20 alimentos ricos em colágeno que vão te surpreender

Escrito por
Em 14.06.20

iStock

O colágeno é a proteína mais abundante em nosso corpo e pode ser encontrado nos ossos, tendões, olhos, pele e outros órgãos. Segundo a nutricionista Émilin Bulla (CRN 11080), ele é responsável pela firmeza e elasticidade, sendo essencial para a renovação das células. Confira alimentos ricos em colágeno que são ótimos para repor essa proteína!

Continua após o anúncio

Índice do conteúdo:

20 alimentos que vão te ajudar a repor o colágeno

O colágeno corresponde a 30% da proteína do nosso corpo, mas, após os 35 anos, começamos a perdê-lo. Como resultado, a pele vai ficando flácida, os cabelos perdem o brilho e não conseguimos mais nos movimentar como antes. A boa notícia é que existem inúmeros alimentos que podem repor ou auxiliar na produção de colágeno em nosso corpo. Veja só:

  1. Colágeno hidrolisado: esse alimento está na lista de muitas pessoas que precisam repor o colágeno. Por ser a proteína pura e ser totalmente absorvido pelo nosso organismo, o colágeno hidrolisado é muito importante após os 35 anos de idade, quando nosso organismo diminui a produção de colágeno.
  2. Caldo de ossos: muita gente deve estar pensando: “quem come ossos?”. Acontece que o cozimento dessas parte do animal formam uma sopa rica nos tipos de colágeno I, II e III, muito importantes para manter a saúde de nossos tendões.
  3. Gelatina: sobremesa comum para muitas crianças, a gelatina possui colágeno em sua composição e é ótima para ajudar na reposição dessa proteína. Ela auxilia na vitalidade das células da nossa pele e ossos e contém pouquíssimos açúcares.
  4. Ovos: fonte riquíssima de proteína, os ovos ajudam na sintetização. Além disso, mesmo em menos concentração que a gelatina e o caldo de ossos, os ovos também possuem colágeno em sua composição. Além disso, têm enxofre, mineral necessário para a produção de colágeno.
  5. Carnes brancas e vermelhas: ricas em proteínas, as carnes são alimentos que devem estar no prato daqueles que estão preocupados em repor o colágeno, pois auxiliam a produção e absorção do colágeno em nosso corpo. Pessoas que não consomem carne precisam buscar outros recursos para repor os nutrientes encontrados nela.
  6. Salmão: por possuir zinco, mineral muito importante para a produção de colágeno, o salmão é um alimento interessante para compor a alimentação e ajudar a repor o colágeno. Além disso, ele também contém ômega 3, que é muito importante na hidratação de nossa pele de dentro para fora.
  7. Algas: os benefícios das algas na produção de colágeno podem variar. A ágar-ágar, por si só, já possui colágeno, e outras são importantes por fornecerem nutrientes que combatem a acne e o envelhecimento precoce da pele.
  8. Aveia: rica em cobre, elemento que ajuda na produção de colágeno, a aveia também possui antioxidantes que ajudam a evitar o envelhecimento precoce da pele.
  9. Frutas vermelhas: possuem nutrientes importantes para a produção de colágeno em nosso corpo e são capazes de auxiliar na diminuição da perda natural de colágeno que ocorre com o passar dos anos.
  10. Frutas cítricas: são alimento ricos em proteína C, que é uma das grandes responsáveis pela formação de colágeno em nossa pele. Além disso, essa vitamina também auxilia na regeneração das células em nossa pele.
  11. Gengibre: é rico em vitamina C e em nutrientes como zinco, magnésio e selênio, que são muito importantes no combate ao envelhecimento precoce.
  12. Vegetais de cor verde-escura: alimentos como o brócolis e a couve também são ricos em vitamina C, que é muito importante para a produção e absorção de colágeno em nossa pele.
  13. Coentro: é um alimento que, além de ser rico em vitamina C, também possui nutrientes que combatem o envelhecimento. Além disso, ajuda a produzir colágeno em nosso organismo.
  14. Abacate: poderoso em antioxidantes que combatem o envelhecimento dos tecidos, o abacate também é rico em vitamina E, que ajuda a prevenir a degradação do colágeno em nosso organismo.
  15. Cenoura: é rica em antioxidantes que retardam o envelhecimento da pele. Além disso, possui vitamina C, que é importante na restauração das células que estão em degradação.
  16. Castanhas, nozes e amêndoas: são alimentos que possuem vitamina E, muito importante na formação de colágeno, bem como ácidos graxos, que ajudam a manter a vitalidade da pele. É importante consumir ao menos 1/3 de xícara desses alimentos diariamente.
  17. Soja: possui um hormônio capaz de acelerar a produção de colágeno pelo nosso organismo. Pode ser consumida na forma de leite, tofu ou natural.
  18. Beterraba, pimenta e tomate: são vegetais que possuem licopeno, importante nutriente que protege a pele, já que é um protetor solar natural. Também são importantes para aumentar o nível de colágeno em nosso corpo.
  19. Chá branco: é capaz de proteger as proteínas presentes na nossa pele, em especial o colágeno. O chá branco atua na prevenção de enzimas que destroem o colágeno.
  20. Alho: além de ser um dos temperos mais usados na cozinha brasileira, o alho também possui enxofre, que é importante para a formação de colágeno. E não é somente isso: ele também contém taurina, um ácido capaz de reconstruir as fibras de colágeno que foram danificadas.

São vários os alimentos que possuem colágeno ou auxiliam na sua reposição em nosso organismo. De maneira saudável e natural, é possível restaurar o colágeno que perdemos com o passar do tempo. Por isso, uma dieta que contemple os alimentos acima é muito importante!

Como aumentar a produção de colágeno no organismo

iStock

Uma rotina de cuidados é extremamente importante para aumentar o colágeno em nossa pele. Por isso, tenha uma alimentação saudável, que contemple alimentos que contenham colágeno ou que auxiliem em sua produção. Quando se trata da pele, faça uso de um bom protetor solar: jamais saia de casa sem sua pele estar protegida, pois os raios solares são causadores do envelhecimento precoce.

Além disso, é importante manter uma rotina livre de hábitos como o tabagismo e o consumo alto de açúcar. O cigarro possui radicais livres capazes de destruir as fibras de colágeno, já o açúcar em excesso pode causar a quebra das fibras colágenas. Em resumo, invista em uma dieta rica em alimentos que contêm e produzem colágeno, use um bom protetor solar e tenha hábitos saudáveis.

Você viu como existem formas acessíveis de repor e produzir o colágeno em nosso organismo? Agora, é só começar a investir em uma rotina mais saudável, como o hábito da prática de exercícios físicos.

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Assuntos: Alimentação, Pele