Novidade! Baixe nosso app em seu smartphone Android iPhone

Dicas de Mulher Dicas de Saúde

12 dicas para desintoxicar seu organismo

A nutricionista Michelle Schoffro Cook destaca os pontos importantes para quem pretende ajudar o corpo a funcionar melhor

em 07/06/2013

Foto: Thinkstock

Ao longo da vida, o ser humano vai intoxicando lentamente o próprio corpo. Fatores como a alimentação, a prática de exercícios e o tipo de ambiente no qual se vive têm influência direta sobre a saúde e a qualidade de vida.

Sem perceber, todos os dias, você trabalha de forma negativa algum dos sistemas que formam seu organismo. Algumas vezes essa intoxicação se faz perceber e então vêm consequências como o mal-estar, a sensação de inchaço ou de que alguma coisa simplesmente não vai bem.

Para melhorar esse tipo de desconforto, algumas atitudes podem ser tomadas. A nutricionista e doutora em medicina natural, Michelle Schoffro Cook, autora do livro “The 4-Week Ultimate Body Detox Plan”, destaca 12 pontos importantes para ajudar seu corpo a eliminar as toxinas absorvidas das mais diversas formas.

1 – Coma maçãs

Maçãs são ricas em pectina, uma substância que, uma vez nos intestinos, se liga às toxinas presentes no corpo para ajudar a eliminá-las, explica Cook.

2 – Beba sucos com verduras e legumes feitos na hora

E, quando se fala em sucos, isso quer dizer qualquer um mesmo. Basta, de acordo com a nutricionista, colocar um ou mais vegetais de sua preferência no liquidificador, com água e gelo. Pronto, um suco desintoxicante.

3 – Beba água com limão uma vez ao dia

A dica é extremamente simples: esprema o suco de um limão em um copo d’água e beba pela manhã. Estudos provaram que o limão tem mais de 20 compostos anti-câncer.

4 – Coma mirtilo (blueberry) diariamente

O mirtilo é uma fruta conhecida, em inglês, como blueberry. Segundo Cook, ele é rico antocianinas, substâncias que reduzem a inflamação no cérebro e no corpo. O mirtilo também ajuda a perder peso e a prevenir alergias.

5 – Respire profundamente

Simples, porém raro: você precisa se lembrar de respirar profundamente sempre que possível. O oxigênio mata vírus e bactérias.

6 – Coma legumes todos os dias

Todos os legumes que puder incluir na sua alimentação diária são bem-vindos, mas o feijão, particularmente, ajuda no funcionamento dos intestinos.

7 – Inclua o açafrão na sua rotina

Uma colher de chá ao dia é o bastante para ajudar o fígado a funcionar corretamente. O açafrão contém curcumina fitonutriente, que protege o fígado, explica a nutricionista.

8 – Prefira frutas e vegetais crus

Sem cozinhar esses alimentos, você estará consumindo uma maior quantidade de enzimas importantes para melhorar a digestão e a absorção de nutrientes pelo corpo.

9 – Troque seus produtos de limpeza por alternativas mais naturais

Produtos de limpeza industrializados contêm diversas substâncias tóxicas, que o organismo acaba absorvendo sem que possamos nos dar conta. Troque-os por opções como bicarbonato, limão e vinagre, por exemplo.

10 – Beba água

Cook explica que a água é responsável pelo bom funcionamento de quase tudo no organismo humano. Todos os órgãos e sistemas dependem de uma boa hidratação para trabalharem corretamente.

11 – Pratique exercícios

A transpiração é uma das melhores maneiras de eliminar as toxinas do corpo. 30 minutos de atividades físicas diárias te ajudam a manter o organismo saudável.

12 – Sorria mais

A alegria também ajuda a produzir substâncias capazes de melhorar sua saúde, diz Cook. Portanto, despreocupe-se e use o sorriso a seu favor.

Receba nossas melhores dicas diretamente em seu e-mail

Assine nossa newsletter para receber nossas novidades sobre os assuntos do momento.

Nós odiamos spam. Nunca usaremos seu e-mail para outros fins.

Comentários
Dicas relacionadas