7 benefícios do feijão moyashi e receitas para incluí-lo na dieta

Escrito por
Atualizado em 05.11.21

iStock

Por
Atualizado em 05.11.21

O feijão moyashi, conhecido no Brasil em sua forma de broto, é um alimento originário da Ásia. O grão é muito popular devido às suas propriedades nutricionais e por conter poucas calorias. Para saber mais sobre o alimento, a nutricionista Joice Oliveira (CRN 09100489), citou os benefícios do feijão moyashi para a saúde. Além disso, confira receitas deliciosas para aproveitar os nutrientes desse alimento.

Publicidade

Índice do conteúdo:

O que é o feijão moyashi

De acordo com a nutricionista o alimento “é muito usado na culinária japonesa, porém, no Brasil, tem tido um aumento no consumo dos brotos desse feijão. Além do uso medicinal, na nutrição ele é conhecido como um potente alimento, pois na germinação os seus nutrientes são mais concentrados.”

7 benefícios do feijão moyashi para a saúde

iStock

O alimento, além de saboroso é muito rico em nutrientes importantes para o organismo. Saiba quais são os principais benefícios citados pela nutricionista. Veja só:

  • Fonte de proteína vegetal: segundo a nutricionista o feijão moyashi é uma boa fonte de proteína vegetal sendo uma opção muito saudável para o corpo. “Os alimentos ricos em proteína vegetal, no geral, são ricos em fibras e não possuem gordura saturada.”
  • Fonte de minerais: o alimento é rico em minerais e, conforme Joice citou, “esses nutrientes participam de vários processos enzimáticos do nosso metabolismo, sendo muito importantes para o organismo humano.”
  • Rico em fibras: a nutricionista informou que o feijão moyashi é rico em fibras, por isso contribui para a saúde intestinal evitando constipação.
  • Rico em flavonoides: o alimento é rico em flavonoides e conforme a profissional explicou, “são substâncias antioxidantes que ajudam na prevenção de vários tipos de câncer.”
  • Possui vitamina K: a nutricionista explicou que o grão possui vitamina K, um nutriente que ajuda na coagulação sanguínea e na saúde óssea.
  • Possui poucas calorias: é um alimento que auxilia no emagrecimento, “pois pode ser consumido em grande quantidade, já que possui poucas calorias. Além disso, o alimento é rico em fibras, então gera mais saciedade”, apontou Joice.
  • Alimento versátil: o feijão moyashi é um alimento muito versátil na culinária sendo utilizado em diversos pratos. “Pode ser consumido em sua forma quente, com caldo ou em sopas, e também pode ser usado em saladas frias”, informou a profissional.

No Brasil, é possível encontrar o alimento em lojas de produtos orientais, em embalagens fechadas ou a granel.

Receitas com feijão moyashi

Agora que você já sabe de todos os benefícios que este alimento oferece, que tal aprender a fazer receitas e inclui-lo na sua alimentação diária? Assista aos vídeos a seguir!

1. Feijão moyashi simples

O feijão moyashi consumido em forma de sopa pode ajudar pessoas que estão se recuperando de alguma doença. Assista ao vídeo e aprenda a fazer essa receita simples e nutritiva!

2. Feijão moyashi apimentado

Publicidade

Se você adora uma comidinha apimentada, essa receita é perfeita para você! O prato pode ser servido acompanhado de carne, salada ou como tempero. Veja como fazer!

3. Feijão moyashi com açafrão

O açafrão é muito usado na culinária indiana e bem conhecido pelas suas propriedades anti-inflamatórias. Nesta vídeo, você aprenderá a fazer um prato delicioso de broto moyashi com esse rico ingrediente. Assista ao vídeo!

4. Refogado de broto de moyashi

Essa receita foi preparada com broto de moyashi refogado com legumes e carne. É bem simples de fazer, além de ser saudável!

5. Panqueca de feijão moyashi

A panqueca é um dos pratos favoritos dos brasileiros, além de ser muito deliciosa. Se você também ama essa receita e quer acrescentar proteína ao prato, assista ao vídeo e aprenda a fazê-la com feijão moyashi!

Como visto, o feijão moyashi proporciona diversos benefícios para o organismo, não é mesmo? Se você quer ter uma alimentação mais saudável, aproveite e saiba mais sobre a araruta, uma raiz normalmente consumida em forma de farinha que possui excelentes propriedades nutricionais!

Este conteúdo foi útil para você?
SimNão

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Assuntos: Alimentação