Creme antissinais: prevenção e tratamento para uma pele firme e lisinha

Escrito por
Em 21.09.19

iStock

O creme antissinais é ótimo para ser incorporado na rotina de cuidados diários com a pele. Afinal, ele não só trata os sinais do tempo e as agressões externas, como também ajuda a prevenir estas marcas, uma vez que possui em sua composição ingredientes que contribuem para a renovação cutânea.

Continua após o anúncio

Decerto, para encontrar os melhores cremes antissinais é necessário considerar alguns pontos. Por exemplo: se eles têm FPS, em que local do corpo serão usados, sua faixa etária e outros. Confira a seguir uma pesquisa sobre esse tipo de creme com uma seleção especial de produtos para você:

O que são cremes antissinais?

Os cremes antissinais são produtos que prometem tanto desacelerar o aparecimento de rugas, manchas e flacidez, quanto diminuir estas marcas na pele. Embora não haja unanimidade entre os médicos quanto à eficácia desses produtos, a Sociedade Brasileira de Dermatologia explica que, dentro de um limite, eles conseguem sim suavizar os sinais de envelhecimento da pele. Mas sem exageros: os produtos não são milagrosos.

Mesmo assim, é grande a procura por cremes que fortaleçam a pele e sejam benéficos para ela. Entretanto, com tantos produtos e marcas no mercado, fica difícil saber qual o mais adequado. Por isso, fizemos uma curadoria com os melhores cremes antissinais para ajudar na sua escolha. Acompanhe:

Os melhores cremes antissinais

Para acabar de vez com as dúvidas quanto aos cremes antissinais, selecionamos e classificamos por ordem de preço os 10 melhores produtos, de acordo com avaliações e experiências de uso de blogueiras e youtubers que usaram esses cremes. Veja só:

Leia também: Creme para olheiras: os melhores produtos para rejuvenescer o olhar

1. Creme antissinais Nivea Facial – $

O produto vem com 100g e sua fórmula contém tecnologia Hydro-Waxes a base de água e vitamina E, o que proporciona hidratação sem deixar uma sensação oleosa na pele. De acordo com a blogueira Luciana, suas principais vantagens são: a capacidade de melhorar o aspecto das linhas na pele causadas por ressecamento, ser ótimo para usar antes da maquiagem e não deixar craquelar, além de não ser um creme oleoso e nem melado.

“Na minha opinião, Nivea Facial Creme Antissinais é indicado para quem está começando os cuidados e ainda não sente falta de uma hidratação mais intensa” – Luciana Vilela

Compre aqui

Continua após o anúncio

2. Creme antissinais noturno Revitalift L´Oréal – $$

Leia também: Hidratante facial: recomendações de uso e os melhores para cada pele

Este creme possui uma fórmula criada especialmente para agir durante a noite, pois é a hora em que a renovação celular é mais intensa. Possui eficácia antirrugas com Pro Retinol A e propõe uma pele mais firme, com Elasti-Flex, um complexo que reforça a rede de fibras de elastina. É indicado para peles maduras, a partir dos 40 anos.

“O mais surpreendente é que quando você acorda, você nota a sua pele renovada, mais clara e firme após a aplicação do creme noturno […] No primeiro dia, não notei tanta diferença quanto a firmeza da pele, mas percebi uma grande diferença do terceiro dia em diante.” – Babis Dias

Compre aqui

3. Creme antissinais Cicatricure – $$

O produto vem com 60g e possui tecnologia bio-regenext, que transmite informações de uma célula para outra e promete recuperar o envelhecimento da pele. Para a youtuber Paulinha, as principais vantagens são que: desde a primeira aplicação, você já percebe diferença na pele; o produto dá um efeito lifting; e apesar de ser em creme, deixa a pele bem sequinha, sem efeito oleoso.

Leia também: Esfoliante para o rosto: produtos e receitas para ficar com a pele lisinha

“Tenho usado o produto todos os dias, tanto de dia quanto à noite. Inclusive antes da maquiagem, e não tive nenhum tipo de problema – ao contrário, minha maquiagem tem ficado muito mais bonita […] Você pode aplicar tanto no rosto, quanto no pescoço e colo […] É um produto que se vocês tiverem oportunidade de experimentar, eu super indico! ” – Paulinha Paula

Compre aqui

Continua após o anúncio

4. Creme antissinais e limpeza TimeWise MaryKay – $$$

O produto combina os benefícios do antissinais em três funções: de limpeza, esfoliação e tonificação. A partir disso, ele revela uma pele com aparência mais jovem, pois limpa e remove resíduos acumulados. Ao esfoliar, elimina as células mortas. E ao tonificar, deixa a pele mais firme e macia. É indicado para peles sensíveis, uma vez que é isento de fragrância e não-comedogênico.

“O creme de limpeza 3 em 1 Mary Kay é de qualidade e já faz parte da minha rotina de tratamento estético facial. Gostei muito! Mas saiba que seus efeitos serão eficientes apenas se você usá-los corretamente e diariamente.” – Camila Oto

Leia também: Tônico facial: conheça esse item de cuidado diário para a pele

Compre aqui

5. Creme antissinais Vichy Ideália Dayproof – $$$

O produto é um gel creme antissinais que foca no combate às agressões que a pele recebe durante o dia, como a poluição, o estresse, a alimentação desequilibrada e outros. Possui uma combinação inovadora de ativos, com o kombucha – para ação antioxidante – e a tecnologia aquakeep, que promove o controle do brilho e frescor imediato.

“Não costumo usar qualquer produto na minha pele, pois já tive alergia e minha pele ficou super detonada […] Ao longo das semanas de uso senti a minha pele mais firme, e sem aquela sensação de cansaço ao final do dia. Já faz mais de um mês que comecei a usar esse produto e posso garantir que a minha pele ganhou nova vida.” – Janaina

Compre aqui

6. Gel creme antissinais noite detox – Natura Chronos- $$$$

Continua após o anúncio

O creme possui a textura bem macia e leve, não pesa na pele e hidrata ao mesmo tempo. O potinho vem com 40g e promete regenerar a pele e eliminar toxinas celulares, utilizando da tecnologia Detox Celular. Seus benefícios incluem a profunda nutrição da pele, redução do aspecto de pele cansada e estímulos para a renovação celular.

“Gostei muito dele, pois em geral os cremes antissinais noturnos são mais densos, e este não é. Tanto o Gel Creme Dia quanto o Noite reduziram a aparência das minhas linhas de expressão durante o teste que eu fiz de 2 meses de uso, além de dar uma luminosidade na minha pele, que foi uma dos aspectos que eu mais gostei!” – Carol Sisson

Compre aqui

7. Creme antissinais Active C10 La Roche-Posay – $$$$

O produto é um rejuvenescedor facial concentrado de Vitamina C. Entre seus benefícios estão: a atenuação das rugas, o reforço da proteção antioxidante natural da pele e melhoras na luminosidade do rosto. É indicado para todos os tipos de pele e tem uso noturno e diurno, mas não possui FPS.

“Achei que depois do tratamento minha pele ficou bem mais “viçosa”, com um brilho maior e mais firmeza […] Tenho algumas manchinhas que achei que deu sim uma amenizada, enfim… Esse creme, com certeza, é um dos meus tratamentos de pele preferidos!” – Bia Munstein

Compre aqui

8. Creme antissinais Avon Renew Infinite Effects – $$$$

O creme propicia um tratamento cosmético antissinais de ação contínua. Ele age nas linhas de expressão, rugas, marcas e descolorações da pele. Segundo a blogueira Joy, ele é especial diante dos outros antissinais porque não pára de funcionar, mesmo com uso contínuo. É hidratante e desliza bem na pele, sem deixá-la oleosa. A fragrância é leve e amendoada.

“Quanto a minha experiência de uso, que hoje completa exatamente 4 semanas, posso dizer que estou adorando o produto! Mesmo com 33 anos, eu ainda não tenho muitas rugas, somente algumas leves linhas de expressão. Mesmo assim, sinto minha pele mais lisinha, encorpada e radiante do que nunca!” – Joy Nunes

Compre aqui

9. Creme antissinais Lancôme Visionnaire – $$$$$

O produto possui a molécula LR 2412, que de acordo com a Lancôme, atinge as camadas mais profundas da pele e a transforma – corrigindo rugas marcadas, textura irregular, vermelhidão e manchas na pele. Possui uma textura levinha e iluminada, que já na aplicação melhora o aspecto da pele.

“De cara já posso adiantar: minha pele está mais sedosa e com a textura controlada. Nem oleosa nem seca, está hidratada, sabe? O Visionnaire já recebeu prêmios internacionais, o que me faz acreditar que o babado realmente funciona.” – Bruna Tavares

Compre aqui

10. Creme antissinais Divine L’occitane – $$$$$

O creme possui grande concentração de óleo essencial da flor de Immortelle, que ajuda a combater os sinais visíveis da idade, como as linhas de expressão, falta de firmeza, radiância e uniformidade. Com o uso contínuo, promete reduzir estes sinais, deixando a pele mais uniforme e luminosa. Também protege contra agressões externas (sol, poluição, etc).

“Vou resumir essa minha experiência de 30 dias com a linha Immortelle Divine LOccitane em uma palavra: apaixonada. Estou apaixonada pela flor Immortelle, pela embalagem da linha, pelo aroma dos produtos e pelos resultados. A linha Immortelle Divine LOccitane está super aprovada. Vale cada centavo investido.” – Chris Castro

Compre aqui

Como vimos, é comum encontrar neste tipo de creme substâncias como o ácido retinoico ou a vitamina C, que são considerados benéficos e rejuvenescedores para a pele. A seguir, você vai entender exatamente quais dessas e outras substâncias são importantes para um creme antissinais, de acordo com a faixa etária. Acompanhe!

O creme antissinais ideal para diferentes faixas etárias

iStock

Dentre os critérios mais comuns na hora de escolher o seu creme antissinais, está a idade. Isso acontece porque uma pele madura é diferente de uma pele jovem, que sofre ação de hormônios regulados, por exemplo. Por este motivo, muitas marcas já indicam na embalagem a faixa etária ao qual o produto melhor corresponde. Confira a seguir as particularidades dos cremes antissinais para cada faixa etária:

  • Até 30 anos: com os primeiros sinais de manchas na pele, o indicado é procurar produtos com vitamina C. A substância, além de clarear e iluminar, tem ação potente como antioxidante, evitando o envelhecimento precoce.
  • +30 anos: aqui é bacana se atentar para a renovação das células e para a produção de colágeno (que começa a diminuir). Por isso, indica-se o ácido retinoico. E, para potencializar o cuidado com as manchas, aposte em produtos com hidroquinona.
  • +40 anos: nessa idade, a atenção é para a firmeza da pele, que começa a diminuir por conta de alterações hormonais. Assim, além dos cuidados citados no tópico anterior, pode-se procurar também por produtos com componentes hormonais e alfa-hidroxiácidos na fórmula.
  • +50 anos: para essa faixa etária, aposte nos cremes mais potentes, que incluam também cuidados com a flacidez e finura da pele.
  • +65 anos: nessa fase, continue com os cuidados intensos com a pele, utilizando não só os antissinais como também cremes antirrugas. A combinação dos produtos pode dar mais preenchimento à pele, e cuidar da flacidez e do ressecamento.

É claro que em todas as idades a higiene e uma rotina de cuidados com a pele é sempre bem-vinda e traz muitos benefícios. Sendo assim, independente da sua faixa etária, o mais gostoso é poder se cuidar e se amar!

Dicas sobre creme antissinais

Para te dar uma ajudinha extra, separamos as principais dicas para o uso dos cremes antissinais:

  • Tenha paciência: alguns cremes antissinais começam a mostrar resultados apenas após pouco mais de dois meses de uso. Por isso, tenha calma!
  • Leia o rótulo: como vimos, existem cremes para uso diurno, noturno, para peles maduras, jovens, enfim. Sendo assim, leia sempre os rótulos e aproveite para saber também se o produto não contém nenhuma substância da qual você é alérgica.
  • Aplique o creme após a limpeza da pele: ao higienizar corretamente o rosto, os ativos presentes nos cremes antissinais penetram mais facilmente na pele, o que os torna mais eficazes.
  • Não erre na aplicação: uma gotinha de creme já é suficiente! Ademais, faça movimentos na pele contra a gravidade – de baixo para cima e de fora para dentro.
  • Lembre-se do fator de proteção solar: o sol tem grande influência no envelhecimento da pele. Assim, prefira cremes antissinais com FPS ou acrescente um protetor solar ao final da sua rotina de cuidados com a pele.

E aí, já decidiu qual creme vai te ajudar a prevenir e tratar sinais? Apesar das sugestões, o importante é você se sentir bem – seja utilizando produtos como o creme antissinais e outros dermocosméticos… Ou não! E para você que gosta de ter a pele sempre bem cuidada, veja também dicas sobre hidratante facial.

Para você