Bombinha de tirar leite: o que é e quando o seu uso é indicado

Escrito por
Em 13.10.20

iStock

Todas nós sabemos da importância do leite materno para a saúde e o desenvolvimento dos bebês. A bombinha de tirar leite é grande aliada para auxiliar e facilitar o dia a dia das mamães na extração desse alimento. Saiba como funciona, em quais casos é indicada e quais são os melhores produtos do mercado. Confira na matéria!

Continua após o anúncio

Índice do conteúdo:

O que é a bombinha de tirar leite?

iStock

A ginecologista e obstetra Dra Karina Tafner (CRM-SP 118066) explica que “a bomba é uma ferramenta muito útil que permite à mãe retirar e armazenar o leite materno. Você deve utilizá-la se desejar e quando fizer sentido para você. O momento certo dependerá muito de cada mãe. Algumas iniciam a retirada logo após o nascimento, outras iniciam quando voltam às atividades profissionais, por exemplo.”

“Existem muitas razões pelas quais uma mãe retira o seu leite materno, desde o alívio do ingurgitamento ao aumento do suprimento. Para as mães que querem alimentar seus bebês com leite materno, mas não conseguem devido à ‘má pega’ ou baixo suprimento. O bombeamento também dá a oportunidade de doar seu leite extra para mães que não podem amamentar, mas querem dar aos pequenos os benefícios do leite materno”, complementa.

Top 10 melhores bombinhas de tirar leite para você escolher a sua

Selecionamos as marcas mais usadas e melhor avaliadas de acordo com a opinião de mamães blogueiras que testaram os produtos. Confira:

1. Bomba Tira Leite Mercur – $

Dicas de Mulher

A bombinha da Mercur traz muita praticidade e conforto para coletar o leite materno. Além disso, auxilia no desenvolvimento do mamilo por meio da sucção e pode ser usada no tratamento de mastite.

“A primeira vez que usei, suei frio com medo que doesse, mas não doeu, apenas senti a pressão do vácuo. Apertei a bombinha algumas vezes e o leite começou a sair, não precisa de muito prática para usar o equipamento. O leite saiu fácil, já que tinha bastante.” – Senta que lá vem história

2. Bombinha Manual de tirar leite Lillo Mamy – $

Dicas de Mulher

Continua após o anúncio

Esse produto é indicado para as mães que não conseguem alimentar os bebês naturalmente, mas não dispensam a amamentação com leite materno. Ele é fácil de usar e também pode ser transformado em mamadeira para facilitar a alimentação do bebê.

“Não acho a bomba ruim, tenho amigas que usaram (mas não trabalhavam fora) e deu supercerto, elas tinham boa produção de leite, muito tempo e eu não tinha nada disso […]. Eu forçava e forçava e saía no máximo uns 30 ml de leite.” – Senta que lá vem história

3. Bombinha Manual de tirar Leite Confort G-tech – $$

Dicas de Mulher

Desenvolvida com materiais de alta qualidade, esse modelo traz conforto e praticidade ao retirar o leite. Possui ajuste de sucção e capa massageadora de silicone que se ajusta facilmente ao seio.

“Já uso há mais de 6 meses e recomendo. No início, a capa em gel de silicone ‘beliscava’ um pouco. Mas acredito que era porque a minha pele estava sensível.” – Testando coisas de bebê

4. Bombinha Elétrica Compact G-Tech – $$$

Dicas de Mulher

Ideal para as mães que trabalham e querem manter a alimentação com leite materno, a bomba da G-Tech funciona por meio de energia elétrica ou pilhas (2xAA não inclusas).

“Uma coisa superlegal dessa bombinha é que ela tem rosca padrão, então, você pode colocar em qualquer mamadeira. Superaprovada a bombinha da G-Tech, deu supercerto comigo. Eu não conseguia amamentar e alimento o meu filho só com o leite que eu extraio.” – Mania de festa By Ateliê KeArt´s

5. Bombinha de tirar leite Pandax – $$$

Dicas de Mulher

Essa bombinha elétrica possui design moderno com sistema bivolt e cabo USB, totalmente desmontável e simples de transportar. Possui capa pétala de silicone que traz conforto e melhor acomodação à pele.

Continua após o anúncio

“Isso aqui é vida, gente! Tira o leite que é uma beleza, não dói nada, eu amei. Eu não tenho noção sobre outras marcas, se tiram mais leite ou mais rápido. […] Foi um investimento ótimo, maravilhoso! ” – Dicas da Sun

6. Bombinha manual Avent da Phillips – $$$$

Dicas de Mulher

A bombinha manual Avent da Phillips possui uma almofada massageadora em formato de pétala que estimula delicadamente a descida do leite. Além disso, é fácil de higienizar, o que facilita o dia a dia das mamães.

“Não machuca o seio, imita a sucção do bebê, é rápida e sua ‘aureola’ de silicone é massageadora. Assim, foi minha amiga companheira por exatamente 1 ano, daí ele [o bebê] começou a tomar outros tipos de leite além do meu e guardei. Ainda está guardada porque pretendo usá-la para o próximo baby.” – Senta que lá vem história

7. Bombinha Elétrica de tirar Leite Multikids – $$$$

Dicas de Mulher

Projetada com sete intensidades de sucção, diafragma de silicone macio e coletor de 210 ml que pode ser congelado e aquecido sem danos ao material. A bombinha elétrica Multikids é indicada para as mães modernas e que desejam conforto e comodidade.

“Ela não machuca, pelo menos comigo não machucou. Eu gostei muito, eu a usei para aumentar a minha produção de leite e foi bem eficiente. Agora, pretendo usá-la quando voltar de licença-maternidade para tirar o leite e deixar para o bebê. Tenho gostado muito, não tenho o que reclamar!” – Josi maternando

8. Bombinha manual NatureBond – $$$$

Dicas de Mulher

Esse produto é recomendado por enfermeiros de lactação do Hospital Health Presbyterian, no Texas (EUA). É fácil de usar, leve, portátil e ideal para transportar, pois se encaixa perfeitamente em diversos tipos de bolsas.

“Os três primeiros meses do Bernardo não foram fáceis, principalmente por causa do meu peito, […] e o que me ajudou a passar por essa fase foi essa belezinha. Vale muito a pena para as mães que têm muito leite como eu e para as que têm pouco leite.” – Joana Chulam

Continua após o anúncio

9. Medela Swing Bomba Extratora Elétrica – $$$$$

Dicas de Mulher

A sucção da bombinha da Medela é similar à sucção natural do bebê, devido à sua tecnologia exclusiva 2-phase. Outra vantagem desse produto é a possibilidade de adquirir separadamente o funil que o acompanha – inclusive de outros tamanhos, para se adaptar melhor a cada mãe.

“É um investimento muito bom, porque, se você está com dificuldades, não tem bombinha ou não sabe como tirar o leite manualmente, que é uma possibilidade, ela vai ajudar a manter a amamentação por mais tempo. Principalmente para quem precisa voltar a trabalhar, estimular e armazenar leite, é um baita investimento!” – Ana Lu Masi

10. Bombinha de Tirar Leite Elétrica Lansinoh – $$$$$

Dicas de Mulher

Essa é uma bomba elétrica dupla e possui sistema fechado que previne fungos e bactérias, além de ter 3 estilos de extração e 8 níveis de sucção ajustáveis. O produto oferece praticidade e conforto de acordo com a necessidade de cada mãe.

“Muito fácil de lavar, ela separa em vários pedaços e você consegue lavar sem problema algum. Tira mais leite, não senti dor e eu achei que foi ótima. No início, eu senti muita pressão, eu reduzi a intensidade, fiquei só uns dois dias assim. Depois, sempre usei na maior intensidade que tinha e, para mim, é muito confortável.” – Marina Aprendiz de Mãe

A Dra Karina explica que é importante lavar bem as mãos com água e sabão, ficar relaxada e criar uma boa vedação entre a mama e a bombinha antes de iniciar a retirada do leite. Nos casos de bombinhas elétricas, ela orienta a controlar o nível de sucção e aumentá-la quando o leite começar a fluir.

Mais informações sobre bombinha de tirar leite

Veja a seguir, alguns vídeos de mamães que compartilham suas experiências e dicas de como usar as bombinhas para facilitar a sua rotina. Assista!

Como tirar e armazenar o leite materno

Prevenir o ingurgitamento mamário (leite empedrado) é muito importante para evitar sintomas desagradáveis, principalmente nos primeiros dias da amamentação. Aprenda como tirar o leite manualmente e confira dicas de como armazená-lo e utilizá-lo!

Como usar a bombinha de tirar leite

Nesse vídeo, você confere uma demostração de como usar a bombinha elétrica. A youtuber fala da importância do leite materno e da doação aos bancos de leite. Vale a pena assistir!

Tirando leite com seringa

Para quem precisa tirar o leite e, no momento, não tem uma bombinha (seja manual ou elétrica), a seringa pode ser uma aliada para solucionar esse problema de última hora. Veja como fazer!

A bombinha de tirar leite pode auxiliar não só a alimentar o seu filho, mas também a estimular a produção do alimento para doação. Aproveite e saiba se o uso do bico de silicone é recomendável para auxiliar na amamentação!

Assuntos: Como usar, Gravidez