Dicas de Mulher Dicas de Beleza

7 penteados incríveis para fazer usando grampos

Faça penteados de salão em casa com a ajuda desses pequenos aliados das mulheres

em 30/01/2015

Foto: Divulgação / The Spohrs are Multiplying

Foto: Divulgação / The Spohrs are Multiplying

Os grampos são os melhores aliados das mulheres na hora de sustentar o cabelo. Por serem discretos e resistentes, a maioria dos penteados precisa da ajuda deles para que resistam a noite toda.

Segundo o hairstylist Wagner Nascimento, do salão Mondek Coiffeur, “a vantagem do grampo é sua forma simples de fixar os cabelos”. Além disso, eles são menos agressivos ao cabelo como elásticos e algumas presilhas.

Existem penteados que são completamente desenvolvidos com grampos, e, normalmente, eles ficam escondidos e imperceptíveis. Porém, hoje em dia, vemos penteados que os usam como acabamento para enfeitar o look.

Segundo o profissional, os usados como acabamento visível “não são os grampos que usamos frequentemente nos salões, pois existem grampos de superfície externa de cores e formas diferentes, que praticamente são acessórios de cabelos”.

Penteados com grampos

Alguns penteados que parecem ser feitos no salão podem ser feitos em casa com grampos. Veja abaixo uma lista de penteados maravilhosos nos quais os grampos são os protagonistas:

1. Meio preso com grampos aparentes

Foto: Reprodução / Mucho Mucho Bueno Bueno

Foto: Reprodução / Mucho Mucho Bueno Bueno

Deixar os grampos aparentes pode trazer um efeito descolado e estiloso ao penteado. A ideia é brincar com as cores e os formatos criados. Para obter o da foto basta seguir os passos:

  1. Prenda uma pequena mecha de cada lado para trás, com dois grampos, juntando a ponta deles na parte superior;
  2. Para fechar o triângulo, basta prender um terceiro grampo junto aos dois, aproveitando para segurar a parte solta das mechas.

2. Coroa de tranças

Foto: Reprodução / Brit.co

Foto: Reprodução / Brit.co

A trança nunca sai de moda e é uma alternativa prática e charmosa para qualquer ocasião, do trabalho à festa de casamento. Aprenda abaixo a fazer uma linda coroa com ela:

  1. Puxe o cabelo para um lado e comece a fazer uma trança embutida na lateral. Ela deve puxar todos os fios de um lado e ficar mais próxima lado oposto;
  2. Termine a trança em todo o comprimento restante;
  3. Passe a trança por cima da nuca, em direção ao outro lado, para que se tenha o formato da coroa;
  4. Prenda com grampos a ponta da trança de forma que emende no início dela;
  5. Para obter o efeito da foto e um volume extra, prenda grampos em cada um dos gomos da trança.

Dica: Aqui, grampos que contrastam com a cor do cabelo oferecem um resultado incrível.

3. Coque baixo

Foto: Reprodução / Irrelephant Blog

Foto: Reprodução / Irrelephant Blog

O coque é um dos tipos de penteados mais sofisticados, mas também é um dos mais simples de serem feitos. Com a ajuda do grampo, fica ainda mais fácil. Veja o passo a passo:

  1. Torça o cabelo da altura da nuca até as pontas. Em caso de cabelos em camadas, use um spray fixador;
  2. Enrole o cabelo para cima, formando um coque na altura onde o cabelo começou a ser enrolado;
  3. Prenda com um ou quantos grampos forem necessários e finalize com spray.

4. Cabelo curto por um dia

Foto: Reprodução / Elle

Foto: Reprodução / Elle

Quer ter o cabelo curto e não tem coragem de cortar já que não sabe como ficará? Então tente experimentar por um dia. Com a ajuda de dois elásticos invisíveis e muitos grampos, as madeixas longas se tornam mais curtas em alguns minutos. Veja como fazer:

  1. Separe o cabelo ao meio e prenda dois rabos baixos para trás. A altura dos elásticos nas mechas deverá ser mais ou menos o comprimento final desejado;
  2. Pegue uma das mechas e enrole os fios para dentro, subindo das pontas ao elástico, escondendo-o atrás do cabelo;
  3. Prenda o rolinho com grampos, por dentro do cabelo, para que não apareçam na parte de fora. Use quantos grampos forem necessários;
  4. Repita o processo na outra mecha e de o acabamento com spray ou pó texturizador para disfarçar desníveis no comprimento.

5. Meio preso com topete

Foto: Reprodução / Refinery 29

Foto: Reprodução / Refinery 29

O cabelo meio preso é clássico e pode tornar o look moderno e diferente com um topete e grampos coloridos. Aprenda a copiar o penteado da foto:

  1. Comece pelo topete, puxando a franja para cima e desfiando a parte de trás. Quanto mais desfiar, maior ficará o topete;
  2. Prenda toda a franja para trás com grampos, acertando o topete com um pente fino e spray fixador;
  3. Puxe duas mechas das laterais e prenda com grampos acima do acabamento do topete, para garantir que o cabelo fique bem preso;
  4. Para deixar ainda mais moderno, coloque grampos decorados nas laterais, como na foto.

6. Mechas entrelaçadas

Foto: Reprodução / Make up geek

Foto: Reprodução / Make up geek

O penteado da foto oferece um visual incrível e pode ser feito em todos os tipos de cabelo. Além disso, é super fácil de fazer. Veja abaixo:

  1. Comece separando uma pequena mecha lateral e prenda-a para trás com um grampo;
  2. Puxe uma mecha do mesmo tamanho no lado oposto e repita o processo, passando por cima do grampo usado no primeiro passo;
  3. Vá entrelaçando as mechas puxando de um lado de cada vez, sempre cobrindo os grampos, até o efeito atingir o tamanho desejado.
  4. Finalize com spray fixador.

7. Preso para um lado só

Foto: Reprodução / Refinery 29

Foto: Reprodução / Refinery 29

Um jeito de ter um look sofisticado e pronto para uma festa é usar o cabelo todo penteado para um lado. E para deixá-lo ainda mais lindo, abusar dos grampos. Siga o passo a passo para ter esse penteado incrível:

  1. Divida o cabelo com uma risca lateral;
  2. Puxe a parte menor para trás, levando para o lado oposto. Se necessário, prenda a mecha embaixo da parte maior;
  3. Para dar o acabamento, decore essa lateral que foi puxada com grampos. Abuse da criatividade!

Basta acostumar com o estilo do penteado, e ousar na sua montagem. Brinque com os desenhos formados com os grampos ou abuse dos grampos coloridos para ficarem aparentes nos fios. Grampos decorados com miçangas, pérolas e qualquer tipo de enfeite também valem!

Mais ideias para você experimentar

Inspire-se com as ideias simples e charmosas do vídeo abaixo e fique craque na hora de usar os grampos:

Dicas para o uso do grampo

Para não errar no penteado, veja dicas para facilitar o uso dos pequenos e tornar o resultado ainda melhor:

  1. Não se limite a usar grampos da cor indicada para seu cabelo. “Às vezes um grampo dourado em um cabelo loiro fica mais aparente do que uma grampo mais escuro”, indica Wagner.
  2. Use os grampos que tiverem com a cera nas pontas bem firme. Isso evita arranhões no couro cabeludo e permite que a peça fique mais confortável na cabeça.
  3. O jeito correto de usar os grampos é com a parte ondulada para baixo, enquanto a parte reta fica para fora. A aplicação e a aderência são muito mais fáceis dessa forma.
  4. Escolha o tamanho do grampo ideal com base no tipo de cabelo. “Os grampos maiores são ideais para quem tem mais cabelo, e os menores são para cabelos mais finos e em menor quantidade”, sugere o profissional.

Aprenda a usar a peça mais comum dos salões, inspire-se nos penteados e tenha os grampos como seus aliados na hora de arrumar o cabelo, do dia a dia às festas e eventos especiais.

Comentários
Dicas relacionadas