Bem-estar

8 benefícios do chá de gengibre com limão para a saúde

iStock

Atualizado em 22.06.22

O chá de gengibre com limão é rico em substâncias que auxiliam no tratamento de algumas doenças e ajudam a melhorar os seus sintomas. Para saber mais sobre o assunto, a nutricionista Joyce Serafim (CRN 30825), citou os seus benefícios e potenciais contraindicações. Além disso, confira receitas práticas e saborosas para apreciar essa bebida!

Publicidade

8 benefícios do chá de gengibre com limão para o organismo

O gengibre e o limão são conhecidos pelas suas propriedades medicinais e nutricionais, por isso a nutricionista citou os principais benefícios do chá com esses alimentos para a saúde. Veja só:

  • Ação anti-inflamatória: o chá possui “ação anti-inflamatória, por isso ajuda a combater artrites, reumatismo e dores articulares”, explicou Joyce;
  • Melhora a digestão: a profissional disse que a bebida melhora a digestão, já que o gengibre ajuda no processo digestivo e esvaziamento gástrico;
  • Combate gases: “o gengibre é um alimento carminativo, por isso reduz e combate os gases”, apontou Joyce;
  • Ajuda no tratamento de gripes e resfriados: por ter ação anti-inflamatória, o chá “ajuda a melhorar gripes e resfriados porque diminui a inflamação nas vias aéreas”, comentou;
  • Auxilia no emagrecimento: o excesso de gordura no organismo libera inflamação e o gengibre possui uma substância anti-inflamatória chamada gengirol. “Uma das questões do emagrecimento é combater a inflamação e diminuir as células de gordura com déficit calórico, porém só o chá não vai emagrecer”, esclareceu Joyce. Portanto, é necessário associar a bebida com alimentação balanceada e atividade física orientada por um profissional;
  • Melhora náuseas: o chá melhora náuseas porque auxilia no processo digestivo e, conforme informou a nutricionista, “geralmente quando as pessoas têm náuseas é porque o alimento não está sendo bem digerido”;
  • Fortalece a imunidade: Joyce citou que o limão possui alto teor de vitamina C, por isso ajuda a fortalecer a imunidade do corpo;
  • Possui ação antioxidante: a profissional comentou que ao pegar um resfriado ou gripe, ocorre aumento do estresse oxidativo das células gerando radicais livres. “Esse excesso é prejudicial para o organismo e o chá de gengibre com limão é antioxidante e vai combater esses radicais livres”.

Como mencionado, o chá possui benefícios importantes para a saúde, mas é preciso saber como tomá-lo e se há contraindicações que podem causar efeitos adversos. Veja a seguir!

Quando tomar o chá de gengibre com limão

Segundo a nutricionista, o chá pode ser consumido todos os dias, sendo o melhor horário pela manhã e/ou à tarde. Joyce orientou “não consumir o chá à noite, pois ele acelera as reações químicas do organismo e aumenta a pressão, então pode atrapalhar o sono”.

Contraindicação do chá de gengibre com limão

A profissional alertou que pessoas “com pressão alta tem que tomar cuidado ao consumir o chá, pois em excesso pode aumentar a pressão. Porém, isso não impede de a pessoa tomar 1 xícara ao dia”. No caso de “gestantes que apresentam náuseas também podem tomar, mas com cautela, então 1 xícara por dia é o recomendado”, complementou.

6 receitas de chá de gengibre com limão

A bebida de gengibre com limão pode ser combinada com outros ingredientes para potencializar os seus benefícios. Então, assista aos vídeos e aprenda como combiná-los para turbinar seu chá:

1. Chá de gengibre com limão simples

Nesse vídeo, aprenda a fazer o chá na versão simples. Confira também várias dicas para deixá-lo muito saboroso, sem perder as propriedades nutricionais. Assista!

2. Chá de gengibre com limão e mel

Publicidade

Esse chá ajuda a melhorar a dor de garganta, gripe e resfriado, pois possui ingredientes capazes de aliviar esses sintomas. Então, aprenda a fazê-lo assistindo ao vídeo!

3. Chá de gengibre com limão e canela

Nessa receita você vai precisar de gengibre, limão, canela em pau, cravo-da-índia, água e açúcar. Ou seja, ingredientes que normalmente você tem em casa. Assista ao vídeo e veja como é fácil de preparar!

4. Chá de gengibre com limão e alho

Além das propriedades anti-inflamatórias do gengibre e do limão, essa receita leva alho, um ingrediente com ação antibacteriana. Então, se você está com gripe, dores de cabeça e as vias aéreas obstruídas, esse chá vai te ajudar muito!

5. Chá de gengibre com limão e pimenta

A pimenta é um ingrediente termogênico e, quando associado ao gengibre e limão, ajuda a acelerar o metabolismo e queimar gordura. Assista ao vídeo e aprenda a fazer para auxiliar na perda de peso!

6. Chá de gengibre com limão e cúrcuma

Nesse vídeo, você aprende a fazer uma receita com gengibre, limão, cúrcuma, pimenta e mel. Esses ingredientes são poderosos e contribuem para o emagrecimento, saúde e bem-estar. Assista!

Existem diversos tipos de chás que auxiliam na cura de doenças, alívio dos sintomas e prevenção. Por isso, saiba também sobre os benefícios do chá de inhame para a saúde!

Publicidade

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Formada em Letras e pós-graduada em Jornalismo Digital. Apaixonada por livros, plantas e animais. Ama viajar e pesquisar sobre outras culturas. Escreve sobre diversos assuntos, especialmente sobre saúde, bem-estar, beleza e comportamento.