Pitaya: benefícios que vão muito além de seu sabor e beleza

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Atualizado em 23.11.20

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Atualizado em 23.11.20

Você já conhece a pitaya? É uma fruta oriunda de florestas tropicais do México e Américas Central e do Sul, mas também cultivada em países como Israel, China e, há alguns anos, no Brasil.

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A nutricionista comportamental Patrícia Cruz, ressalta que a pitaya é uma fruta rústica pertencente à família Cactáceae. “É conhecida também como a ‘fruta dragão’ (dragon fruit), devido à sua casca. Seus frutos apresentam diferentes formatos, presença ou não de espinhos e a cor da casca e polpa podem variar”, diz.

Benefícios da pitaya

Infográfico: Dicas de Mulher

Poder antioxidante e propriedades anti-inflamatórias

Claudia Bastos de Oliveira, nutricionista, explica que a pitaya é rica em compostos antioxidantes que possuem propriedades anti-inflamatórias, atuam na prevenção do câncer e do risco cardiovascular. A nutricionista Patrícia ressalta que a fruta, que conta com licopeno e caroteno, tem a capacidade antioxidante de prevenir o envelhecimento celular e, consequentemente, o surgimento de doenças.

Auxílio no tratamento do diabetes

Patrícia destaca que a pitaya é rica em fibras solúveis que retardam a absorção do açúcar e, portanto, auxiliam no tratamento do diabetes mellitus.

Mais saciedade

Claudia lembra que, ainda devido à grande quantidade de fibras solúveis, a pitaya ajuda a promover sensação de saciedade, podendo ajudar no processo de emagrecimento.

Melhora do trânsito intestinal

Patrícia destaca que a presença de fibras também ajuda no trânsito intestinal. E, conforme acrescenta Claudia, a fruta estimula o crescimento da microbiota intestinal (flora intestinal).

Redução do colesterol

As nutricionistas explicam que a fruta ajuda a controlar os níveis de colesterol, evitando assim problemas associados ao colesterol elevado.

Fonte de micronutrientes importantes

Claudia explica que a pitaya, além de ser fonte de fibras e carboidratos, é rica em micronutrientes, como cálcio, fósforo, potássio e vitaminas, que colaboram para a saúde dos ossos e dentes, na contração muscular e na produção de células vermelhas, além de compostos como o licopeno (encontrado no tomate) e caroteno (encontrado na cenoura).

Bom funcionamento do organismo

A pitaya contribui, de forma geral, para o bom funcionamento do organismo. “Apresenta compostos antioxidantes (polifenóis) e prebióticos (oligossacarídeos) que auxiliam no bom funcionamento do organismo, proporcionando melhora no sistema imunológico, regulação do trânsito intestinal, etc.”, explica Claudia.

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Ajuda no processo de destoxificação

A nutricionista Claudia comenta que as fibras solúveis, presentes na fruta, podem também auxiliar na digestão e no processo de destoxificação, por minimizar os efeitos de substâncias tóxicas ao corpo, como metais pesados (chumbo, alumínio, cádmio, mercúrio, entre outros).

Versatilidade

Saborosa, a fruta pode ser consumida em sua forma natural, em sucos, sorvetes, geleias e outros preparos.

Pouca caloria

Claudia lembra que a pitaya possui baixo teor calórico, podendo ser grande aliada em dietas de emagrecimento.

10 receitas com pitaya para experimentar já

Ficou ansiosa para provar essa fruta poderosa e encantadora? Além de comê-la em sua forma natural, dá para usá-la em deliciosas receitas. Inspire-se:

1. Limonada de pitaya

Foto: Reprodução / Simply

Uma bebida diferente, bonita e refrescante. Vale a pena anotar a receita e fazer nos dias quentes do ano, todos vão amar!

Ingredientes

  • Água
  • Açúcar
  • Baunilha
  • Suco de limão
  • Pitayas

Modo de preparo

Você fará, basicamente, um xarope com água, açúcar e baunilha. Fará um suco de limão e misturará com o xarope em uma jarra. Por fim, deve adicionar as pitayas.

2. Suco detox de pitaya

Foto: iStock

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Um suco saudável e fácil de fazer, que auxilia na eliminação de toxinas do organismo. Utiliza a pitaya rosa, que é linda, além de nutritiva.

Ingredientes

  • Água de coco
  • Pitaya rosa
  • Salsão
  • Gengibre
  • Limão
  • Hortelã

Modo de preparo

Basta cortar a pitaya ao meio e retirar a polpa… Colocar a fruta no liquidificador juntamente com os outros ingredientes e bater por cerca de 30 segundos.

3. Smoothie de pitaya

Foto: Reprodução / Sprinkle of green

Uma bebida tão bonita que, só de olhar para ela, seu dia se tornará mais especial! E sabor também não deixa a desejar! 😉

Ingredientes

  • Água ou leite de amêndoa
  • Pepino
  • Pitaya
  • Iogurte de coco
  • Sementes de chia
  • Gelo

Modo de preparo

Você começará batendo a água (ou o leite) com o pepino. Depois, adicionará a pitaya e os demais ingredientes, misturando bem, até que o smoothie adquira uma cor rosa bem bonita.

4. Geleia de pitaya

Foto: Reprodução / Cherry on a cake

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Uma geleia que não fica nem tão doce, nem tão azeda… Ou seja, na medida. Isso sem falar da cor, que a deixa linda e convidativa.

Ingredientes

  • Pitaya
  • Açúcar
  • Limão
  • Gelatina embebida em água

Modo de preparo

Coloque todos os ingredientes, exceto a gelatina, em uma panela e ferva em fogo médio. Depois, adicione a mistura de gelatina e a água, e mexa até ficar na consistência que você gosta.

5. Gelatina de pitaya

Foto: iStock

Receita fácil e deliciosa, além de saudável. É uma boa maneira de adicionar a pitaya na sua alimentação do dia a dia. Até mesmo os pequenos vão amar!

Ingredientes

  • Pitaya
  • Água
  • Açúcar demerara ou adoçante natural Stevia
  • Ágar-ágar

Modo de preparo

Ferva a água e acrescente o ágar-ágar e o açúcar ou adoçante. Desligue o fogo, acrescente a pitaya amassada e mexa. Coloque em forminhas e espere esfriar até ficar durinha.

6. Mousse de pitaya com limão

Foto: iStock

Refrescante e com a combinação certa de sabores da pitaya com o limão, é uma ótima opção de sobremesa para o fim de semana. Isso sem falar que é fácil de fazer!

Ingredientes

  • Pitaya
  • Limão siciliano
  • Leite condensado
  • Creme de leite sem soro

Modo de preparo

Coloque no liquidificador a polpa da pitaya com o suco de limão. Quando ficar homogêneo, junte o leite condensado e, depois, o creme de leite (sem soro). Leve à geladeira por algumas horas e depois é só servir!

7. Mousse de pitaya com maracujá

Foto: Reprodução / Fru Fruta

Uma receita linda e saudável, sem glúten, sem lactose e sem açúcar. Com certeza você não vai resistir! Anote a receita!

Ingredientes

  • Suco de maracujá
  • Leite de coco integral
  • Araruta
  • Stevia
  • Pitaya
  • Banana
  • Mirtilos
  • Leite de castanha de caju

Modo de preparo

Faça a camada de maracujá, misturando todos os ingredientes e coloque nas taças. Depois, faça a camada de pitaya, batendo todos os ingredientes no liquidificador e colocando por cima da camada de maracujá nas taças. Deixe na geladeira por cerca de 30 minutos para ficar mais consistente e sirva gelado.

8. Cheesecake de pitaya

Foto: Reprodução / Oh sweet citrus

Uma sobremesa que vai impressionar, a princípio pela linda aparência e, depois, pela combinação de sabores irresistível.

  • Biscoito
  • Manteiga
  • Pitaya
  • Açúcar
  • Cream Cheese
  • Chantilly
  • Gelatina em pó
  • Água

Modo de preparo

Faça a massa, misturando os biscoitos triturados com a manteiga. Depois, basicamente, você precisará misturar os demais ingredientes, fazendo um creme que será despejado sobre a massa. Leve à geladeira por cerca de 4 a 5 horas, no mínimo, antes de servir.

9. Margarita de pitaya

Foto: Reprodução / Host the toast

Uma bebida tão deliciosa quanto linda. Ótima pedida para um fim de semana com os amigos, especialmente se os dias estiverem quentes.

Ingredientes

  • Morangos
  • Pitaya
  • Tequila
  • Licor de laranja
  • Suco do limão fresco
  • Rodelas de limão
  • Mel
  • Gelo
  • Açúcar ou sal (para a borda do copo)

Modo de preparo

Você deve reservar alguns morangos e congelá-los, além de parte da pitaya para enfeitar o copo. No liquidificador, é só misturar morangos (que não foram congelados), pitaya, tequila, licor de laranja, suco de limão e mel. Com a mistura homogênea, adicione gelo. Depois, decore a bebida no copo, utilizando os morangos congelados, a pitaya, rodelas de limão, açúcar ou sal.

10. Sorvete de pitaya sem lactose

Foto: Reprodução / Fru Fruta

A pitaya rosa (ou vermelha) é simplesmente o “corante natural” mais lindo do universo. Então, ela é a estrela deste sorvete caseiro saudável, feito com leite de coco, castanha de caju e açúcar demerara.

Ingredientes

  • Polpa da pitaya rosa
  • Leite de coco
  • Castanha de caju crua
  • Coco em flocos
  • Açúcar demerara

Modo de preparo

Com pelo menos oito horas de antecedência, você deve colocar a castanha de caju de molho em água. Na hora de preparar a receita, misture a castanha escorrida com os outros ingredientes e bata no liquidificador. Leve ao freezer e deixe congelar… Depois é só servir!

Agora você já sabe que é possível fazer deliciosas e lindas receitas com pitaya. Mas, vale lembrar, que consumir a fruta em sua forma natural também é delicioso e benéfico!

Como escolher, armazenar e consumir a pitaya

Foto: iStock

Patrícia comenta que, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), a recomendação de frutas é de cinco porções diárias. “A pitaya é uma fruta que pode ser consumida ao longo do dia, em refeições principais ou lanches intermediários, se este for o hábito”, diz.

Claudia explica que, apesar da casca dura e com “escamas”, a polpa da pitaya é suave e leve, e que suas sementes devem ser consumidas, pois são ricas em óleos essenciais como ômega 3 e 6 (que têm leve ação laxante e podem reduzir níveis de colesterol total e LDL).

“Não há um horário determinado para o consumo, porém, para garantir seus efeitos benéficos, é recomendado a ingestão de uma fruta ao dia, preferencialmente na sua forma natural”, destaca a nutricionista Claudia.

Para escolher a pitaya, Claudia orienta: prefira sempre as frutas cujas cascas estejam íntegras, ou seja, sem lesões, que apresentem cor acentuada (vermelha ou amarela, de acordo com a espécie) e que estejam macias, mas não muito moles.

“Evite as frutas que estejam com caule ressecado, pois esta condição indica que a pitaya passou do ponto de ser consumida. O ideal é consumi-la ainda fresca, portanto, evite a refrigeração e prefira a temperatura ambiente… Porém, evite deixá-la por muito tempo na fruteira”, acrescenta Claudia.

Contraindicações da pitaya

Foto: iStock

Patrícia explica que a pitaya só é contraindicada para pessoas com algum quadro de alergia ou intolerância à fruta.

Claudia reforça que, desde que consumida com moderação, assim como no caso de outras frutas, não há contraindicação no consumo da pitaya.

Agora você já conhece as vantagens desta fruta que, além de bonita, é saudável, gostosa, versátil e pode ser aliada numa dieta de emagrecimento.

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.