10 benefícios do chá de banana para ter corpo e mente saudáveis

Escrito por
Em 09.10.20

iStock

O chá de banana é uma alternativa aos chás mais comuns e promete melhorar a saúde do seu corpo e da sua mente. Além de saboroso, ele traz vários benefícios que você nem imaginava. Continue a leitura para descobrir quais são e, de quebra, aprenda algumas receitas:

Continua após o anúncio

Benefícios

Por ser uma fruta rica em vitaminas A, B1, B2 e C e ser uma fonte de magnésio, potássio e cálcio, (como aponta esta tabela), a banana é uma aliada de nossa saúde. Veja abaixo quais os benefícios que a fruta (e, claro, o chá feito a partir dela) pode trazer a você:

Tem ação antioxidante

O chá da banana é rico em antioxidantes, que são substâncias que combatem os radicais livres. Em outras palavras, os nutrientes contidos na fruta ajudam a evitar o envelhecimento precoce das células, órgãos e até da pele (2, 3, 4).

Pode amenizar quadros de depressão

A banana também pode aliviar os efeitos da depressão, uma vez que apresenta uma substância chamada de triptofano. Ela ajuda diretamente na produção de serotonina, hormônio que atua, entre outras coisas, na sensação de bem-estar. Contudo, lembre-se de que, isoladamente, o chá não é capaz de combater a depressão. Em todo caso, procure ajuda e, se desejar, saiba mais a respeito aqui.

Melhora a qualidade do sono

Pelo fruto estimular a produção de dopamina, esse chá pode te ajudar a regular seu sono. A dopamina auxilia seu corpo a estabelecer bons hábitos de sono, o que, com certeza, aumenta a qualidade de vida.

Faz bem para o coração

Por ser rico em magnésio, o chá da banana previne arritmia e ajuda a fortalecer o músculo cardíaco. Além disso, a substância também atua na regulação da pressão arterial. Do mesmo modo, o potássio presente na fruta ajuda a prevenir doenças cardiovasculares no futuro (7, 8, 9, 10).

Melhora o funcionamento dos rins

Como a maioria dos chás, o de banana pode auxiliar a ação diurética do corpo. Isso permite o desinchaço e a eliminação de toxinas danosas ao organismo (11, 12).

Estimula a perda de peso

O chá de banana, principalmente da casca, ajuda a regular o funcionamento do intestino. Isso pode inibir o inchaço abdominal e trazer a sensação de emagrecimento. Ainda, os nutrientes presentes na fruta (como a fibra, por exemplo), podem diminuir o apetite (13, 14).

Tem ação antiviral

Os nutrientes presentes na banana reduzem a incidência de algumas doenças virais. Um estudo recente atribui ao extrato da fruta a capacidade de inibir o desenvolvimento da herpes viral, por exemplo.

É aliado de quem pratica exercícios

Quem nunca comeu uma banana logo após sentir cãibras que atire a primeira pedra. Fazemos isso porque, entre outros motivos, a contração muscular ocorre por falta de potássio e outros sais minerais no organismo.

Continua após o anúncio

Desse modo, o chá de banana fortalece a atividade muscular, dando mais resistência na hora da atividade física. Além disso, o cálcio presente no fruto também contribui para o fortalecimento dos ossos (16, 17)

Ajuda a aumentar a imunidade

Nosso organismo pode ficar mais resistente a doenças a partir da ingestão do chá de banana. Isso ocorre porque os nutrientes do chá aumentam a atividade dos anticorpos em nosso corpo.

Previne complicações com a diabetes

A banana pode inibir a resistência à insulina, o que é um fator positivo para pessoas que sofrem com a diabetes. O chá pode, dessa maneira, aumentar a sensibilidade a tal hormônio (19, 20).

Pronto! Agora só falta aprender como produzir esse chá milagroso. Prossiga com a leitura que você descobrirá como.

Receitas

Fazer o chá de banana não é uma tarefa complicada, mas é necessário se atentar a alguns detalhes importantes para que os nutrientes do fruto não se percam.

Chá de banana simples

iStock

Ingredientes

  • Uma banana orgânica
  • Água

Modo de preparo

  1. Lave muito bem a banana, deixando-a com sua casca;
  2. Corte as duas extremidades da fruta;
  3. Leve ao fogo dentro de uma panela com água e espere ferver;
  4. Quando a água apresentar uma coloração amarelada, remova a banana, coe o líquido e desfrute!

Chá de banana com canela

Ingredientes

  • Uma banana picada
  • Um pedaço de canela em pau
  • 500 ml de água

Modo de preparo

Continua após o anúncio

  1. Em uma panela, ferva a água com a canela em pau;
  2. Depois que a água pegar fervura, adicione a banana picada (com casca e bem higienizada);
  3. Deixe ferver por mais 10 minutos e espere esfriar;
  4. Bata a mistura no liquidificador, coe e beba logo em seguida.

Chá de banana com camomila

iStock

Ingredientes

  • Uma banana madura e amassada
  • Uma xícara de água
  • Dois sachês de chá de camomila
  • Meia xícara de leite

Modo de preparo

  1. Ferva a água em uma panela;
  2. Retire do fogo e adicione a camomila;
  3. Coloque a banana amassada em um copo;
  4. Despeje o leite e o chá de camomila, misture e beba.

Muito fáceis as receitas, não é mesmo? Agora só falta incluir esse chá delicioso e saudável na sua rotina!

Cuidados e contraindicações

Pelo chá ser feito, geralmente, com a casca da banana, é muito importante que a fruta seja devidamente higienizada para evitar contaminações. Dê preferência para produtos orgânicos, assim seu chá estará livre de agrotóxicos. Além disso, a ingestão em excesso do chá pode aumentar muito a vontade de urinar e causar sonolência. Beba com moderação.

E se você é amante dessa fruta deliciosa e com a cara do Brasil, descubra os benefícios da banana da terra.

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.