
Bem-estar
iStock
![]() |
|
Você já ouviu falar dos polvos de crochê, dados geralmente a bebês prematuros nas UTI’s neonatais? Muito mais do que um “brinquedinho bonito”, ele tem sido visto como algo lúdico, pois acredita-se que seus tentáculos remetam ao cordão umbilical, trazendo assim mais conforto e segurança para a criança. Não por acaso, tem sido chamado também de “polvinho do amor”.
Publicidade
A ideia surgiu na Dinamarca, em 2013, mas hoje os polvinhos fazem sucesso em todo o mundo, inclusive aqui no Brasil, onde eles têm sido criados em diferentes tamanhos, formatos e cores, não mais destinados somente aos bebês prematuros, mas também a crianças de diferentes idades.
iStock
Embora não existam comprovações científicas, muitos hospitais aderiram à ideia de dar o polvo de crochê a bebês prematuros. Isso porque o formato do bichinho (especialmente seus tentáculos) lembraria o cordão umbilical, o que proporciona mais conforto e segurança para o bebê, que tende, assim, a se desenvolver mais rápido para sair da UTI.
O assunto ainda divide opiniões, mas muitos pais e profissionais da saúde relatam que o uso do polvo de crochê acalma os pequenos e ajuda significativamente na recuperação deles.
Mas vale destacar que, embora existam diversos relatos positivos, não há comprovações científicas sobre a eficácia do polvo de crochê como uma “terapia para bebês prematuros”.
O polvo deve ser visto como um brinquedo lúdico, algo que vem para somar na recuperação dos pequenos, mas nunca poderá substituir práticas consagradas como o aleitamento materno, o método canguru, a presença dos pais na UTI, entre outras orientadas pelos profissionais responsáveis.
Além disso, embora hoje o polvo de crochê seja confeccionado em diferentes versões, o ideal é que ele siga as normas do projeto original, o Octo, especialmente se o intuito for entregá-lo a bebês prematuros.
De toda forma, ainda que seja destinado a bebês maiorzinhos, é essencial que o polvo não perca sua essência: que é a de ser um instrumento seguro e agradável para as crianças.
Publicidade
Diante de tantos relatos positivos, não demorou muito para o polvo de crochê se popularizar. Tanto que hoje conquista crianças de diferentes idades e até adultos.
Muitas pessoas, especialmente aquelas já dedicadas ao artesanato, têm usado a criatividade e apostado na confecção do “polvinho do amor” em diferentes cores e formatos, com ou sem detalhes diferenciados… Inspire-se com lindos modelos e aprenda como fazer um polvo de crochê!
Crochê da Quel
BebêPrem
Publicidade
Nalva Bontemps
Luá Crochê
Crochê Supreme
Agora você sabe por que o polvo de crochê tem significado tão especial! E, com tantas inspirações, já pode aderir a este projeto que esbanja afeto e começar a criar os seus próprios “polvinhos do amor”! Aprenda também a fazer flores de crochê.
Jornalista formada em 2009 (58808/SP), redatora freelancer desde 2013, totalmente adepta ao home office. Comunicativa, sempre cheia de assuntos para conversar e inspiração para escrever. Responsável no trabalho e fora dele; dedicada aos compromissos e às pessoas com quem convive; apaixonada pela família, por cachorros, pelo lar, pelo mar, por momentos de tranquilidade e também de agito.