10 alimentos para aumentar a libido e melhorar seu desejo sexual

Escrito por
Atualizado em 15.07.21

iStock

Por
Atualizado em 15.07.21

Existem muitas táticas para quem quer apimentar um pouco mais a relação. Mas já parou para pensar que o segredo pode estar na alimentação? É isso mesmo! Apostar em alimentos para aumentar a libido podem o momento a dois ainda melhor! Veja a seguir alguns alimentos afrodisíacos que vão aumentar seu desejo sexual:

1. Melancia

iStock

Muito consumida durante o verão por ser refrescante, a melancia contém agentes bioativos como a citrulina que promove uma “maior circulação sanguínea nas regiões genitais, proporcionando um relaxamento dos vasos sanguíneos, garantindo um alto desempenho sexual”(1).

2. Frutos-do-mar

iStock

Diversos frutos-do-mar contém boas quantidades de minerais, como as proteínas, o ferro, o cálcio, as vitaminas do complexo B e o zinco, que podem estar relacionados a disposição sexual e produção de hormônios como a testosterona (2). Alguns exemplos desses alimentos são: ostras, camarões, lagostas, vieira, lula, etc.

3. Nozes

iStock

As nozes também são ricas em zinco, um mineral relacionado à elevação e manutenção de bons níveis de testosterona (3). Então, incluir as nozes no seu cardápio pode melhor a sua saúde de várias maneiras, até mesmo na disposição para fazer mais sexo.

4. Café

iStock

A cafeína confere mais energia ao organismo, podendo atuar como um poderoso afrodisíaco, ajudando na excitação do corpo (3). Entretanto, alguns estudos (4) não classificam o café como um alimento que aumenta a libido, já que o seu consumo em excesso pode causar o efeito contrário. Ou seja, é melhor ingerir quantidades moderas de café!

5. Chocolate

iStock

Sozinho, o chocolate não é totalmente considerado um afrodisíaco. Segundo um artigo recente (5), a combinação chocolate e especiarias podem atuar como um estimulante sexual, aumentando a libido e revitalizando o corpo, mas são necessárias mais pesquisas para comprovar esse fato.

O mesmo estudo explicou que “ao ingerir o chocolate, o cérebro libera a endorfina, causando sensações de prazer e bem-estar, muito semelhante ao que se sente durante o ápice sexual”, por isso o ingrediente é frequentemente relacionado ao aumento da libido.

6. Cravo-da-índia

iStock

O cravo-da-índia é considerado um poderoso afrodisíaco. Principalmente o seu óleo essencial, um trabalho (6) com camundongos mostrou que o extrato de cravo aumenta a atividade sexual. Essa pesquisa concluiu que “os compostos fenólicos e esteroídicos, presentes na especiaria, estimulam o sistema nervoso central, proporcionando o aumento da função sexual”.

7. Ginseng

iStock

Muito popular na medicina chinesa, essa raiz atua nos sistemas como o cardiovascular, imunológico e neural. Uma abordagem experimental (7) apontou o ginseng como um ótimo afrodisíaco, sendo amplamente usado para auxiliar no desempenho e satisfação sexual. Nesse trabalho, os autores ressaltam além dos hormônios humano, “o tipo de gingeng e o consumo são fatores que podem fazer diferença na capacidade de aumentar a libido”.

8. Açafrão

iStock

O açafrão pode ser considerado uma especiaria afrodisíaca por estimular as zonas eróticas do corpo. Um artigo recente (8) apontou um tipo de carotenoide encontrado no açafrão como o responsável pelas propriedades afrodisíacas. Assim, a especiaria poderia ser utilizada para auxiliar os tratamentos de disfunção sexual, porém são necessários mais testes experimentais para comprovar a sua eficácia.

9. Banana

iStock

Para alguns, a banana é apenas um alimento fálico, isto é, uma comida que contém semelhanças à algum órgão sexual, por isso desperto o desejo pelo sexo (3). Mas essa fruta “contém boas fontes de potássio, vitaminas A e B e triptofano”, nutrientes que garantem mais energia ao corpo, mantém a pressão arterial e podem atuar como afrodisíacos (1).

10. Figo

iStock

Assim como a banana, o figo é considerado um alimento fálico por conta do seu formato. Segundo um artigo (9), os compostos presentes no figo contém atividade afrodisíaca, pois “aumentam a quantidade de testosterona no corpo, influenciando significativamente na libido e desejo sexual”.

Então, que tal incluir esses alimentos para aumentar a libido no próximo jantar romântico para criar o clima perfeito? Aproveite e veja também outras formas para melhorar a libido.