Como se maquiar: dicas para iniciantes na arte da maquiagem

É possível aprender a automaquiagem mesmo que você nunca tenha se maquiado antes, basta ter paciência e praticar bastante

Por Andressa Dias
Atualizado em 15/10/2013 16:31
como se maquiar 1 Como se maquiar: dicas para iniciantes na arte da maquiagem

Maquiagem neutra para usar com batom vermelho. Foto: Thinkstock

Fazer a sua própria maquiagem pode parecer algo difícil quando isso ainda não é algo que faz parte da sua rotina, do seu dia a dia. Mas a boa notícia é que apesar de parecer complicado, maquiar-se é uma atividade que qualquer pessoa pode aprender, basta praticar bastante, ver vídeos e tutoriais e ter paciência.

Para quem ainda não costuma fazer maquiagem, a dica é começar aos poucos, primeiro aprendendo a corrigir a pele do rosto, eliminando as imperfeições e depois adicionar outras técnicas que vão incrementar sua maquiagem, como olho esfumado escuro, maquiagem com duo de sombras, delineado gatinho nos olhos, entre outros estilos de make.

A maquiadora profissional Renata Chiulo aconselha: “quem nunca usou maquiagem tem que começar com algo leve pra pele, como BB cream que hidrata, dá cor e brilho. Nos olhos um bom rímel é fundamental e hidratante labial também.”

Se seu objetivo é entrar nesse mundo de beleza e aprender essas técnicas, a princípio você precisará investir financeiramente em produtos e investir tempo em praticar o que você aprendeu lendo tutorias e assistindo vídeos.

Aprender qualquer coisa na vida demanda isso: prática, persistência e tempo. Por isso, não se preocupe se no princípio não sair como esperado e não desista na primeira dificuldade.

Maquiagem fácil para o dia a dia passo a passo

como se maquiar Como se maquiar: dicas para iniciantes na arte da maquiagem

Maquiagem com tons neutros para o dia. Foto: Thinkstock

Em uma maquiagem para o dia a dia, a regra geral é preparar bem a pele, destacar os olhos com rímel e a sobrancelha com lápis, dar um toque de cor ao rosto com blush e evidenciar os lábios com um tom neutro de batom, como o rosa queimado.

No tutorial abaixo você vai ver passo a passo como fazer essa maquiagem de forma fácil e simples e vai aprender também como adicionar extras como: sombra e delineador – os quais ficam a seu critério usar ou não usar, visto que mesmo sem isso sua maquiagem para o dia ficará adequada. O passo a passo está na ordem dos produtos que você vai precisar:

1. Hidratante com FPS

como se maquiar hidratante Como se maquiar: dicas para iniciantes na arte da maquiagem

Por que? Hidratar a pele é essencial para que a maquiagem não fique craquelada. Vale lembrar que o hidratante deve condizer com o seu tipo de pele: oleosa – gel, seca – creme. E o FPS (protetor solar) é vital para proteger sua pele dos raios UV.

Como? Aplique uma camada fina sobre o rosto usando os dedos ou um pincel de base limpo. Espere secar para ir para o próximo passo.

2. Base

como se maquiar base Como se maquiar: dicas para iniciantes na arte da maquiagem

Por que? A base serve para uniformizar o tom da pele do rosto e cobrir leves imperfeições, como manchinhas e espinhas pequenas. Para cobrir olheiras profundas e imperfeições mais marcantes, use o corretivo. As bases cremosas, em pó e em bastão são as mais fáceis de aplicar, porém a base em pó tem cobertura baixa.

Como? Com um pincel de base ou os dedos, espalhe a base no rosto em uma camada de média a fina. Não exagere na aplicação. Passe somente o suficiente para cobrir o rosto todo. E na hora de escolher a base, teste a cor no seu rosto para ver se é o tom correto.

3. Blush

como se maquiar blush Como se maquiar: dicas para iniciantes na arte da maquiagem

Por que? O blush serve para corar suavemente o seu rosto, dando à ele profundidade e aspecto saudável. Deve ser aplicado antes do pó porque assim você garante um resultado mais natural.

Como? Se for em pó, aplique com pincel, das maçãs sentido às orelhas. Se for em creme ou líquido, aplique com o dedo e faça um movimento circular suave. O blush deve corar o rosto de forma suave, evite exagerar na aplicação.

4. Pó facial

como se maquiar po Como se maquiar: dicas para iniciantes na arte da maquiagem

Por que? O pó é o que arremata a pele na maquiagem. Ele vai deixar o rosto com uma opacidade suave e evitar os pontos de oleosidade. Não aplique muito porque o exagero pode deixar o rosto muito seco e as linhas de expressão acabam ficando marcadas, o que envelhece mesmo as peles mais jovens.

Como? Use um pincel gordinho bem fofo para aplicar bem pouco produto em todo o rosto. Evite usar espumas e pinceis pequenos porque eles dificultam a aplicação e carregam muito produto.

5. Lápis de sobrancelha

como se maquiar sobrancelha Como se maquiar: dicas para iniciantes na arte da maquiagem

Por que? Para corrigir falhas e delinear a sobrancelha, que é a moldura dos olhos. Porém, é importante que não seja lápis preto nem 6B. O lápis deve ser macio, próprio para sobrancelha e o tom deve condizer com a sua pele e cabelo. Não use lápis preto, mesmo que sua sobrancelha seja naturalmente preta.

Como? Antes de usar o lápis, limpe a sobrancelha com um cotonete para remover resíduos de base e pó. Depois, com o lápis, comece corrigindo as falhas e delineie o desenho conforme o seu costume.

6. Sombra

como se maquiar sombra Como se maquiar: dicas para iniciantes na arte da maquiagem

Por que? As sombras servem para brincar com as formas e a profundidade do seu olho. Elas podem tanto te favorecer como te desfavorecer. Por isso é importante saber o formato do seu olho e valorizá-lo com o uso correto das sombras. Ao iniciar o uso de sombras, comece usando tons neutros como marrom, caramelo e preto.

Como? Se você vai usar 1 sombra só, aplique-a na pálpebra móvel e siga esfumando até o côncavo, fazendo um sombreado suave e natural. Se for usar 2 sombras, aplique a mais clara do centro da pálpebra ao canto interno do olho e a escura do centro ao canto externo, sempre esfumando para criar degradês suaves.

7. Delineador

como se maquiar delineador Como se maquiar: dicas para iniciantes na arte da maquiagem

Por que? Para dar o acabamento no olho maquiado com sombra. O delineado é o traço preto feito próximo aos cílios. Para iniciantes, o delineador ideal e fácil é o em gel, que deve ser aplicado com um pincel chanfrado fino.

Como? Comece aplicando o delineador do meio da pálpebra para o final e depois faça o traço do canto interno até encontrar o traço do meio. Parece difícil, mas com prática é possível chegar à um traço perfeito. Leia aqui um tutorial que explica de modo fácil a aplicação do delineador.

8. Máscara de cílios (rímel)

como se maquiar mascara de cilios Como se maquiar: dicas para iniciantes na arte da maquiagem

Por que? Para abrir o olhar e destacá-lo. O rímel serve para dar mais espessura, curvar e deixar os cílios escurinhos.

Como? Comece aplicando da raiz dos cílios até as pontas. Espere 1 minuto e aplique outra camada. Para mais volume, aplique uma terceira camada esperando mais 1 minuto entre elas.

9. Batom

como se maquiar batom Como se maquiar: dicas para iniciantes na arte da maquiagem

Por que? Para deixar os lábios com uma cor bonita e delineá-los da forma que você preferir.

Como? Se o batom for escuro, primeiro faça o desenho da sua boca com um lápis de boca da cor do seu batom e depois preencha a boca com batom. Se o batom for claro, aplique diretamente nos lábios. Aplique um gloss transparente se desejar dar mais volume aos lábios.

Kit básico de maquiagem para iniciantes

A seguir você confere uma lista com produtos baratos para iniciar sua coleção de maquiagem. O total gasto para comprar todos esses produtos pode chegar a um valor alto. Sendo assim, recomenda-se comprar aos poucos, se não puder comprar todos de uma vez. Comece a adquirir pelos produtos de pele e siga com os de olhos e boca.

Vídeos: maquiagem para iniciantes

“A dica que eu posso dar para quem nunca teve o costume de se maquiar e agora quer começar é primeiramente adquirir alguns produtos “curingas”, como um bom pó e uma boa base de qualidade e uma boa máscara para os cílios. A partir disso eu aconselho que a pessoa dê uma espiadinha nos tutoriais que são encontrados no YouTube e é claro pratique muito, pois quanto mais prática se tem melhor sua make fica” orienta a maquiadora profissional Carla Mariano.

Neste primeiro vídeo, a blogueira Juliana Góes mostra uma maquiagem para o dia a dia com um pouco de cor nos olhos e que é feita com produtos nacionais. A técnica é fácil e rápida para reproduzir em casa, confira:

No segundo vídeo, a guru de beleza Camila Coelho ensina como fazer um olho preto para a noite com dicas e técnicas fáceis para iniciantes. Na boca, sugerimos combinar com um batom nude ou rosa claro. Confira as dicas e o passo a passo:

A preparação da pele é um dos passos mais importantes para a maquiagem. Ao contrário do que muita gente pensa, usar só um batom nem sempre é uma boa ideia. Se você quiser usar só 1 ou 2 produtos, prefira usar um rímel e corretivo. Veja abaixo como preparar a pele para corrigir as imperfeições e evidenciar seus melhores traços seguindo as dicas da blogueira Camila:

10 blogueiras de maquiagem para seguir no Youtube

Para se aperfeiçoar, aprender truques, técnicas novas e ficar de olho nas inspirações para se maquiar, a dica é seguir blogs de beleza e principalmente canais do Youtube que tenham vídeos com tutoriais de maquiagem. Assim você assiste e aprende sem precisar gastar ou sair de casa.

Abaixo você confere sugestões de blogueiras experts em diferentes estilos de maquiagem para seguir no Youtube:

5 erros comuns na maquiagem e como evitá-los

É completamente normal que, ao começarmos a fazer algo novo, alguns deslizes escapem. Veja na lista alguns desses errinhos que muitas mulheres mulheres cometem ao se maquiar e confira como é simples evitar que eles aconteçam:

  1. Base mais escura que a pele. Para evitar, experimente a cor da base na pele do rosto e não na mão;
  2. Batom nos dentes. Evite o problema usando batom matte (opaco), por ser mais seco, ele bruda menos nos dentes;
  3. Cílios com bolinhas do rímel. Para evitar, retire o excesso de rímel do aplicador antes de passar o produto;
  4. Sombra borrada abaixo dos olhos. Evite esse deslize fazendo primeiro a maquiagem do olho e depois a pele e o restante do rosto;
  5. Excesso de blush. Para deixar o look natural, ao passar o pincel no produto, assopre-o um pouco para deixar cair o excesso e aplique com um toque suave.

A respeito dos erros que cometemos ao fazer o make, Renata comenta: “O exagero é comum, e também não saber identificar o que fica melhor na sua cor de pele e tipo de rosto. Para evitar isso, use sempre a regra de que menos é mais e se informe sobre o que fica melhor em cada tipo de pele.”

Siga as dicas, pratique em casa, descubra suas preferências e se jogue no mundo da maquiagem. Pouco a pouco você vai perceber o que funciona e o que não funciona para os seus traços e saberá valorizar cada centímetro do seu rosto usando produtos de beleza.