Moda e Beleza

Trança boxeadora: uma história anterior aos rings

Iara Bartolucci

Em 30.04.23

A trança boxeadora, como sugere o nome, ganhou fama com as lutadoras. Durante os treinos e lutas, elas precisavam manter os fios bem presos para não atrapalharem na performance. Com o tempo, essa trança embutida em alto relevo saiu dos rings e conquistou mulheres de diferentes estilos. Porém, sua história começa muito antes disso. Valéria Reis, da Escova Express, esclareceu dúvidas sobre o tema. Acompanhe na matéria!

Dúvidas sobre trança boxeadora esclarecidas pela especialista

A trança boxeadora em cabelo curto, médio ou longo oferece um visual empoderado! O estilo conquistou influenciadoras e muitos likes nas redes sociais. A trancista Valéria conversou com o Dicas de Mulher para explicar a origem, cuidados e sucesso do trançado:

Dicas de Mulher – Qual a origem das tranças boxeadoras?

Valéria Reis – Apesar de fazerem muito sucesso atualmente e terem ficado em alta com as boxeadoras, o penteado não é recente. Ele surgiu em África e era usado para diferenciar as classes sociais, ou seja, algo bem diferente da ideia de hoje, que é manter os fios bem presos e esbanjar estilo.

Publicidade

Como cuidar das tranças boxeadoras? É preciso algum tratamento especial?

Não é preciso ter um cuidado especial ou diferente com as tranças boxeadoras. Elas são mais simples e duram menos tempo. Recomendo usar um produto leve na preparação dos fios e dormir com touca de cetim para evitar o frizz.

Quanto tempo dura a trança boxeadora?

Como comentei acima, a durabilidade não é muito alta. Varia de 3 a 10 dias. Por isso é um penteado que indico para eventos, uma festa, uma viagem de final de semana, algo bem rápido.

Qual o preço da trança boxeadora?

O valor varia de acordo com o modelo e desenho. Em média, custa R$ 80. No entanto, o preço muda conforme a região e a profissional escolhida. Também é preciso considerar se será uma trança boxeadora com jumbo, fio ou com outros tipos de trançados.

Publicidade

É possível fazer trança boxeadora em cabelo curto? Posso misturar com outro estilo de tranças?

Como já dito, sim, é possível fazer trança boxeadora no cabelo curto, inclusive, nesse caso, o material mais usado é o jumbo. Quanto a misturar com outros estilos, é bastante comum a inclusão de mais tranças e do uso de outros materiais, como o fio e o já citado jumbo.

Tradicionalmente, as tranças boxeadoras começam no topo da cabeça e vão até as pontas dos fios, mas existem variações. No próximo tópico, conheça tendências e a versatilidade do penteado.

30 fotos de trança boxeadora para testar nas suas madeixas

Tradicional, colorida, misturando estilos, com parte dos fios soltos, não importa! A trança boxeadora é linda em todas as suas versões. Abaixo, confira uma seleção de penteados:

1. A trança boxeadora faz sucesso em eventos

2. Um penteado que ressalta a beleza dos cabelos naturais

3. Ela pode ser fina e dupla

Afrodite Hair Afro

Publicidade

4. É prática para manter os cabelos presos

5. E combina com outros trançados

6. Que tal deixar os cachos livres nas pontas?

7. Há quem goste de acrescentar acessórios

8. E quem prefere a versão clássica

9. As tranças com mechas coloridas fazem muito sucesso

10. Olha a perfeição deste degradê!

11. O penteado combina com um evento formal

12. Mas também faz sucesso no bloquinho de carnaval

13. Ou em um passeio de domingo

14. Boxeadora e cachos: simplesmente apaixonante!

15. Observe os detalhes desta lateral

16. Com 6 tranças, ousadia garantida

17. Combine o penteado com uma make baphonica

18. Este alto relevo ficou maravilhoso

19. Veja como os fios ficam bem presos

20. A trança boxeadora é muito usada durante a transição capilar

21. O acessório dá um charme!

22. O trançado destaca a beleza do rosto

23. Este contraste ficou supermoderno

24. O trançado perfeito para quem gosta de brinco de argola

25. Veja como as argolas se destacam

26. E criam uma composição harmônica

27. Para todos os comprimentos

28. Estilos e idades

29. Seja tradicional ou repaginada

30. A trança boxeadora é pura elegância

Se você estiver passando por uma transição capilar, pode apostar na trança boxeadora. Como os fios estão com duas texturas, o penteado ajuda a mantê-los ordenados. Além disso, no dia a dia, é um grande aliado da praticidade.

Como fazer a trança boxeadora sozinha?

Tranças boxeadoras mais complexas devem ser feitas por uma trancista. A profissional conhece exatamente o processo de fazê-las e vai garantir um penteado muito bonito. No entanto, as versões mais simples e com jumbo podem ser feitas em casa. Confira os vídeos.

Trança boxeadora simples

São várias dicas para fazer a trança boxeadora simples. No vídeo, você acompanhará desde o cuidado com as madeixas, truques para esconder fios soltos, o passo a passo do trançado até a finalização.

Boxeadora com jumbo

Brenda leite mostra o passo a passo da sua trança boxeadora com jumbo. Ela fala sobre a extensão que comprou e ensina várias técnicas. Acompanhe!

Trança boxeadora desenhada

Um vídeo mais rápido mostrando como é feita a boxeadora dupla com um detalhe de fios. Se você tem experiência com trançados, conseguirá acompanhar facilmente. Caso contrário, vale mostrar a referência para uma profissional.

A trança boxeadora é muito usada nos cabelos crespos e cacheados, no entanto também fica linda em outros tipos de fios. Sempre que for fazer um trançado, lembre-se de respeitar sua origem histórica, cuidado para não propagar a apropriação cultural ou subverter as simbologias dos penteados.

Escritora com 8 livros publicados e apresentadora de um programa de rádio sobre literatura nacional, o Capivaras Leitoras. Ama ler, viajar e passar um tempo com a Buffy, sua cachorrinha vira-lata.