Em qual estágio devo consumir a banana? Qual é mais saudável?

Verde? Amarela? Com manchas marrons? Entenda os benefícios oferecidos de acordo com a cor da fruta

Escrito por Mariana Bueno

Foto: iStock

A banana é uma fruta que a maioria das pessoas gosta e um dos alimentos básicos, especialmente nos países tropicais como o Brasil. Além disso, é barata e tem muitos benefícios para o organismo. Comer uma banana por dia ajuda a manter a saúde, a perder peso e a melhorar o funcionamento do intestino.

Mas os nutrientes oferecidos pela fruta vão depender do estágio em que ela se encontra, pois são diferentes quando a banana está verde, quando está madura e quando já passou um pouco do ponto em que costuma ser consumida.

Conheça cada um deles e escolha qual é a mais benéfica para você!

Bananas verdes

Foto: iStock

As bananas verdes são consumidas principalmente por suas propriedades medicinais. Elas apresentam baixo índice glicêmico em comparação com as maduras, o que faz com que sejam muito mais saudáveis do que as bananas amarelas. Consumir essa tonalidade de bananas também ajuda na prevenção de doenças cardíacas e faz bem para pacientes diabéticos.

Bananas amarelas

Foto: iStock

São as mais atraentes e mais consumidas devido à sua tonalidade vibrante. As bananas amarelas são ricas em fibras, potássio, antioxidantes, vitaminas como B6 e C, e uma fibra chamada pectina, que dá ao fruto sua forma estruturada e também ajuda a manter a elasticidade da pele.

Leia também: 10 alimentos que ajudam a acabar com o mau humor

Banana manchada

Foto: iStock

As bananas manchadas são cheias de antioxidantes, que ajudam a evitar a azia e a indigestão. Além disso, quando uma banana amadurece o seu teor de açúcar, bem como a quantidade de nutrientes, aumenta, o que faz da banana com manchas melhor que a amarela ou a verde. Essas manchas indicam a presença de uma substância que combate câncer, além de melhorar o sistema imunológico e ajudar na renovação celular no organismo, prevenindo os tumores.

Banana marrom

Foto: iStock

É quando as manchas já estão mais escuras e estranhas, aparentando uma fruta podre. Mas não jogue fora! Essas bananas estão bem macias e têm benefícios para ossos, músculos e para manter os níveis de cortisol (hormônio responsável pelo estresse) em equilíbrio. Também ajudam na digestão.

Além desses benefícios, as bananas são fonte de potássio, responsável por regular nossos batimentos cardíacos e manter o alerta do nosso cérebro. Também ajuda a manter a saciedade por mais tempo, evitando o consumo de calorias extras. Por isso é bom sempre consumir no café da manhã.

Para facilitar o consumo da fruta em estágios não tão queridos quanto banana amarela, você pode utilizá-las em receitas de vitaminas ou sobremesas.

Leia também: 20 receitas de doce de banana que você vai querer fazer agora

Assuntos: Alimentação

Para você