Dicas de Mulher Dicas de Saúde

Injeção anticoncepcional

Conheça as vantagens e desvantagens de evitar a gravidez por meio do anticoncepcional injetável

em 20/05/2013

A injeção anticoncepcional tem a mesma composição da pílula. São hormônios injetáveis, aplicados mensalmente ou a cada três meses. Uma das vantagens do anticoncepcional injetável, é que a mulher não precisa se lembrar de tomar diariamente.

Vantagens da injeção anticoncepcional

Um dos problemas mais comuns no uso dos anticoncepcionais orais é o esquecimento, que diminui a eficácia do efeito contraceptivo. Por isso, a injeção anticoncepcional é ideal para quem esquece de tomar a pílula diariamente ou não pode usar os anticoncepcionais orais por orientação médica.

Outro ponto positivo desse tipo de anticoncepcional é que ele pode ser usado tranquilamente durante a amamentação, diminui o risco de doença inflamatória pélvica e estimula a formação de glóbulos vermelhos que combatem a anemia.

Desvantagens da injeção anticoncepcional

Por outro lado, os anticoncepcionais injetáveis podem causar irregularidades no ciclo menstrual e atraso no retorno ao nível anterior de fertilidade, ou seja, a mulher pode demorar meses até conseguir engravidar quando parar de fazer uso da injeção anticoncepcional.

Injeção anticoncepcional engorda?

A grande dúvida a respeito do assunto é se a injeção de anticoncepcional engorda. Como a carga de hormônios é bem maior, outra desvantagem do anticoncepcional injetável é que os efeitos colaterais podem ser mais intensos para algumas mulheres. Um deles é o aumento de apetite, que pode ter como consequência o aumento de peso.

Efeitos colaterais da injeção anticoncepcional

Outros efeitos colaterais podem ser dores de cabeça, de estômago e retenção de líquido, mas isso depende do organismo de cada mulher.

Camisinha x Injeção anticoncepcional

Vale lembrar que o anticoncepcional injetável evita a gravidez, mas não protege contra as DSTs. Por isso, a camisinha é indispensável nas relações sexuais.

Receba nossas melhores dicas diretamente em seu e-mail

Assine nossa newsletter para receber nossas novidades sobre os assuntos do momento.

Nós odiamos spam. Nunca usaremos seu e-mail para outros fins.

Comentários
Dicas relacionadas