Azeite nas cutículas: aprenda a fazer uma hidratação caseira nas suas unhas

Este ingrediente pode ajudar você a parar de tirar as cutículas

Escrito por Raquel Praconi Pinzon

Foto: iStock

No Brasil, temos um costume muito forte ao fazer as unhas: tirar totalmente a cutícula. Essa pelezinha é considerada antiestética por aqui, por isso muitas mulheres optam pela remoção dela ao fazer sua manicure.

O problema é que, apesar de não ser vistas com bons olhos, as cutículas existem para proteger nossas unhas dos fungos e das bactérias. Ao retirá-las, estamos deixando nosso organismo mais suscetível à entrada desses microrganismos, facilitando a instalação de doenças.

Uma forma de passar longe do alicate (ou pelo menos de diminuir a quantidade de cutícula retirada) é mantendo essa pelezinha bem hidratada.

Com o tempo, esse cuidado vai deixando a cutícula mais fina, de forma que você possa apenas empurrá-la até a base da unha. Além disso, a hidratação favorece a integridade das cutículas, evitando que elas fiquem arrepiadas e se levantem.

Nesse sentido, o azeite pode ser um grande aliado. Confira quatro técnicas para hidratar suas cutículas usando esse ingrediente simples e poderoso:

Leia também: 6 razões para não tirar cutículas

1. Entre uma manicure e outra

Foto: iStock

Você pode aproveitar o momento da troca de esmalte para aplicar azeite de oliva extravirgem sobre cada cutícula, massagear e deixar agir por alguns minutos. Em seguida, lave bem com água e sabonete neutro. As unhas podem ser esmaltadas assim que estiverem bem secas.

2. Azeite de oliva morno

Foto: iStock

Outra forma de fazer isso é aquecer um pouco de azeite no micro-ondas (apenas para ficar morno, sem deixar esquentar demais) e aplicá-lo sobre as cutículas com o auxílio de um pedacinho de algodão. Deixe agir por 15 minutos e lave as mãos para remover o produto.

3. Máscara noturna para cutículas

Foto: iStock

Quem precisa fazer uma hidratação mais power nas cutículas pode recorrer a uma máscara caseira de uso noturno. Para isso, basta misturar 1 colher (sopa) de azeite de oliva com 1 colher (sopa) de hidratante e aplicar sobre as unhas e cutículas antes de dormir. Remova o produto no dia seguinte.

4. Esfoliante para cutículas

Foto: iStock

Para suavizar aquele aspecto de cutículas espetadas, você pode fazer um esfoliante caseiro especial para essa região. A receita é bem simples: é só misturar 1 colher (chá) de azeite de oliva, 1 colher (sopa) de hidratante e 1 colher (sopa) de açúcar cristal.

Em seguida, aplique essa mistura sobre cada cutícula e faça movimentos circulares de forma suave ao redor delas. Enxágue com água corrente e aplique um creme hidratante. Este procedimento pode ser feito uma vez a cada 15 dias para evitar danificar a estrutura das unhas.

Leia também: Produtos para cuidar das cutículas

É importante estar sem esmalte para fazer isso, pois os ativos serão mais bem absorvidos e você evita estragar a sua manicure.

Assuntos: Unhas

Para você