Hidratação com café: como deixar os fios bonitos com o ingrediente caseiro

Escrito por Nicole Broetto

iStock

Muitas mulheres gostam de cuidar do cabelo das mais diversas maneiras, e as receitas caseiras estão aí como alternativa para garantir a beleza das madeixas sem pesar no bolso. Dessa forma, a hidratação com café é uma das mais populares e simples.

Com propriedades únicas, os componentes do café promovem o crescimento do fio e a melhor absorção da hidratação, já que a cafeína inibe a queda capilar e os próprios grãozinhos de café agem como esfoliante, permitindo que o cabelo permaneça macio e nutrido. Para entender melhor seus benefícios, dê uma olhadinha abaixo nas versões de hidratante com café.

Hidratação com café para cabelos cacheados

  1. Lave o cabelo normalmente e depois seque-o;
  2. Faça uma mistura que leva 3 colheres de sua máscara capilar favorita, 2 colheres de café e algumas gotinhas de óleo de coco e reserve;
  3. Separe o cabelo em mechas e vá aplicando a mistura aos poucos nos fios ainda úmidos, sempre da raiz até as pontas;
  4. Prenda o cabelo e espere 15 minutos com os ingredientes já aplicados;
  5. Lave novamente, não esquecendo do condicionador e curta os cachos hidratados por aí.

O processo não prejudica a saúde dos fios, pelo contrário, ele devolve o brilho natural, que normalmente o cabelo cacheado tende a perder. Para entender melhor cada passo, veja abaixo o vídeo sobre como obter cachos perfeitos com Daniela Santos:

A youtuber mostra como alcançar aquele cabelo cheio de brilho que toda cacheada deseja. Daniela também menciona sobre o poder esfoliante que o café possui quando aplicado na raiz.

Leia também: Hidratação para cabelos cacheados: 15 receitas infalíveis para tratar seus fios

Hidratação com café para cabelos lisos

  1. Colocar em um recipiente a quantidade necessária de creme branco para aplicar sobre todo o comprimento, mais 2 colheres de café em pó e 2 colheres de azeite de oliva;
  2. Com o cabelo lavado e desembaraçado, vá aplicando a mistura uniformemente e massageando os fios para garantir melhor absorção dos produtos;
  3. Espere cerca de 10 minutos ou até a máscara surtir efeito;
  4. Enxágue os resíduos do café e sua hidratação está feita.

Se o seu cabelo está meio opaco e sem vida, essa é a hidratação para você. Ela restaura a saúde dos fios sem muito esforço. O uso do azeite nessa versão ajuda na manutenção da umectação do cabelo, o que aumenta ainda mais esse aspecto de fio saudável. Ficou curiosa sobre os efeitos da máscara no cabelo liso? Não perca a explicação completa de Gabriela Charbe:

Gabriela Charbe mostra como a aplicação foi feita e revela o resultado que o café teve em seus cabelos. Ela ainda faz toda uma análise sobre os efeitos da máscara, desde o movimento que adicionou ao cabelo ressecado e até indicações sobre a retirada do produto.

Hidratação com café para cabelos secos

  1. Lave seu cabelo apenas com shampoo (de preferência aqueles antiresíduo) e depois retire o excesso de umidade;
  2. Em uma vasilha à parte, junte duas colheres de pó de café e 4 colheres de água morna;
  3. Misture inicialmente apenas os dois e depois adicione uma base de creme hidratante e volte a mexer;
  4. Coloque também algumas gotas de vitamina A e óleo de rícino, para potencializar a hidratação;
  5. Com o produto pronto, aplique por todo o cabelo, mecha por mecha, e finalizado esse passo coloque uma touca térmica;
  6. Mantenha a mistura nos fios de 30 minutos a 1 hora e meia e você já pode lavar.

Devido ao clima ou mesmo por causa das químicas que muitas mulheres aplicam no cabelo, os fios tendem a ficar ressecados, principalmente nas pontas, por isso essa hidratação é a solução para esses casos. Dobruskii conta mais no vídeo seguinte:

Leia também: Bepantol para cabelo: 5 máscaras poderosas para testar já

Segundo o relato da youtuber, a maciez que o café traz às madeixas é algo perceptível logo após a retirada da máscara capilar. Entretanto, Dobruskii faz o alerta sobre a bagunça que o processo pode causar. Confira!

Hidratação com café solúvel para cabelo crespo

  1. Junte 3 colheres de máscara hidratante, 2 colheres de óleo de coco, 2 colheres de açúcar, 2 colheres de café solúvel;
  2. Mexa bem até a mistura ficar homogênea e aplique nos fios por partes;
  3. Mantenha o produto no cabelo até achar necessário, é possível amarrá-lo e colocar uma toalha enquanto espera, para evitar que o produto saia com facilidade;
  4. Enxague tudo, e se ficar algum resíduo do cheiro do café aplique vinagre de maçã no momento da lavagem.

Promovendo a limpeza do couro cabeludo e a retirada de impurezas do fio, o café é ótimo para garantir a hidratação do cabelo. Tendo a característica de ser mais seco, o crespo necessita de uma manutenção redobrada, e é para isso que essa receita está aí, adicionando beleza e saúde ao fio. Sah Oliveira fala mais sobre o assunto:

Deixando os fios mais definidos, maleáveis e leves, Sah comprova os efeitos da máscara nos aspectos de limpeza e hidratação. Ela indica que a versão solúvel do café é mais indicada para o cabelo crespo, pelo pó ser fininho, facilitando a absorção.

Máscara de recuperação de café

  1. Coloque 2 colheres de creme hidratante em um recipiente, com 1 colher de azeite de oliva e por fim uma colher de café, misturando-os;
  2. Passe mecha por mecha o produto, massageando os fios;
  3. Deixe a mistura agir no cabelo por pelo menos 30 minutos e depois retire na lavagem a máscara de café.

Muitas vezes quando o cabelo está muito danificado por tinturas ou outras químicas, a solução mais fácil parece ser cortar, eliminando a parte prejudicada. Entretanto, Tammy Sloty mostra que a hidratação com café pode mudar isso, recuperando a saúde dos fios ao trazer o brilho e maciez de volta, nutrindo o cabelo;

Leia também: Hidratação com vinagre de maçã: 10 receitas para recuperar cabelos danificados

Baseando-se na frase “não corta, recupera”, a blogueira mostra como é fácil devolver a beleza dos fios com esse método caseiro e simples que é a hidratação de café. Entretanto, ela fala um pouco sobre o cheiro que a máscara pode deixar no cabelo, podendo desagradar algumas mulheres.

Hidratação caseira com café para cachos

  1. Em um recipiente adicione 3 colheres de qualquer máscara hidratante de seu gosto, 2 colheres de óleo de abacate e uma colher cheia de pó de café;
  2. Depois de misturar tudo, a mistura estará pronta para ser aplicada;
  3. Comece massageando os fios da parte de trás da cabeça e vá movendo para os do topo;
  4. Aguarde 30 minutos com uma touca de banho cobrindo as madeixas e após essa espera, pode lavar tudo.

Junto aos crespos, os cabelos cacheados são os que mais necessitam de hidratação constante, para evitar que os cachos percam volume e definição, além do brilho, que é facilmente devolvido com esses tipos de hidratação. Samara Pereira explica melhor sobre sua versão da hidratação de café:

Para Samy, é impossível não gostar dessa hidratação. Ela é simples e perfeita para mulheres que estão em período de transição para o cabelo cacheado ou crespo. Nessa fase geralmente os fios ficam danificados e o café garante a volta dos cachinhos.

Hidratação com café para ruivas

  1. Junte uma colher de pó de café, 2 colheres de creme hidratante, 1 colher de mel e mexa bem;
  2. Enxague o cabelo com shampoo (se você tiver, dê preferência a um shampoo hidratante), para eliminar qualquer resíduo e aplique a máscara com café nos fios;
  3. Agora, é só esperar uns 10 minutinhos e lavar novamente, dessa vez só retirando a máscara.

E quem disse que ruivas não podem fazer essa hidratação também? O cabelo alaranjado, seja natural ou com tintura, possui tendência a ser mais poroso, por isso essas máscaras são essenciais. Veja o vídeo de Amanda Oliveira sobre o assunto:

Segundo Amanda, os grãozinhos de café são ótimos para esfoliar os fios e selar as cutículas capilares. Além disso, o mel da receita é rico em ceramidas. E tudo isso junto resulta em uma cabelo mais bonito e nutrido.

Hidratante com café para crescer cabelo

  1. Utilize um potinho que você tiver em casa para misturar 2 colheres de café em pó, 2 colheres de qualquer máscara ou creme do seu gosto e uma colher de óleo de coco;
  2. Feito isso, lave o cabelo com shampoo e condicionador e comece a aplicação do hidratante com café;
  3. Prenda o cabelo e espere a máscara agir por uns 15 minutinhos;
  4. Passado o tempo, já é possível lavar e retirar os grãos de café do cabelo.

Agora se o seu desejo é ter lindas madeixas compridas, mas seu cabelo demora meses e meses para crescer, o hidratante com café também pode ser a solução. Se liga no que a youtuber Camilla de Lucas tem pra dizer sobre o assunto:

Além do efeito hidratante, o café possui propriedades que estimulam o crescimento dos folículos, que podem ajudar seu cabelo a crescer mais rapidamente, além de promover a limpeza do couro cabeludo.

Gostou de alguma das versões de hidratante com café para o cabelo? Não deixe de testar e garantir madeixas ainda mais bonitas e hidratadas, com todo o brilho e maciez que a cafeína pode trazer.

Assuntos: Cabelos

Para você