Contorno facial: faça a make perfeita com esta técnica de sombreamento

Escrito por Andrea Sakugawa

Kim Kardashian

A maquiagem é a peça-chave para deixar a mulher ainda mais bonita na hora de sair, seja para um simples almoço ou até para uma festa de gala. São diversas as técnicas utilizadas para destacar o rosto e deixar a pele impecável, tais como: contorno, baking, draping, strobing, sunstripping, croming etc.

O contorno facial é uma técnica que trabalha com o jogo de sombras com o intuito de dar menos destaque a determinadas áreas do rosto. Assim, o nariz pode ficar fino, as bochechas marcadas e até mesmo a testa pode ficar menor. Veja abaixo o passo a passo completo de um contorno perfeito!

Contorno: passo a passo

  1. Antes de tudo, você precisará de um corretivo em um tom mais escuro de sua pele;
  2. Mapeie os pontos do seu rosto onde deseja dar o efeito de profundidade;
  3. Aplique o corretivo nas laterais do nariz, nos cantos da testa, nas linhas abaixo da maçã do rosto e até mesmo na mandíbula;
  4. Esfume delicadamente com o pincel até que a linha marcada suma e dê lugar a um sombreamento natural.

O segredo para fazer o contorno é conhecer o seu rosto e ter em mente as áreas que deseja disfarçar com o corretivo mais escuro. A prática também leva a perfeição, por isso confira a seguir tutoriais que te deixarão craque na técnica!

Dicas para um contorno facial perfeito

O contorno facial é democrático e pode ser feito para valorizar os traços de diferentes tipos de rosto. Confira os tutoriais abaixo e aprenda mais sobre a técnica:

Leia também: Maquiagem simples: 50 ideias e os melhores tutoriais passo a passo

Contorno de rosto para iniciantes

A Alice Salazar ensina como fazer o contorno a partir do pó, que é o método mais fácil para quem está começando. Ela indica pós em tons frios para dar a profundidade desejada na pele.

Contorno para todo tipo de rosto

Confira as dicas valiosas da Mari Maria para fazer um contorno universal que atende a todos os formatos de rosto.

Contorno para rosto gordinho

Leia também: Dicas de maquiagem: os melhores truques para você arrasar na make

No vídeo, a Ingrid explica como aplicar o contorno com produtos cremosos, que são fáceis de espalhar. Depois de esfumar bem, o resultado é uma pele leve e sutilmente demarcada.

Contorno para rosto quadrado

Se você tem o rosto quadrado, confira as dicas da Gothinha para fazer o contorno perfeito! Neste caso, o objetivo da técnica é suavizar as linhas da face, tornando-a mais harmônica.

Contorno para rosto oval

Para quem tem o rosto oval, o contorno exige basicamente a demarcação abaixo das maçãs e ao redor da testa. Veja o passo a passo completo no tutorial da Thais Cavalcante!

Leia também: Maquiagem nude: tutoriais, produtos e fotos para fazer essa make clássica

Contorno para rosto fino

O contorno pode ser feito também para dar ao rosto fino um aspecto mais cheinho. A Luiza Rossi explica o passo a passo!

Contorno de Kim Kardashian

Aprenda com a Camila Coelho como fazer o contorno poderoso da Kim Kardashian! A ideia é demarcar bem determinadas partes do rosto com o jogo de iluminação e sombreamento.

Contorno de gringa

Para fazer um contorno no estilo gringas do Instagram, abuse das demarcações no rosto e até mesmo acima dos olhos. Veja os detalhes no vídeo da Bianca Camargo!

Contorno e iluminação para pele negra

Veja o passo a passo da Silvania Miranda que realça a beleza da pele negra com contorno e iluminação! Além do pincel, a esponja também é utilizada para dar o acabamento na pele.

Contorno e iluminação molhados

Produtos cremosos assustam muita gente na hora de fazer o contorno facial. Mas com as técnicas certas é possível deixar a pele maravilhosa sem linhas exageradamente demarcadas. Confira mais dicas no tutorial da Bruna Malheiros!

Com a pele preparada e o contorno pronto, você pode incrementar a maquiagem com olhos esfumados, boca vermelha, blush, rímel, iluminador, bronze e o que mais preferir. Estes demais produtos, quando usados com moderação, só têm a agregar no resultado final.

10 produtos bem recomendados para você fazer o contorno perfeito

Para fazer o contorno facial você pode optar por usar produtos em pó ou cremosos. E antes de mais nada é imprescindível acertar o tom que fica melhor com sua pele. Dê uma olhada nas opções abaixo:

Dicas de Mulher

  1. Paleta de Contorno Cremosa Rk By Kiss, na Época Cosméticos
  2. “Não é aquele tipo de paleta que eu vou usar muito algumas cores e outras ficarão intocadas. Até a cor mais amarelada eu aprendi que dá pra usar pra selar o corretivo e já corrigir ainda mais o tom da área das olheiras.” – Renata Fukuda

  3. Corretivo Nyx Wonder Stick, na Americanas
  4. “Ele é muito bem pigmentado, fácil de aplicar por conta do formato e fácil de espalhar.” – Bia Munstein

  5. Paleta de Contorno Facial Océane, na Época Cosméticos
  6. “A paleta apresenta um total de 7 cores, com dois tipos de acabamento, cremoso e em pó. A duração no rosto foi algo que me surpreendeu bastante.” – Bárbara Nassar

  7. Paleta de Contorno Facial Skin Perfection Eudora
  8. “Com textura leve, proporciona pigmentação na medida certa, construção gradativa de cor e efeito natural.” – Bruna Malheiros

  9. Paleta de Contorno Smashbox Step-By-Step
  10. “Funciona para fazer um jogo de luz e sombra e ajudar a “esculpir” a face – dá para afinar as bochechas ou o nariz, fazer com que a linha da mandíbula fique mais destacada e iluminar o alto das maçãs do rosto, por exemplo.” – Marina Fabri

  11. Bastão de Contorno Facial Stick Vult, na Beleza na Web
  12. “A durabilidade dele é ótima, não fica pegajoso e não espalha ou escorre.” – Gleici Duarte

  13. Paleta de Contorno Facial 8 Cores Luisance, no Extra
  14. “A paleta conta com 8 cores. Sendo 2 iluminadores e 6 pós opacos, do bege clarinho até o marrom escuro, ou seja, dá pra usar de contorno e de pó servindo pra variados tons de pele.” – Bru Tavares

  15. Paleta Highlight &a Contour Pro Palette NYX, na Submarino
  16. “É aquele tipo de paleta que quem está sempre maquiando outras pessoas tem que ter já que, pela variedade de cores, conseguimos usar praticamente em todos os tons de pele.” – Niina Secrets

  17. Pincel para Contorno Flat Vult No. 21, na Danny Cosméticos
  18. “Possui cerdas firmes e curtas, com pontas retas, indicado para criação de contornos utilizando produtos líquidos, em pó ou creme.” – Marina Smith

  19. Paleta de Contorno em Pó Shade and Light, na Sephora
  20. “O que mais me chamou a atenção foi a fórmula! Os pós são super pigmentados, com textura macia e aveludada que esfumam muito, muito bem!” – May Dancini

Agora você já sabe as principais dicas e quais produtos comprar para fazer o contorno facial perfeito. Se no começo parecer difícil, vá treinando até que consiga demarcar as áreas certas do seu rosto. Com o tempo conseguirá elaborar a técnica de olhos fechados!

Assuntos: Maquiagem

Para você