Pedra-pomes: conheça os usos extraordinários dessa rocha popular

Escrito por
Em 24.09.19

iStock

Você certamente já deve ter ouvido falar da pedra-pomes, certo? Ela é muito conhecida principalmente devido aos seus usos cosméticos, mas também é utilizada nos mais diversos ramos. Há quem diga que ela é usada desde os tempos mais antigos. Mas, o mais importante é que essa pedra traz com seu poder abrasivo vários benefícios e funções, veja mais sobre eles a seguir:

Continua após o anúncio

Índice do conteúdo:

O que é pedra-pomes?

A pedra-pomes é uma rocha porosa formada por ações vulcânicas. Ela é caracterizada como uma rocha esponjosa e leve. Mas, isso não significa que ela é macia, apenas que possui estrutura vesicular, com a aparência de estar “furada”. Pode ser ser encontrada tanto em cores mais comuns, como bege e cinza, até em tons mais azulados, amarelados ou avermelhados. Vale ressaltar que além da pedra-pomes natural, existem também as versões sintéticas, que não proporcionam tantos benefícios quanto a opção natural.

Como usar pedra-pomes

iStock

Agora que você já sabe um pouco melhor sobre as propriedades dessa pedra, vale também conhecer melhor seus benefícios e funções, né? Então, confira:

Pedra-pomes na depilação

A pedra-pomes é muito utilizada para retirar aqueles pelos mais finos ou encravados. Que se soltam facilmente com o processo abrasivo. Para usá-la, você deverá manter uma toalha úmida morna ao lado, para passar sempre na pele. Faça movimentos circulares com a pedra-pomes sobre a região a ser depilada, sem aplicar muita pressão no processo. Mesmo se os pelos estiverem encravados, continue os movimentos sem força até os pelos se soltarem. Se preferir, você pode usar um sabonete na pele. Após terminar a depilação, passe um bom hidratante e atente-se que essa depilação não serve para regiões sensíveis como virilha ou axila.

Leia também: Hidratação com babosa: 10 receitas milagrosas para você fazer em casa

Pedra-pomes para lixar os pés

O uso da pedra-pomes para retirar calosidades e rachaduras dos pés é muito comum, mas você sabe qual a melhor maneira de lixar os pés com ela? O ideal é que você deixe os pés de molho em água morna por uns 10 minutos antes do processo, assim a pele irá amolecer levemente. Depois, esfregue a pedra-pomes nas partes ásperas da sola em movimentos circulares, sem muita força para não machucar. Assim que terminar, passe seu hidratante preferido e aproveite pés mais macios e suaves. Esse processo ajuda a retirar as células mortas da pele, promovendo a renovação celular e prevenindo o chulé. Só não exagere em fazer esse processo mais de uma vez na semana. Lembre-se sempre de higienizar a pedra-pomes após o uso, lavando-a e deixando-a secar bem.

Pedra-pomes no rosto

Outro uso menos conhecido da pedra-pomes, é para esfoliar o rosto. Como ela é abrasiva, deve ser usada com cuidado para garantir uma maior suavidade à pele. O que deve-se fazer é molhar a pedra-pomes e a pele, passar um pouco de sabonete líquido sobre as bochechas, testa, queixo e nariz. Assim, vá passando a pedra sobre essas partes de modo muito delicado, quase sem aplicar pressão e sem repetir o movimento muitas vezes. Depois, lave o rosto e como etapa essencial: aplique uma generosa camada de hidratante facial. Você notará que o efeito é de uma melhora na circulação da pele e uma maior limpeza dos poros.

Pedra-pomes para estrias

Uma marca corporal que muitas mulheres possuem são as estrias. Algumas se incomodam com elas, outras nem tanto. Mas o importante é que essa pedra mágica também pode te ajudar a amenizar a aparência delas, melhorando a circulação sanguínea na região das estrias e promovendo a renovação celular. O modo de utilização é bem simples: no banho, passe a pedra-pomes superficialmente pelas regiões com estrias que você deseja amenizar, essa esfregação não deve demorar muito nem exigir muita força. Assim que terminar, você deverá notar que a pele fica levemente vermelha. Após o banho, aplique algum óleo corporal ou hidratante bem emoliente. Lembre-se que esse método não deve ser feito mais de uma vez por semana, pois pode irritar a pele. É importante também se consultar antes com sua dermatologista.

Continua após o anúncio

Pedra-pomes para casa

A pedra-pomes serve até para limpar aqueles cantinhos onde parece impossível tirar a sujeira, principalmente no banheiro. Também é uma excelente alternativa para eliminar ferrugens, basta mergulhá-la em uma mistura de água quente e sabão, e esfregar as partes enferrujadas de eletrodomésticos, por exemplo. Esse método também pode auxiliar na retirada de partes queimadas no fogão, limpando-o por completo. Lembre-se sempre de higienizá-la com álcool após a limpeza. Essas dicas são ideais para manter a casa em ordem e ainda ajudar o meio ambiente, evitando químicos e reduzindo a quantidade de lixo gerado durante a limpeza.

Pedra-pomes para plantas

Como já dito, versátil é o sobrenome da pedra-pomes, que pode inclusive ajudar suas plantinhas a crescerem de modo saudável, recebendo uma irrigação mais distribuída. Isso é feito colocando a pedra-pomes ou um pedaço dela na terra da sua planta, perto da região das raízes. Dessa forma, quando você for regar a terra, a água passará pela pedra-pomes, que possui furinhos, e irá se espalhar por uma região maior de terra, nutrindo todas as partes da raiz. Fazendo isso, a água irá chegar de modo igual em toda a planta, conservando nutrientes e mantendo a saúde de todas as folhas ou flores.

Leia também: Azeite nas cutículas: aprenda a fazer uma hidratação caseira nas suas unhas

Pedra-pomes para limpar pelos

Quem tem um animalzinho de estimação sabe que é difícil manter as roupas livres de pelos, mas com a pedra-pomes, isso fica mais fácil. E o processo para eliminar pelos das roupas com pedra-pomes é bem simples, basta pegar a peça de roupa que deseja limpar e fazer movimentos circulares nas regiões necessárias. Esse truque também pode ser usado para tirar aquelas bolinhas que ficam presas na roupa, mas nesse caso fica interessante molhar um pouco a pedra para facilitar o processo.

Pedra-pomes para as mãos

Como já visto, a pedra-pomes é muito utilizada para lixar os pés, mas você sabia que ela também pode ser usada para amaciar as mãos? O processo é parecido com o dos pés: você deverá deixar as mãos de molho na água quente por cerca de 10 minutos e depois usar a pedra-pomes como se fosse um sabonete. Quando usada ao redor das unhas, esse método pode até amolecer as cutículas. Lembre-se, novamente, de sempre usar um hidratante após seu uso. Ah, outra dica: os cotovelos e os joelhos também se beneficiam com esse método, ficando mais lisinhos e suaves. Não deixe de testar!

Haja funções para um mesmo produto né? Não é à toa que a pedra-pomes é utilizada em tantas aplicações cosméticas e até domésticas.

Onde comprar pedra-pomes

iStock

E mesmo sendo um produto tão interessante, a pedra-pomes é bem comum e pode ser encontrada com facilidade em muitos lugares, desde mercados e farmácias, até em lojas especializadas em cosméticos e produtos naturais. E o seu valor também é bem acessível, variando entre R$ 2 a R$ 20.

Saiba mais sobre pedra-pomes

E conhecer mais sobre essa rocha nunca é demais. Ver também sua experiência de uso com outras pessoas é essencial para entender se o produto de fato funciona, então confira abaixo alguns vídeos sobre a pedra-pomes.

Leia também: Hidratação com café: como deixar os fios bonitos com o ingrediente caseiro

Continua após o anúncio

Peeling com pedra-pomes

Você quer ter uma pele cheia de brilho e maciez sem altos gastos ou processos demorados? Esse vídeo pode te apresentar a solução. Alleane conta sobre sua experiência com a pedra-pomes e também explica uma forma simples de usá-la. E claro, que o aqui você também confere o resultado da aplicação!.

Funções da pedra-pomes

Agora se você é daquelas que ama pesquisar muito sobre algo antes de usar, aqui está um vídeo que explica um pouco mais sobre a pedra-pomes. Nele você pode acompanhar alguns métodos de uso da pedra e que tipo de resultados eles geram. Ainda é possível ver como funciona a higienização da pedra-pomes, algo essencial para mantê-la saudável.

Como usar a pedra-pomes nos pés

Leia também: Hidratante facial: recomendações de uso e os melhores para cada pele

E se você é fã das misturinhas caseiras para tratar problemas de pele, não deixe de ver esse vídeo. No início, é possível compreender um pouco melhor porque algumas vezes os pés ficam ressecados e descamados. Além disso, são mostradas diversas receitas com ingredientes diferentes que junto com a pedra-pomes auxiliam no processo de lixamento dos pés. Não perca!

Muito legal saber como uma pedra simples pode ser usada de tantos modos diferentes né? A pedra-pomes é uma verdadeira rainha da versatilidade, então não deixe de adquirir a sua e aproveitar muito.

E para você que gosta sempre de cuidar da pele, veja também sobre creme antissinais.

Continua após o anúncio

Assuntos: Como usar

Para você