5 benefícios do chá de pata-de-vaca e dicas para prepará-lo em casa

Escrito por
Em 12.11.21

iStock

Por                                
Em 12.11.21

A pata-de-vaca, também conhecida como unha-de-boi ou mão-de-vaca, é uma planta originária da mata atlântica brasileira. As suas folhas são muito utilizadas devido às suas propriedades medicinais. Para saber mais sobre o assunto, a nutricionista Joice Oliveira (CRN 09100489), explicou os benefícios do chá de pata-de-vaca, as contraindicações e ensinou como fazê-lo! Confira!

Publicidade

Para que serve o chá de pata-de-vaca

A pata-de-vaca é uma planta brasileira cujo nome científico é Bauhínia forficata, e segundo a nutricionista, “geralmente suas folhas são usadas para auxiliar na diurese e no tratamento de doenças do sistema urinário”.

Como tomar o chá de pata-de-vaca

A profissional comentou que o chá “pode ser ingerido por qualquer adulto e não há um melhor horário para ser consumido”. Porém, existem algumas formas de uso para fins medicinais que podem ser por folhas, casca ou flores. A quantidade adequada deve ser orientada pelo médico ou fitoterapeuta.

5 benefícios do chá de pata-de-vaca que você precisa saber

iStock

A seguir, confira os principais benefícios do chá de pata-de-vaca citados pela nutricionista:

  • Efeito diurético: Joice explicou que o chá “melhora a hidratação do corpo e, por ter efeito diurético, contribui para o bom funcionamento do sistema urinário”;
  • Ajuda a emagrecer: por ter ação diurética, a profissional disse que “o chá auxilia no processo de emagrecimento e diminuição da retenção de líquidos”. Somente a bebida não consegue promover o emagrecimento, é necessário associar com uma dieta balanceada e exercícios físicos;
  • Reduz o risco de infecção urinária: segundo a nutricionista, por ter efeito diurético e estimular a eliminação da urina, o chá também reduz o risco de infecção urinária, um problema muito comum entre as mulheres;
  • Ajuda a eliminar toxinas: a profissional comentou que a bebida “melhora o detox do corpo por causa dos polifenóis”, essas substâncias possuem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes benéficas para a saúde;
  • Ação antioxidante: o extrato das folhas da pata-de-vaca possui potente ação antioxidante, por isso Joice informou que o chá “auxilia no aporte de antioxidantes no organismo”.

Segundo a nutricionista, existem estudos que comprovam a eficácia do chá para controlar o açúcar no sangue. Entretanto, esses trabalhos foram feitos em ratos de laboratório, então não é seguro afirmar que pessoas diabéticas podem ter o mesmo benefício.

Contraindicação do chá de pata-de-vaca para se atentar

A nutricionista informou que o chá de pata-de-vaca só “pode ser tomado por adultos, exceto pessoas que tem hipoglicemia, pressão alta ou por gestantes”. Além disso, ela reforça que é importante se atentar ao uso crônico dessa planta, pois pode causar diarreias crônicas e alterar o funcionamento dos rins devido à função laxativa e diurética.

Como fazer o chá de pata-de-vaca

iStock

Em seguida, confira o passo a passo para fazer o chá de pata-de-vaca indicado por Joice e aproveite todas as suas propriedades:

Publicidade

  1. Ferva 300 ml de água e quando começar a borbulhar, desligue o fogo;
  2. Acrescente um punhado de folhas de pata-de-vaca na água e deixe infusionar por 15 minutos;
  3. Após isso, coe e o chá estará pronto;
  4. Beba em seguida, pois assim, o chá não perde os polifenóis – substâncias que ajudam no detox;
  5. Acrescente na água uma casca de limão ou um pedacinho de gengibre para deixar o chá mais saboroso!

Os chás tem sido muito utilizados para ajudar na prevenção e, até mesmo, auxiliar no tratamento de doenças. Aproveite e saiba mais sobre os benefícios e propriedades do chá de inhame para a saúde!

Este conteúdo foi útil para você?
SimNão

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Assuntos: Alimentação