Chá de arruda: esclareça as principais dúvidas sobre o consumo

Escrito por
Em 29.09.19

iStock

A arruda (ruta graveolens) é popularmente conhecida por “espantar o mau-olhado e as más vibrações”. Mas, muito além de superstições, o chá de arruda costuma gerar dúvidas sobre seus benefícios e contraindicações, especialmente no que diz respeito ao consumo durante a gestação.

Continua após o anúncio

Alguns benefícios são atribuídos ao chá, como seu potencial emenagogo (de fazer descer a menstruação), por exemplo. Porém, conforme destaca Aparecida Monteiro (CRM 52669660), ginecologista com mestrado em saúde materno-infantil, membro da Associação de Ginecologia e Obstetrícia do Rio de Janeiro, as gestantes devem ser sempre orientadas a não utilizarem o chá de arruda devido aos seus potenciais efeitos deletérios à gestação. Esclareça abaixo as principais dúvidas sobre o chá.

Especialistas esclarecem dúvidas sobre o chá de arruda

iStock

Por que o chá de arruda não deve ser consumido por mulheres grávidas? Além de gestantes, há outras contraindicações? Esclareça as principais dúvidas em torno do assunto:

Chá de arruda causa aborto? “Temos descrito na literatura médica que algumas plantas, como a Ruta graveolens – Arruda, podem ter uma ação contraceptiva, evitando gravidez. Mas muito pouco é detalhado sobre o tema. Uma das ações dessa planta sobre o útero é causar contração; diante disso, em determinadas condições poderá facilitar a perda fetal ou o sangramento durante a gestação”, esclarece Aparecida.

Há uma dose segura para que a gestante possa consumir o chá? A gestante não deve consumir chá de arruda, independentemente da quantidade. “É difícil chegar a uma concentração segura da planta nas infusões, de forma que mãe e feto não sofram efeitos tóxicos. Um estudo Uruguaio de 2003 constatou intoxicação grave da mãe na utilização de arruda com fins abortivos, corroborando com outro estudo Mexicano que destaca importantes efeitos colaterais advindos da toxicidade dessa planta. A dose usada para fins medicinais está muito próxima da dose tóxica”, ressalta Aparecida.

Leia também: 10 benefícios incríveis do chá de alecrim

Quais são as contraindicações do chá de arruda “É contraindicado para gestantes por sua atividade abortiva uma vez que estimula as contrações do útero e pode ainda causar má formação fetal; para crianças; para pessoas com problemas renais, hepáticos e inflamatórios do intestino”, responde Anna Carolina Diniz (CRN 16100966), nutricionista pós-graduada em Nutrição Biofuncional, Ortomolecular e Fitoterapia. É ainda contraindicado para pessoas que usam anticoagulantes ou que tenham distúrbios de coagulação, conforme acrescenta a ginecologista Aparecida.

Há riscos no consumo (para quem não está grávida)? “Se consumido em excesso, pode causar cólicas gastrointestinais, confusão mental e diarreia. O uso contínuo da erva pode sobrecarregar o fígado e os rins. Por isso, pergunte ao seu nutricionista ou médico antes de começar a utilizá-lo”, alerta Anna Carolina.

Chá de arruda faz descer a menstruação? “Por ser rico em um flavonoide chamado Rutina, o chá de arruda tem atividade emanagoga, ou seja, facilita o fluxo menstrual”, explica Anna Carolina.

Continua após o anúncio

O que a mulher deve fazer se tomar o chá de arruda enquanto está grávida? “Deve imediatamente interromper o uso e comunicar ao obstetra”, responde Aparecida.

Anna Carolina reforça que as grávidas não devem consumir o chá de arruda pois ele estimula as contrações uterinas podendo causar aborto. “Além disso, ele não é indicado para nutrizes devido à ausência de dados de segurança”, acrescenta.

Leia também: Chá de folha de goiaba: descubra os benefícios e veja como prepará-lo

Tais cuidados com o chá de arruda reforçam a importância de consumi-lo somente se houver acompanhamento médico ou nutricional.

6 benefícios do chá de arruda

Conheça os principais benefícios atribuídos ao chá de arruda, de acordo com a nutricionista Anna Carolina:

  1. Ação emenagoga: Aparecida ressalta que uma das utilidades atribuídas ao chá é ter o potencial de substância emenagoga (faz descer a menstruação).
  2. Atividade anti-helmíntica: Anna Carolina explica que o chá ajuda na eliminação de parasitas. “É antibacteriano e antimicótico. Pode ser usado como antiparasitário no tratamento de sarnas e piolhos”, acrescenta.
  3. Anti-inflamatório: a nutricionista destaca que o chá é um potente anti-inflamatório, podendo ser utilizado em casos de contusões.
  4. Ação antiespasmódica: o chá de arruda pode, assim, ajudar aliviando cólicas menstruais.
  5. Propriedades digestivas: o chá pode ajudar a evitar gases e outros incômodos provenientes da má digestão.
  6. Ação vasodilatadora: por ser rico em rutina, o chá também possui ação vasoprotetora, melhorando a circulação.

Mas, cuidado, alerta Anna Carlina, pois a arruda também tem potencial tóxico. O que reforça a importância de consumi-lo apenas sob acompanhamento de um médico e/ou nutricionista.

Como fazer chá de arruda

iStock


Para preparar o chá de arruda, as partes utilizadas são as folhas e flores. O indicado é preparar o chá por infusão. Confira as orientações da nutricionista Anna Carolina para o preparo:

Ingredientes

  • 2 a 5 g de arruda
  • 1 litro de água

Modo de preparo

  1. Ferva a água, apague o fogo e adicione a erva;
  2. Deixe descansar de 20 a 30 minutos em um recipiente com tampa;
  3. Coe e sirva em seguida.

“Lembrando que devido à toxicidade da arruda, não é recomendado um consumo alto do chá. Duas xícaras já são o suficiente”, ressalta Anna Carolina.

Leia também: Chá de erva-cidreira: motivos para incluir esta bebida na sua rotina

Continua após o anúncio

Agora você já conhece os benefícios e as contraindicações do chá de arruda. Consulte sempre um médico ou nutricionista para saber se este chá é mesmo indicado para você. Esclareça também suas dúvidas sobre o chá de camomila.

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Para você