Pedra hume: o que é, para que serve e contraindicações

Escrito por
Em 11.08.20

iStock

A pedra hume é facilmente encontrada em lojas de produtos naturais, farmácias, supermercados e até em feiras livres. É eficaz para diversas funções na saúde e beleza, por ter ação cicatrizante, antibacteriana e antisséptica. Consultamos a dermatologista Dra. Renata Marques (RQE 20486), que explicou o que é, quais as suas formas de uso e possíveis contraindicações. Confira na matéria!

Continua após o anúncio

Índice do conteúdo:

O que é a pedra hume?

A dermatologista explica que a pedra, “também chamada de pedra alúmen, é composta por dois sulfatos – alumínio e potássio. Sua aparência é esbranquiçada e semitransparente, e pode ser encontrada na forma de pedra, sais, spray e pó. Sendo que a forma de uso mais recomendada é por meio de spray, pois evita o atrito com a região a ser aplicada.”

7 formas de usar a pedra hume

iStock

Existem várias formas de uso para a saúde e beleza. Selecionamos suas aplicações mais populares e o modo de usá-la. Acompanhe!

1. Pedra hume para aftas

Possui ação antibacteriana e cicatrizante, que ajuda a eliminar as bactérias causadoras da afta e contribui para a cicatrização das feridas.

  • Como usar: em 1 xícara de água, dilua 2 colheres (sopa) de grão ou pó da pedra hume e faça gargarejo duas vezes ao dia.
  • Contraindicação: diversos fatores podem estar associados para o aparecimento das aftas, como carência de vitamina B12, doenças do sistema digestivo e até emocionais. Portanto, se as aftas forem recorrentes, é recomendado consultar um(a) médico para investigar a causa.

2. Pedra hume para estrias

Pode ser usada para esfoliar a pele, auxiliar no tratamento e ajudar a suavizar as estrias vermelhas.

  • Como usar: a esfoliação pode ser feita com um pouco de sais ou com a pedra durante o banho. Esfregue delicadamente na pele e faça movimentos circulares. Após o banho, hidrate a região com um bom creme hidratante.

3. Pedra hume para o rosto

A pedra tem ação antisséptica e adstringente, que ajuda a eliminar as bactérias na pele e auxilia na limpeza, prevenindo o surgimento de espinhas. Além disso, ajuda na esfoliação, fecha os poros da pele e ajuda a controlar a oleosidade.

  • Como usar: misture o pó com um pouco de água até formar uma mistura homogênea, aplique no rosto e deixe agir por alguns minutos. Outra opção é misturar o pó com duas claras de ovos e aplicar como máscara facial. Deixe agir por 20 minutos, lave o rosto com água morna e, depois, aplique um hidratante específico para pele acneica.
  • Contraindicação: apesar de o alúmen ter ação antisséptica e antibacteriana, é importante enfatizar que, em caso de espinhas inflamadas ou severas, o ideal é consultar um(a) dermatologista para indicar um tratamento específico.

4. Pedra hume para a barba

Evita coceira e alergia no procedimento pós-barba, pois a pedra hume fecha os poros da pele, evitando irritações. Além disso, é eficaz na cicatrização de pequenos cortes causados pela gilete ou navalha.

  • Como usar: logo após se barbear, lave o rosto com água fria e passe a pedra hume suavemente na região por cerca de 30 segundos. Depois, lave o rosto novamente; esse processo irá acalmar e hidratar a pele.
  • Contraindicação: para pessoas com a pele mais sensível, é recomendado o uso do spray, pois evita o atrito com a pele e possíveis reações alérgicas.

5. Pedra hume como desodorante

O uso do alúmen contrai os poros da pele e regula a quantidade de suor. “Além de possuir propriedades antibacterianas e antitranspirantes, que reduzem o odor ruim”, acrescenta a dermatologista.

Continua após o anúncio

  • Como usar: pode ser usada como desodorante comum por meio de spray ou em forma de pedra; desta forma, basta molhá-la e passar no local.

6. Pedra hume para cicatrização

De acordo com a dermatologista, a pedra hume “contrai os poros, ajudando na cicatrização das feridas. Além disso, por possuir propriedades antibacterianas, diminui as chances de infecções.”

  • Como usar: molhe a pedra e passe suavemente no local do corte ou aplique em forma de spray. Esse processo fará com que o sangramento de pequenas feridas cedam e facilitará a cicatrização.
  • Contraindicação: A Dra. Renata alerta que é necessário tomar cuidado com o produto “nos casos em que apresentar cicatrização aumentada ou alterada, como queloide ou cicatrizes hipertróficas.”

7. Pedra hume na região íntima

Há relatos de mulheres usando o produto na região íntima, principalmente após o parto, para estreitar o canal vaginal e, assim, aumentar o prazer durante a relação sexual. Tal uso pode ser extremamente prejudicial à saúde íntima da mulher.

  • Contraindicação: “o uso na região íntima altera o pH vaginal e pode causar ressecamento, sendo assim, é importante evitar o uso nessa região”, alerta a dermatologista.

Deve-se tomar cuidado ao usar a pedra hume em excesso, pois pode causar alergias devido à presença de alumínio em sua composição.

Experiências com a pedra hume

A seguir, confira as experiências compartilhadas pelas vlogueiras nos vídeos a seguir, além de dicas de uso da pedra para a beleza. Veja só:

Pedra hume em spray

Nesse vídeo, a vlogueira mostra a pedra em spray, fala sobre as suas formas de uso e conta como foi a experiência de usá-la na pele e no couro cabeludo para conter a oleosidade.

Uso da pedra hume para cicatrizes de acne

A vlogueira Lu Martins revela como o uso do produto ajudou na cicatrização de pequenas feridas causadas por acne e contribuiu para uniformizar a sua pele. Vale a pena conferir!

Pedra hume como primer

Nesse vídeo, você confere dicas de como usar o produto como primer. A vlogueira fala sobre os resultados do seu uso para controlar o suor do rosto e manter a maquiagem por mais tempo. Assista!

Continua após o anúncio

Máscara facial com pedra hume

Aprenda a fazer uma máscara facial com a pedra – uma receita que promete melhorar a elasticidade da pele e reduzir a flacidez, deixando-a mais firme. Acompanhe no vídeo!

Como conferimos, a pedra hume tem sido muito usada para diversas situações e oferece benefícios importantes à saúde e beleza. Aproveite e conheça também o sérum facial, um produto que traz diversas vantagens para a sua pele.

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Assuntos: Como usar, Pele