Como usar almofada para amamentação: 4 formas funcionais e alternativas

Escrito por Fernanda Maranha

Foto: iStock

A amamentação é uma fase muito importante na vida de mãe e bebê. É um momento íntimo, de muita entrega e proximidade, entre mãe e filho. Ainda assim, a amamentação tem alguns desafios, e é preciso pensar em artifícios para tornar o processo mais confortável, como é o caso da almofada para amamentação.

Um acessório simples que pode auxiliar no processo é a almofada para amamentação. Em forma de arco e disponível em diversos estilos, ela serve especialmente para ajudar a apoiar o bebê enquanto ele mama. A almofada pode ser usada ainda para outros momentos do pequeno. Conheça mais sobre o acessório.

4 formas de usar a almofada para amamentação

Foto: iStock

A almofada para amamentação trata-se uma almofada em formato de C para ser colocada em torno do corpo da mãe enquanto ela dá de mamar ao bebê. Mas, além de sua função principal, ela pode ter outras utilidades na vida da mãe e filho.

  1. Para amamentar: como foi dito anteriormente, essa é a função principal da almofada. Ao ser colocada em torno do corpo da mãe, permite que a amamentação aconteça em duas posições diferentes, como explica a consultora em amamentação Silvia Briani: na posição tradicional, com o acessório encaixado na frente do corpo, ou na posição invertida, com a almofada na lateral da mãe. O uso do acessório pode oferecer vários benefícios na amamentação, que serão conhecidos a seguir.
  2. Para deixar o bebê com a barriga para cima após a mamada: “Pode ser usada como um meio ninho para apoiar o bebê”, diz Silvia. Por conta do seu formato, a almofada pode ser encaixada no corpo do pequeno, assim ele fica deitado, mas inclinado, boa posição para o bebê ficar depois de ter mamado, evitando refluxo.
  3. Para auxiliar no processo de engatinhar: quando o bebê está um pouco mais durinho, é importante estimular o desenvolvimento da musculatura que faz ele se sustentar em algumas posições, como de bruços. Nessa fase, é recomendável deixar o pequeno de bruços por alguns períodos durante o dia, e a almofada pode ser uma aliada nesse processo.
  4. Para manter o bebê sentado: ficar sentado é outra posição em que a almofada pode auxiliar o bebê. É um processo de aprendizagem para o bebê conseguir se manter nessa posição sem apoio, enquanto ele evolui neste quesito, a almofada para amamentação funciona como um apoio mais estruturado do que as tradicionais.

Benefícios da almofada para amamentação

Foto: iStock

Como sabe-se – e o próprio nome do acessório revela – os maiores benefícios da almofada em questão são voltados à amamentação. Saiba quais são as vantagens para mãe e bebê ao utilizá-la:

  • Ideal para os primeiros meses: quando o bebê é pequeno, e a mamãe ainda está se acostumando com a amamentação, a almofada é uma verdadeira mão na roda. “A almofada pode ajudar bastante no primeiro mês de vida do bebê, quando ele ainda é muito molinho e o posicionamento é feito todo pela mãe”, explica a consultora.
  • Facilita a pega: um dos maiores desafios da amamentação é fazer com que o bebê acerte a pega, ou seja, posicione o seio na boca de forma correta para mamar. Silvia afirma que a almofada para amamentação pode ajudar nesta função, pois se a posição do bebê está correta, a pega será feita com maior facilidade, e apoiado na almofada ele corre menos risco de mudar sair da posição inicial, e perder a pega.
  • Possibilita a amamentação em diferentes posições: a almofada para amamentação pode ser útil não apenas na posição frontal tradicional, em que o acessório é posicionado na frente da mãe. A posição invertida também pode ser praticada com a ajuda dela. Nesta posição, a almofada é encaixada na lateral do corpo da mãe, e o bebê também fica na lateral, apoiado no acessório. A consultora de amamentação frisa que a escolha de posição depende da preferência da mãe.
  • Melhora a postura da mãe: ao amamentar, a mãe pode ficar tensa e desconfortável ao segurar o pequeno por muito tempo, diz a consultora. Ao usar a almofada para amamentação como apoio, pode haver mais conforto e o momento íntimo com o bebê pode ser ainda mais prazeroso.
  • Ajuda a descansar os braços: outro problema que as mamães podem enfrentar é a dor nos braços. A almofada, então, tem a função de apoio para o bebê, como explica Silvia: “ela é uma facilitadora de posicionamento do bebê com a intenção de preservar os braços da mãe para que ela não se canse.”.
  • Possibilita a amamentação em diversos lugares: “muitas mulheres se limitam, ou se obrigam a se adequar à cadeira de amamentação, e isso não é necessário”, relata Silvia. No entanto o apoio da almofada pode facilitar a adaptação para amamentar em outros lugares, como cama ou sofá. A consultora ainda adverte: “A mulher pode e deve se acostumar a poder amamentar em qualquer ambiente.”.

Apesar de todos esses benefícios, Silvia afirma que o mesmo resultado é possível também com o uso de outras almofadas ou travesseiros que a mãe tenha disponível. “A almofada específica auxilia, mas não é imprescindível para o sucesso da amamentação”, destaca a consultora.

Leia também: Aleitamento materno: tire dúvidas e confira as dicas e relatos de mães

7 opções de almofadas para amamentação para você comprar online

Veja alguns modelos variados, eleja seu preferido e saiba onde comprar cada um online.

Imagem: Dicas de Mulher

Onde comprar

  1. Almofada para amamentação bordada salmão, na Grão de Gente
  2. Almofada para amamentação cinza mescla, na FOM
  3. Almofada para amamentação marinheiro azul, na Mega Loja do Bebê
  4. Capa de almofada para amamentação Loopy Trixel, na FOM
  5. Almofada para amamentação rosa com babado e renda, na Grão de Gente
  6. Almofada para amamentação bege, na Grão de Gente
  7. Almofada para amamentação estampada em cinza, na Baby Enxoval

Como pôde ver, existem almofadas para amamentação nas mais variadas cores, materiais e estilos. Basta ver a que mais se adequa aos seus gostos antes de comprar a sua.

Assuntos: Bebês

Para você