7 alimentos que ajudam a controlar a ansiedade

Chocolate não resolve nada e ainda pode piorar a situação! Saiba o que você pode comer no lugar dele para aliviar uma crise

Escrito por Raquel Praconi Pinzon

Foto: iStock

De repente, você se flagra com aquela sensação de que algo ruim pode acontecer a qualquer momento, mas você não sabe exatamente o que, quando e por quê. Você sente sua respiração mais curta e seu peito apertado, você tem tonturas e pode até sentir náuseas. Pouco tempo depois, você se dá conta do que está acontecendo: uma crise de ansiedade.

Seja porque você está com um problema pessoal ou uma dificuldade no trabalho, a ansiedade não pede licença para atacar – inclusive, ela pode fazer isso sem nenhum motivo aparente. E quem sofre de ansiedade sabe: nessas horas, é comum devorar tudo o que vemos pela frente, principalmente chocolates, frituras e salgadinhos de pacote.

Contudo, esses alimentos não ajudam a combater o nervosismo. Pelo contrário: o açúcar, as gorduras saturadas e os aditivos químicos como os aromatizantes, corantes e conservantes podem até mesmo piorar o quadro.

Por isso, quando bater aquela fome praticamente incontrolável de uma crise de ansiedade, é melhor recorrer a alimentos que ajudam a acalmar os sintomas, como estes 7 listados a seguir:

1. Vegetais de folhas verdes

Foto: iStock

Além de todas as vitaminas, minerais e fibras que os vegetais de folhas verdes nos oferecem, eles também são alimentos poderosos para combater a ansiedade. A dica é escolher aqueles de folhas verde-escuras, como a couve-manteiga, a rúcula e o agrião, pois eles contêm mais nutrientes benéficos para o nosso sistema nervoso.

Leia também: Ansiedade: até que ponto é aceitável?

A maneira mais comum de consumir esses vegetais é fazer uma bela salada com vários tipos de folhas, mas você também pode escolher um deles para bater no liquidificador com algumas frutas e fazer um delicioso smoothie.

2. Aveia

Foto: iStock

A aveia é um cereal rico em nutrientes como fibras, vitaminas, minerais e proteínas. Ela é capaz de aliviar a ansiedade e a irritabilidade, além de aumentar os níveis de energia, nos deixando mais dispostas para enfrentar uma situação estressante. Esse cereal pode ser consumido na forma de mingau ou adicionado a frutas, iogurtes e shakes.

3. Levedura de cerveja

Foto: iStock

Também conhecido como levedo de cerveja, esse suplemento contém grandes quantidades de vitaminas do complexo B e minerais como cálcio, enxofre, fósforo, magnésio e zinco, que contribuem para o bom funcionamento do sistema nervoso.

A levedura de cerveja pode ser consumida misturada a sucos, iogurtes e outros alimentos, em uma dose recomendada de 1 colher de sopa (10 gramas) ao dia.

4. Manjericão

Foto: iStock

Esse delicioso tempero superaromático é um supressor natural do sistema nervoso, capaz de acalmar principalmente os sintomas da ansiedade que acometem o estômago, como as dores e a indigestão.

Leia também: 10 alimentos que ajudam a acabar com o mau humor

O manjericão pode ser consumido in natura, em molhos ou mesmo adicionado a smoothies ou ao suco verde. Além disso, o óleo essencial feito com essa erva pode ser utilizado para aromatizar o ambiente, dando uma sensação de relaxamento.

5. Nozes

Foto: iStock

As nozes têm propriedades naturais para combater sintomas da depressão e da ansiedade. Isso acontece porque elas contêm vitaminas do complexo B, que reforçam o sistema nervoso, e também porque elas oferecem ácidos graxos que estimulam a produção de serotonina, um neurotransmissor ligado à sensação de bem-estar.

6. Banana

Foto: iStock

A banana é uma fruta rica em carboidratos que fornecem energia, além de oferecer potássio e vitaminas do complexo B, que são elementos benéficos para o sistema nervoso.

Essas frutas são “portáteis” e você pode levá-las para qualquer lugar. Porém, se preferir, você também pode aproveitá-las para consumi-las na forma de smoothies ou até mesmo assadas.

7. Abacate

Foto: iStock


O abacate é uma fruta riquíssima em vitaminas, minerais e proteínas, o que ajuda nosso organismo a combater qualquer deficiência de nutrientes, permitindo um funcionamento melhor de todos os nossos sistemas, inclusive do sistema nervoso.

Leia também: 13 dicas para ter uma vida saudável sem neuras

Além disso, contém uma grande quantidade gorduras boas, que ajudam a proteger o coração, e também em ômega-3, um ácido graxo que melhora nossas funções cerebrais.

Por fim, o abacate é uma fruta com alto teor de fibras, ou seja, ela confere sensação de saciedade, fazendo com que você sinta menos fome – e ajudando você a ficar longe do chocolate e de outros lanchinhos calóricos e pouco saudáveis mesmo durante as crises de ansiedade.

Como você pôde ver, não faltam opções de alimentos para nos ajudar a acalmar as tensões sem prejudicar nossa saúde. Porém, em vez de deixá-los apenas para as situações de nervosismo, o melhor a fazer é consumi-los regularmente dentro de uma dieta equilibrada.

Assuntos: Alimentação

Dicas pela Web