Suco para anemia: 10 receitas para repor vitaminas e minerais

Escrito por
Em 05.05.20

iStock

Os sucos para anemia são capazes de repor nutrientes responsáveis por prevenir e combater a doença. A anemia é causada pela queda de hemoglobina, normalmente decorrente da carência de ferro, vitamina B12, zinco e proteínas. A boa notícia é que existem alimentos que auxiliam na reposição de vitaminas e minerais essenciais. A fitoterapeuta Cíntia Menezes indicou receitas infalíveis de sucos para anemia.

Continua após o anúncio

1. Suco de beterraba com brócolis e couve

iStock

De acordo com a fitoterapeuta, esse suco é ótimo no combate a anemia, pois o brócolis é rico em vitamina B5 e ajuda a combater os sintomas da doença. “A couve é rica em ferro e clorofila, aumenta o nível de oxigênio e a quantidade de hemácias circulantes e, a beterraba é rica em vitaminas A, B1, B2, B5 e vitamina C. Além de potássio, fósforo, zinco e manganês.”

Como fazer

  1. Bata no liquidificador o suco de 2 limões e 2 folhas de couve;
  2. Acrescente 1 ramo de brócolis e meia beterraba crua;
  3. Beba em seguida.

Como consumir: é recomendado consumir 2 copos de 250 ml por dia.

2. Suco para gestantes e lactantes

iStock

Além de repor o ferro, “a beterraba é excelente fonte de vitaminas do complexo B, que previnem a anemia na gestação e contribuem para o desenvolvimento da coluna vertebral da criança”, explica Cíntia. Ela acrescenta que “a vitamina A, presente na cenoura, favorece o desenvolvimento celular do bebê, reforça a adesão da placenta e favorece o bom funcionamento das defesas do corpo que protegem os tecidos da pele.”

Como fazer

  1. Em uma centrífuga de frutas, bata 1 beterraba e 1 cenoura;
  2. Acrescente um pouco de água se a misture ficar grossa.

Como consumir: tome 200 ml do suco 15 minutos antes do almoço.

3. Suco para anemia infantil

iStock

As frutas aumentam a absorção do ferro pelo organismo, principalmente as ricas em vitamina C. As principais frutas que contêm a vitamina são manga, uva, abacaxi, laranja, limão, morango e acerola. “Além de uma boa alimentação e a ingestão de alimentos ricos em ferro, que garantem a quantidade de hemoglobina em seus níveis indicados, existem receitas caseiras que auxiliam na recuperação de vitaminas no sangue”, indica a fitoterapeuta.

Como fazer

  1. Coloque no liquidificador 3 pedaços de abacaxi, 3 talos de salsa, 1 copo de água filtrada e 1 colher de açúcar mascavo;
  2. Bata os ingredientes até toda a fruta ser diluída;
  3. Peneire e beba em seguida;
  4. O abacaxi pode ser substituído por outras frutas ricas em vitamina C, como morango, laranja ou acerola.

Como consumir: essa receita pode ser consumida diariamente, pois, além de nutritiva, o uso do açúcar mascavo é um ótimo atrativo para o paladar dos bebês e deixa o suco muito saboroso.

Continua após o anúncio

4. Suco de melancia e aipo para diabéticos

iStock

Conforme Cíntia, a melancia é considerada fonte de ferro, que é um mineral que ajuda os glóbulos vermelhos a transportarem oxigênio para todas as células do corpo. “Já o aipo, possui propriedades diuréticas que eliminam as toxinas acumuladas, purificam o organismo e ajudam a combater a diabetes. A verdura também é rica em água, potássio, sódio, cálcio, fósforo, ferro e vitaminas B e C.”

Como fazer

  1. Bata no liquidificador 3 fatias de melancia e cerca de 5 cm de talo de aipo;
  2. Adicione um pouquinho de água para bater mais facilmente.

Como consumir: é indicado tomar um copo por dia.

5. Suco para anemia de laranja com espinafre

iStock

O suco de laranja e espinafre é uma ótima fonte de vitamina A e de vitaminas do complexo B. As folhas do espinafre têm ação antioxidante, por causa da vitamina K. Além disso, é rico em ferro, fósforo e potássio.

Como fazer

  1. Bata no liquidificador 1 xícara de suco de laranja e meia xícara de folhas de espinafre;
  2. Beba em seguida.

Como consumir: beber 4 copos de 250 ml por dia.

6. Suco de acerola e couve

iStock

Esse suco é rico em vitamina A, vitaminas do complexo B, vitamina C, cálcio e ferro: ou seja, possui ótimos componentes para tratar a anemia e combater seus sintomas.

Como fazer

  1. Bata no liquidificador 10 acerolas e 1 folha de couve;
  2. Adicione meio copo de água filtrada e beba em seguida.

Como consumir: beber 4 copos de 250 ml por dia.

7. Suco para anemia com urtiga

iStock

Continua após o anúncio

A folha de urtiga é um ótimo remédio caseiro para anemia, pois a planta tem muito ferro nas suas folhas e vitamina C na raiz, facilitando a absorção das vitaminas. Ela também é rica em vitaminas do grupo B, betacaroteno e minerais, como o magnésio e o ferro. Esse suco é muito recomendado, principalmente para mulheres na fase da menopausa.

Como fazer

  1. Bata no liquidificador 20 gramas de urtiga com 1 litro de água.
  2. Beba em seguida.

Como consumir: tomar até 3 copos por dia.

8. Suco de damasco com laranja e capim limão

iStock

O damasco é uma fruta rica em ferro e cobre, o que contribui para a formação da hemoglobina. “Quando consumido com a laranja, que é rica em vitamina C, e o capim limão, rico em vitaminas A e do complexo B, zinco e ferro, juntos contribuem para o tratamento da anemia”, explica a fitoterapeuta.

Como fazer

  1. Bater no liquidificador 6 damascos, 1 laranja e 1 talo de capim limão;
  2. Beba assim que estiver pronto.

Como consumir: beber 3 copos de 200 ml por dia.

9. Suco de abacaxi, cenoura e espinafre

iStock

A mistura desse suco é rica em vitaminas A, B2, B3, C e K, além de fósforo, potássio, cálcio e ferro. Segundo Cíntia, “os ingredientes contidos nessa receita aumentam a quantidade de ferro, hemoglobina e a quantidade de oxigênio no sangue, sendo muito eficaz no combate e prevenção da anemia.”

Como fazer

  1. Bata no liquidificador 7 folhas de espinafre e 3 cenouras;
  2. Acrescente 1/4 de abacaxi e 1 copo de água;
  3. Bata bem e beba a seguir.

Como consumir: o ideal é tomar 3 copos de 200 ml por dia.

10. Suco para anemia de abacaxi com salsinha

iStock

O abacaxi é rico em sais minerais como cálcio, ferro, fósforo, potássio, manganês e magnésio. “Além disso, é fonte das vitaminas A, B, C, fibras e açúcares. Já a salsa é rica em vitaminas C, B12, K e possui três vezes mais vitamina C do que uma laranja”, completa a fitoterapeuta.

Continua após o anúncio

Como fazer

  1. Bata no liquidificador 3 rodelas de abacaxi, meia xícara de salsinha e meio copo de água.
  2. Beba em seguida.

Como consumir: é importante consumir logo depois de pronto para evitar a oxidação da vitamina C e a perda das propriedades do suco. É indicado beber 4 copos de 250 ml por dia.

Não há contraindicações para o consumo desses sucos, mas as pessoas com diabetes não devem tomar diariamente os sucos que contêm beterraba e cenoura, devido à frutose. Portanto, vale ressaltar a importância de consultar o seu médico. Aproveite e confira também os benefícios dos sucos com poderes medicinais para a sua saúde.

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Assuntos: Alimentação