar chás com o intuito de curar alguma eventualidade, confira essa seleção de 5 chás para te auxiliar nesse processo. Além disso, eles podem promover a contração uterina, causando o famoso sangramento vaginal.

Chá de canela

A canela é um dos ingredientes mais famosos para receitas de chá para descer a menstruação. Isso acontece porque a especiaria estimula a contração uterina, além de acelerar o metabolismo e diminuir o açúcar no sangue. Veja como preparar:

  • Coloque duas xícaras de água para ferver;
  • Adicione a canela em pau;
  • Ferva durante 5 minutos;
  • Espere o chá ficar morno;
  • Tire a canela em pau e está pronto para o consumo.

Como você viu, esse chá traz vários benefícios para saúde, pois possui ação antioxidante, agentes anti-inflamatórios, reduz os riscos de doenças cardíacas e ainda aliviam os desconfortos menstruais.

Chá de boldo

O boldo é muito utilizado para tratamento no fígado, pois possui propriedades digestivas e hepáticas. Além disso, ele também ajuda na perda de peso, auxilia no tratamento da gastrite, alivia sintomas de intolerância alimentar e ainda tem efeito calmante. A seguir, veja como preparar:

  • Coloque duas xícaras de água para ferver;
  • Adicione uma colher de chá de boldo picado;
  • Deixe descansar por cerca de 5 a 10 minutos;
  • Coe o chá e tome ainda morno.

Lembre-se sempre de ter cuidado com os efeitos colaterais do boldo, em especial quando consumido em excesso. Dessa forma, você consegue aproveitar os benefícios desse chá, sem comprometer sua saúde.

Chá de gengibre

O gengibre é rico em diversas vitaminas, como A, B2 e B6. Ele ainda possui cobre, magnésio, selênio, potássio e zinco, sendo um ótimo antioxidante, aumenta a imunidade e ainda consegue diminuir o cansaço. Veja como prepará-lo:

  • Coloque uma xícara de água no forno;
  • Espere ferver;
  • Acrescente o gengibre em rodelas na panela com água;
  • Desligue o fogo em seguida, tampe a panela e espere descansar por aproximadamente 10 minutos;
  • Coe o chá e estará pronto para consumo.

O gengibre é um ótimo chá para auxiliar na perda de peso. De cor amarelada e levemente picante, esse chá também é o queridinho dos brasileiros quando se quer tratar dos sintomas da gripe.

Chá de arruda

O chá das folhas de arruda é cheio de substâncias que garantem benefícios, sendo muito indicado para a melhora da saúde. O chá dessa planta possui ação analgésica, calmante, cicatrizante, anti-inflamatória e vermífuga. Veja como fazer:

Publicidade

  • Coloque uma xícara de água para ferver;
  • Acrescente 5 a 10 folhas de arruda na água;
  • Deixe ferver por cerca de 15 a 20 minutos;
  • Após desligar o fogo, deixe amornar, em seguida coe e estará pronto para consumo.

O chá de arruda não é indicado para mulheres que estejam grávidas. Além disso, é preciso ter cuidado com o uso em excesso dessa planta, pois em grandes quantidades pode causar tremedeira, gastroenterites, convulsões, dor abdominal, salivação e fotossensibilidade.

Chá de artemísia

Por fim, a artemísia é utilizada para tratar infecções bacterianas, fúngicas ou virais. Essa planta se tornou popular por conta de sua atuação em quase todo o corpo, aliviando sintomas como a febre, estresse e dores musculares, além de ajudar com cólicas menstruais. Em seguida, veja como preparar o chá:

  • Ferva um litro de água;
  • Coloque um punhado de folhas de artemísia na água fervente;
  • Após fervida, aguarde 10 minutos antes de consumir.

Embora essa erva apresente benefícios em diversos campos, é necessário a consulta prévia de um médico. Lembre-se de que o uso excessivo traz malefícios, principalmente para mulheres grávidas.

Por fim, se você quer fazer o uso de chás para descer a menstruação, é necessário bastante cuidado, pois muitos deles podem ocasionar intoxicação e complicações uterina. Além disso, lembre-se sempre de fazer exames ginecológicos periódicos antes de tomar qualquer decisão por conta própria.

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Jornalista e mulher indígena. Integrante do coletivo de Mulheres Indígenas e Quilombolas da UFG. Faz pesquisas sobre cultura indígena e racismo. Apaixonada por gatos.