Maquiagem básica: tutoriais e 30 fotos que vão te inspirar a fazer a sua

Escrito por Andrea Sakugawa

Juliana Paes

Saber fazer uma maquiagem básica não é tão difícil como parece, mesmo para quem não tem familiaridade nenhuma com este assunto. Para o dia a dia, o estilo “faça você mesma” é a melhor escolha se você quer uma make prática e rápida. Afinal, nada como sair de casa sempre linda e pronta para qualquer ocasião.

Aqui você confere os principais produtos para ter um estojo de make completo, além de tutoriais, dicas e belíssimas inspirações que te deixarão craque na arte da maquiagem!

Maquiagem básica: itens necessários

  • Hidratante: além de ajudar a manter a textura da pele saudável, o hidratante assegura um acabamento mais bonito e natural para a maquiagem.
  • Protetor solar facial: proteger a pele do rosto contra os raios solares é de extrema importância para garantir a make perfeita. Assim como passar hidratante, este é um hábito que deve ser cultivado no dia a dia.
  • Base ou BB cream: em líquido, creme ou bastão, a base e o BB cream são ideais para uniformizar a pele e suavizar as imperfeições como manchas e olheiras. É importante escolher o produto que se adapte melhor ao seu tom de pele.
  • Corretivo: o corretivo deve ser aplicado logo depois da base para, como o próprio nome diz, corrigir algumas imperfeições ainda aparentes. Ótima saída para aquela espinha chata que resolveu aparecer de última hora. Serve também para dar uma iluminada no rosto, sendo aplicado em pontos-chaves como abaixo dos olhos, centro da testa e queixo.
  • Blush: dar um toque de cor às bochechas é o papel do blush, que pode ser encontrado nas versões em pó, creme ou líquido. Deve-se aplicar o produto nas maçãs do rosto, sempre com leveza para evitar uma marcação exagerada.
  • Lápis de olho ou delineador: estes são produtos curingas para se ter no estojo de make. Podem ser utilizados para fazer marcações leves nos olhos ou até mesmo para ajudar a compor uma maquiagem glamourosa.
  • Rímel: grande aliado das mulheres, o rímel valoriza os cílios e dá um up no olhar. Se preferir algo menos exagerado, dá para utilizar apenas o rímel e dispensar o delineado.
  • Batom ou gloss: para fechar com chave de ouro, escolha um batom ou gloss que dará o toque final à sua make.

Vale lembrar que estes itens compõem uma maquiagem básica mas não são de uso obrigatório. Você pode usar a base sem o corretivo, apenas o lápis e não o rímel e assim por diante. Antes de tudo, saber o que mais combina com sua personalidade e estilo é o melhor caminho para fazer a maquiagem perfeita!

Maquiagem básica: passo a passo

Mesmo para fazer uma maquiagem básica é preciso saber técnicas simples como contorno, sombreamento e esfumado. Abaixo você confere tutoriais completos para aprender a fazer uma make prática em poucos minutos!

Maquiagem básica fácil e prática, por Fernanda Petrizi

Leia também: Maquiagem com glitter: 40 fotos e tutoriais para brilhar em qualquer ocasião

Com poucos produtos, a Fernanda ensina a fazer uma maquiagem básica perfeita para qualquer ocasião. O segredo é caprichar na região dos olhos com sombra, pigmento e cílios postiços.

Tutorial de make para o dia a dia, por Flavia Pavanelli

Aprenda com a Flavia a fazer uma maquiagem simples, linda e sem técnicas complexas. Ótima opção para quem tem uma rotina corrida e precisa de uma make que dure o dia inteiro.

Maquiagem nude para pele negra, por Daniela Santos

A Daniela ensina a realçar ainda mais a beleza da pele negra com técnicas simples e produtos que dão acabamento natural. O resultado é uma maquiagem nude ideal para ser usada durante o dia.

Leia também: Dicas de maquiagem: os melhores truques para você arrasar na make

Maquiagem básica com tons de marrom, por Eduarda França

O marrom é uma cor curinga e fica bem para todos os tons de pele. No vídeo, a Eduarda mostra o passo a passo da maquiagem que pode ser usada tanto durante o dia como à noite.

Maquiagem natural para o dia a dia, por Mari Maria

Se você gosta de maquiagens básicas com um toque de cor, vai amar o tutorial da Mari! Ela aposta em discrição para a pele e a região dos olhos e finaliza a make com um belo batom em tom roxo.

Maquiagem básica para escola/faculdade, por Isa Mantini

Leia também: Maquiagem marrom: tutoriais e mais de 40 inspirações que você vai amar

A rotina de estudos pede uma make básica e rápida. A Isa explica como fazer uma boa preparação de pele que fará toda a diferença no resultado final da maquiagem.

Make Kylie Jenner para iniciantes, por Bruna Tavares

Veja no tutorial da Bru como fazer a maquiagem estilo ‘gringa’ da Kylie Jenner. Sombras em tons frios, cílios e rímel são a essência dessa make.

No começo pode parecer complicado, mas com o tempo você conseguirá fazer uma make básica de olhos fechados. Basta praticar!

30 ideias de maquiagem básica

Inspirações são sempre bem-vindas para nos ajudar a criar uma maquiagem. Veja a seguir belos exemplos que despertarão a sua criatividade!

1. Maquiagem delicada para todos os dias

2. Com cara de “acordei linda”

3. Um rímel faz toda a diferença

4. Invista no iluminador para dar um glow

5. A pele bem preparada é a base de qualquer maquiagem

6. E garante um acabamento ainda mais bonito

7. O batom vermelho é sinônimo de poder

8. Impossível errar com tons de nude

9. Pois caem como uma luva em qualquer ocasião

10. Cílios postiços também são muito bem-vindos

11. Sobrancelhas menos demarcadas combinam com makes básicas

12. Nada mais charmoso do que um delineado estilo gatinho

13. Aposte em um leve esfumado na região dos olhos

14. Como diz o ditado: menos é mais

15. Make versátil para a rotina de trabalho

16. O blush dá cor e saúde para o rosto

17. Se quiser ousar um pouco mais, vá de sombra roxa!

18. No quesito durabilidade, opte por batom com acabamento matte

19. É importante acertar na cor da base para deixar a make uniforme

20. Um básico não tão básico

21. Discreto e bonito, o gloss é perfeito para o dia a dia

22. Use o bronzer para dar toque de verão e efeito de profundidade

23. Para festas noturnas, abuse dos tons de dourado

24. Já os tons corais são ideais para eventos de dia

25. O lápis branco pode ser aplicado para realçar o olhar

26. E o pretinho clássico é certeiro para as mulheres poderosas

27. Áreas iluminadas no rosto deixarão sua make completa

28. Aplique bastante rímel nos cílios inferiores

29. Ao se maquiar, não tenha medo de fazer combinação de cores

30. E o mais importante: use a maquiagem para valorizar seus traços

São diversas as possibilidades na hora de criar uma make básica, desde aquela para ir ao trabalho até a mais poderosa para ir a uma festa. Tudo dependerá dos produtos que você utilizar e a composição de cores desejada. Depois de ver essas lindas inspirações, corre fazer a sua!

Assuntos: Maquiagem

Para você