Trigo sarraceno: conheça os benefícios e veja como usá-lo em receitas

Escrito por
Em 15.06.20

iStock

Quem não gosta de um pão quentinho no café da manhã? O problema é que muitas receitas levam trigo em sua composição, e o trigo comum possui glúten, que pode causar problemas abdominais e de má digestão. Por isso, uma opção para é substituí-lo pelo trigo sarraceno. Saiba mais sobre esse cereal a seguir:

Continua após o anúncio

O que é o trigo sarraceno?

iStock

O trigo sarraceno é um tipo de semente que possui uma casca dura e de tonalidade rosada escura. Ele é muito encontrado no sul do país e está substituindo o trigo comum em muitas receitas e, por ser muito nutritivo, pode substituir também o arroz em nossas refeições. Além disso, não possui glúten, o que é ótimo para intolerantes e pessoas que sentem queimação ao ingerir o trigo comum.

Informações nutricionais

  • Calorias: 343 Kcal
  • Carboidrato: 71,5 g
  • Proteína: 13,25 g
  • Gordura: 3,4 g
  • Fibras: 10 g
  • Magnésio: 231 mg
  • Potássio: 460 mg
  • Ferro: 2,2 mg
  • Cálcio: 18 mg
  • Selênio: 8,3 mg
  • Zinco: 2,4 mg

Os valores nutritivos são para uma porção de 100g de trigo sarraceno. Por ser uma fonte riquíssima de proteínas, mais que o trigo comum, substituir o arroz pelo trigo sarraceno nas refeições é uma ótima troca para aqueles que precisam perder peso.

6 benefícios do trigo sarraceno

  1. Reduz a produção de gases e a má digestão: por não possuir glúten, o trigo sarraceno auxilia na digestão, além de eliminar a sensação de estômago pesado.
  2. Previne doenças e o envelhecimento precoce: como possui antioxidantes, é ótimo para a prevenção do envelhecimento precoce.
  3. Melhora a circulação sanguínea: possui flavonoides, que são excelentes reguladores da qualidade da função sanguínea.
  4. Previne doenças cardiovasculares: já que possui gorduras consideradas boas, esse trigo previne doenças cardíacas e é capaz de regular o colesterol ruim.
  5. Melhora o trânsito intestinal: além de não possuir glúten, também tem um alto teor de fibras, o que auxilia o intestino a absorver melhor os nutrientes e, com isso, melhora o trato intestinal.
  6. Auxilia no emagrecimento: conforme a nutricionista Émilin Bulla (CRN 11080-PR), é um forte aliado no emagrecimento, por ser uma ótima fonte de fibras e auxiliar na absorção de gorduras ruins e carboidratos simples. Além disso, é rico em proteínas, o que dá mais sensação de saciedade.

Os benefícios desse cereal vão desde o tratamento para pacientes celíacos até o emagrecimento saudável. Portanto, incluir esse importante alimento na nossa rotina parece cada vez mais vantajoso. Para isso, que tal aprender como usá-lo da melhor maneira?

Como usar o trigo sarraceno

iStock

Para substituir o arroz na alimentação, não é necessário deixá-lo de molho antes do cozimento. Não é preciso muita água para o seu cozimento e o tempero pode ser o mesmo que você costuma usar no arroz. Para ser usado em saladas, o trigo precisa ser cozido antes. Após o cozimento, é só temperar com ervas frescas, alho, cebola ou outros ingredientes de sua preferência.

A farinha de trigo sarraceno pode ser encontrada em lugares especializados na venda de produtos naturais. Alguns mercados também já possuem a farinha para ser vendida. Para consumir a farinha, é preciso seguir orientações de receitas, uma vez que a produção de bolos, pães e outros alimentos requer quantidades específicas.

Receitas com trigo sarraceno

Quando estamos em uma dieta alimentar, seja pela necessidade de melhorar a saúde ou por questões estéticas, é sempre importante procurar manter um cardápio diversificado. Por isso, conheça receitas deliciosas com esse importante cereal para unir o útil ao agradável já!

Continua após o anúncio

1. Granola salgada de trigo sarraceno para salada

A granola salgada feita com esse trigo é uma ótima maneira de transformar sua salada em um alimento delicioso. O cereal torrado deixa o prato muito mais convidativo, além de ser supersaudável.

2. Panqueca de trigo sarraceno

Panqueca já é um alimento delicioso por si só, e feita com um trigo leve e sem glúten é melhor ainda. Além disso, ela combina com uma infinidade de recheios e pode ser salgada ou doce. Uma delícia, não é mesmo?

3. Pão de trigo sarraceno

O pão é o alimento queridinho de muita gente, mas muitas pessoas sentem-se mal quando o comem, já que o trigo possui glúten e é um elemento fundamental no preparo. Esse pão feito de trigo sarraceno não causa desconforto alimentar, pois não possui glúten. Você pode até passar mal, mas vai ser por comer muito!

4. Broa de trigo sarraceno

Essa receita de broa é impressionante! Além de ser uma receita perfeita para pessoas sensíveis ao glúten, ela também pode ser apreciada por quem é intolerante a lactose, já que não leva leite. Genial, não é?

5. Queijinho de manga com trigo sarraceno

Pelo nome, pode parecer que essa receita é de um alimento salgado, mas não se engane: é uma deliciosa opção de sobremesa. Inteiramente vegano, o queijinho de manga com trigo sarraceno é ótimo e natural. Além disso, não leva açúcar!

Continua após o anúncio

Viu como é perfeitamente possível comer alimentos com trigo sem ficar com aquela sensação de má digestão? Agora, use a criatividade e comece a usar o trigo sarraceno em sua alimentação!

Alertas e contraindicações

O trigo sarraceno não possui contraindicações definidas. A única observação é que, como seu consumo ainda não é muito comum, é possível que algumas pessoas possuam alergia e não saibam. Uma boa dica é experimentar uma pequena quantidade antes de incluí-lo, de fato, em sua alimentação.

Bom saber que existem alternativas para substituir o trigo comum, não é? Melhor ainda é saber que o trigo sarraceno pode ser usado em inúmeras receitas de maneira saudável. Aproveite e fique por dentro também dos benefícios do farelo de aveia.

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.