Chá de orégano: mitos e verdades sobre os seus benefícios

Escrito por
Em 07.08.20

iStock

O orégano é uma erva muito usada na culinária para realçar o sabor e aroma dos pratos em geral. Mas o que muitos não sabem é que o chá de orégano proporciona diversos benefícios à saúde, além de ser muito saboroso. Saiba quais são eles, como preparar o chá e se há alguma contraindicação em consumi-lo. Acompanhe na matéria!

Continua após o anúncio

Benefícios do chá de orégano

iStock

O chá de orégano possui muitas propriedades nutricionais para o nosso organismo. Confira quais são os principais benefícios da bebida, segundo a fitoterapeuta Cintia Menezes (CNT/SP 03800).

  • Fortalece a imunidade;
  • Rico em vitaminas A e C e antioxidantes;
  • É rico em fibras;
  • Evita a retenção de líquido e desidratação;
  • Bom para o coração e controle da pressão arterial;
  • Auxilia no tratamento da insônia;
  • Possui ação antibacteriana e anti-inflamatória;
  • Contém cálcio, ferro, vitamina K e manganês;
  • Auxilia na digestão;
  • É grande aliado contra a gripe;

O orégano é usado há milhares de anos para fins medicinais, desde as civilizações antigas. Aprenda a fazer o chá e aproveite os seus benefícios fitoterápicos!

Como fazer chá de orégano

  1. Em 1 xícara de chá, coloque 1 colher (sopa) de folhas de orégano secas;
  2. Adicione água fervente e abafe com uma tampa;
  3. Beba morno ou frio;
  4. Se preferir, pode adoçá-lo com açúcar ou mel.

É possível fazer combinações com limão, canela, erva-cidreira, hortelã, entre outros ingredientes. Pode-se ingerir o chá antes de dormir, pois ajuda a relaxar o corpo e contribui para um sono mais tranquilo.

Mitos e verdades sobre chá de orégano

iStock

Existem muitas dúvidas acerca dos benefícios desse chá e a eficácia do seu consumo. Confira quais são os mitos e verdades sobre essa bebida!

O chá de orégano contribui para o fortalecimento ósseo?

VERDADE: “os minerais já citados, como manganês, ferro e cálcio, são excelentes para o fortalecimento dos ossos. O orégano possui grande concentração destes nutrientes, sendo indicado como excelente alternativa contra a osteoporose”, aponta a fitoterapeuta.

O chá de orégano elimina as toxinas do corpo?

VERDADE: o consumo do chá proporciona ao organismo um efeito detox e ajuda a eliminar as toxinas do corpo. A fitoterapeuta complementa: “em apenas um ingrediente, podemos encontrar nutrientes como cálcio, ferro, vitamina K e manganês, além de fibras e nutrientes potentes, sem que haja a necessidade de tantas alternativas. Alguns estudos já foram realizados e comprovaram que o orégano proporciona esse efeito no organismo.”

Continua após o anúncio

Chá de orégano é bom para candidíase?

MITO: o chá possui propriedades antifúngicas que podem aliviar a coceira genital causada pela Cândida. Entretanto, somente realizar o banho de assento com o chá não é suficiente para tratar a doença. É indispensável consultar um(a) ginecologista(a) para realizar um diagnóstico preciso e prescrever o tratamento adequado.

Chá de orégano é bom para refluxo?

VERDADE: de acordo com Cíntia, “pode ajudar na digestão, afinal, é uma boa fonte de fibras, além de evitar a retenção de líquido e desidratação. Também combate a flatulência e a sensação de estufamento depois de uma refeição.”

Chá de orégano é bom para emagrecer?

MITO: o orégano possui fibras que ajudam a prolongar a saciedade e contém carvacrol, substância que ajuda a diminuir inchaços. Apesar disso, consumir somente este chá não garante o emagrecimento a longo prazo. É necessário associar o seu consumo a uma dieta balanceada e exercícios físicos.

Chá de orégano é bom para a pele?

VERDADE: a fitoterapeuta informa que “o cervacol e o timol são dois elementos de ação antibacteriana presentes na folha e, devido a esse fator, ambos ajudam na defesa contra possíveis bactérias capazes de atacar a pele”. A erva também contém propriedades antioxidantes, que auxiliam na prevenção do envelhecimento precoce.

O consumo do chá combate infecção urinária?

VERDADE: estudos apontam que o orégano (Origanum Vulgare), por ter atividades antifúngicas, anti-inflamatórios e propriedades antibacterianas, pode auxiliar no combate a doenças do trato urinário.

Ajuda a regular o ciclo menstrual?

VERDADE: o consumo frequente do chá de orégano pode ser benéfico para as mulheres, uma vez que suas propriedades ajudam na regulação do ciclo menstrual. “Durante a menstruação, o chá alivia cólicas, inchaços e até mesmo ajuda a prevenir a menopausa precoce. Pode-se ingerir a bebida de três a quatro vezes ao dia, sem açúcar, de preferência”, acrescenta a fitoterapeuta.

Alertas e contraindicações

Pessoas alérgicas ou intolerantes ao orégano podem apresentar irritação na pele, vômito ou diarreia. Além disso, mulheres grávidas devem ingerir a bebida somente com orientação médica ou de um(a) fitoterapeuta.

É importante ressaltar que o consumo do chá ajuda a prevenir doenças e auxilia na melhora dos sintomas. No entanto, é indispensável buscar ajuda médica para indicar o melhor tratamento. Agora que você já sabe sobre os benefícios do chá de orégano, descubra o poder dos alimentos anti-inflamatórios e inclua-os na sua alimentação diária.

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.